Lugares que quero ir – Maracanã

Mais uma série que se inicia e acreditem, não é a que está anunciada no meu Scrapbook. Na verdade, esse antecede a que quero lançar, mas o suspense continuará no ar.

Lugares que quero ir relata o óbvio: Lugares que quero ir! E o primeiro deles (talvez não em ordem de importância) é o Maracanã.

Maracanã… esse templo sagrado do futebol. O gigante de concreto que se ergueu em meados de 1950 para ver uma nação chorar. Estádio que se mantém, agora à espera da seleção na quarta. Monumento que foi palco do Panamericano, que, quer queira quer não, ficará marcado na história, assim como o Panamericano de São Paulo.

Não sei se já ficou claro, mas eu sou apaixonado por futebol. É com esse esporte que quero trabalhar e, já que a condição física deficiente me impede de atuar dentro do campo, que seja fora das quatro linhas. E nada mais justo que conhecer o Maracanã.

Algumas curiosidades do Maracanã: Foi o estádio que recebeu a final da primeira e até então única Copa do Mundo sediada no Brasil. Completamente lotado, “viu” a derrota da seleção nacional perante o Uruguai e a chance do 1o título mundial ir para a cucuia.

O nome oficial do Maracanã é Estádio Jornalista Mário Filho em homenagem ao irmão de Nélson Rodirgues. Mário foi o responsável por popularizar o futebol, levando o esporte pela primeira vez às capas dos jornais (na época, as capas eram predominantemente sobre política ou casos policiais) além de trabalhar arduamente para que o estádio fosse construído.

Didi foi o 1o jogador a marcar, oficialmente, um gol no estádio.

183.341 é o maior público registrado na história do estádio (Pausa para o palavrão coletivo)

Foi no Maracanã que Pelé marcou seu milésimo gol. De pênalti, no gol à esquerda das cabines de televisão. (linguagem de época on) Quem defendia a meta era o arqueiro Andrada, do Clube de Regatas Vasco da Gama.(linguagem da época off)

Quando eu finalmente visitar o Maracanã, (e pode incluir aí a calçada da fama e o gramado sagrado) pode ter certeza que eu algum lugar (e espero que seja aqui no Idéia Fix) eu postarei novamente esse texto, mas com fotos.

E terno seja o estádio do povo!

Um comentário sobre “Lugares que quero ir – Maracanã

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s