Toogood vrs. Urucum

Resolvi fazer tinta usando urucum… o que era pra ser uma arte, virou duelo.. acompanhem os rounds…

1° Round

Para fazer a tinta, seria necessário obter o urucum (óbvio). Nada mais simples, considerando que tem um urucunzeiro perto de casa… Cheguei todo pimpão para colhê-lo e eis a surpresa. Não é época de urucum. Estava tudo seco. Voltei para casa derrotado. Tinha perdido da batalha, mas não a guerra.

2° Round

Não podendo contar com o furto no pé do vizinho a boa vontade da mãe natureza, tive que achar outra forma de obter o urucum. Um golpe de sorte permitiu essa ação. Estava passando pelo Mercado Municipal quando vi a barraca da Casa do Norte. Lá com certeza teria. Chegando lá, perguntei pelo urucum e fui informado que “sim, temos urucum”. R$ 3, 50 cada 100 gramas!!!. Finalmente obtive o urucum. Vitória, mas com avarias no orçamento da brincadeira.

3° Round

Agora, já munido de ouro urucum, deveria achar a receita. E quem disse que eu achava a desgraçada? Em nenhum lugar eu conseguia achar a maldita, aliás, até achei, mas usando 1 xícara de azeite de oliva, ou seja, impraticável. Quando parecia que o round se encerraria com vitória do urucum, eis que finalmente acho, ou pelo menos acho que achei (acho que achei?). Urucum triturado e álcool. Só isso. 3o round vencido. O 4o round estava no papo, afinal era só triturar o urucum e colocar álcool…

4° Round

Abastecido de urucum e álcool, parti para o derradeiro round. Fazer a tinta. Peguei um punhado de urucum e pensei “Tritura-lo-ei”. Peguei um jornal, coloquei o punhado nele, cobri com outra folha e comecei a bater com o martelo… Após algumas batidas fui olhar o resultado. Estavam quase todas as sementes inteiras e a tinta grudada no papel. Respirei fundo e tentei tirar a tinta do jornal. Inútil. Teria que achar outra forma. Como triturar o urucum, se a tinta fica grudada no local? O jeito encontrado foi usar um potinho e tentar massacrar obter o pó (da semente!!)  nele. Com a tinta grudando no pote, era só jogar o álcoo e misturarl. E quem disse que a semente cedia? Meus braços doiam e a semente não se transformavam em pó. Resolvi adicionar o álcool mesmo assim. a tinta estava pronta.

 Resumo da ópera: Apesar de eu ter conseguido fazer a tinta e atingir meu objetivo que era pintar uma pedra que tinha em casa, não consegui fazer a tinta do jeito certo. Não consegui triturar o urucum e transformá-lo me pó. Ainda tenho urucum e um pouco de álcool. Tentarei outro dia. Assim que descobrir como vencer a semente de urucum…

41 pensamentos sobre “Toogood vrs. Urucum

  1. OLHA ESTOU ESCREVENDCO UM DOCUMENTÁRIO SOBRE URUCUM

    MEU MUNICÍPIO É UM DOS MAIORES PRODUTORES DO MUNDO

    TENHO MUITA EXPERIÊNCIA POIS DESDE PEQUENA SEMPRE LIDANDO COM ESTA FRUTINHA

    A GENTE NÃO MÓI APENAS ESFREGA A TINTA É SOMENTE POR FORA…………

  2. Que beleza Clarice… Em qual cidade você mora? Gosto de conhecer essas curiosidades do Brasil…

    Pois é.. se eu soubesse disso na época, eu teria sido melhor sucedido… Espero que os aqueles que procuram o método certo para fazer a tinta de urucum olhem essa página e aprendam com os SEUS conselhos.. porque os meus estão furados… haha

    Ps: Quando sair o documentário, me avise…. boa sorte! Eu sei que incentivo pra fazer essas coisas aqui no Brasil tem que ter sorte pra conseguir…

  3. SENHOR FRANK O DOCUMENTARIO FOI UM SUCESSO ATÉ MESMO EU QUE JÁ SABIA MUITO SOBRE A PALNTA MUITO ME SURPREENDI PARA TER UMA IDÉIA NEM PODIA IMAGINAR QUE SEU NOME CIENTÍFICO ERA BIXA ORELLANA……………………… LINDAS FOTOS E MUITAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES…………….

  4. Clarice… desculpe a demora em responder seus comentários… eles fizeram parte da leva que um amigo meu aprovou e esqueceu de me avisar… hehehe

    Bacana que teu documentário tenha sido um sucesso…. e sim… paguei MUITO CARO pelo Urucum….
    Mande as fotos… terei o prazer de publicá-las, se você autorizar….

    Abraço e volte sempre

  5. Oi.. estou fazendo uma pesquisa sobre o Urucum, e eu adoraria se vocês me ajudase..
    Se tiver como envie para o meu e-mail coisas sobre o seu documentário Clarice…

    Atenciosamente, Ingrid

  6. CLARISSE… VCE ESTÁ TOTALMENTE ENGANADA… VCE NÃO MORA NO FIM DO MUNDO. RONDONIA É UM ESTADO PROMISSOR E MUITO PERTO DOS GRANDES CENTROS… SE VCE CONSIDERA FIM DO MUNDO … O QUE FAZ VCE AI?
    REALMENTE VCE DEVERIA TER IDO ATÉ SP PARA OBTER INFORMAÇÕES DE COMO EXTRAIR A TINTA DOS GRÃO DE URUCUM…

  7. Coletei cerca de 100 pacotes de sementes de urucum ontem. Todas, no caso, quando abertas dá p/ ver que a sementinha está com a polpa vermelha aparentemente pastosa e com o vermelho bem vivo. As que estavam mas secas, deixei de lado.
    Retirei todas as sementes e coloquei eles em um pote de vidro de 600ml (que ficou preenchido até mais ou menos a metade). Coloquei uns dois dedos de Álcool de cereal e amassei até a polpa sair das sementes.
    Coei as sementes e pornto. Tinta pronta.

  8. OLÁ!!! MAIS UMA NOVATA PRECISANDO APRENDER A FAZER A TAL TINTA DE URUCUM…
    PRECISO FAZER UMA TINTA PARA PASSAR NO CORPO (COMO OS INDIOS) PARA ESTE SABADO.
    O QUE EU FAÇO? MERGULHO A SEMENTE (QUE POR AQUI SE ENCONTRAR, COM CERTEZA SERÁ SOMENTE A SECA, PORTANTO O CONSELHO DO CARO YAMAMOTO NÃO ROLA) NO OLEO E PASSO NO CORPO????

  9. Não é que muitos de nós têm as mesmas idéias?
    Também queria saber no final pra quem não tem semente fresquinha, como se faz mesmo?
    Com álcool, com óleo…Ai!

  10. Esse foi o post mais hilário que li essa semana!
    Hauiehauieheauiaheiuaehauiehaie.
    Adorei!
    E te digo…não deixe de molho, pois a semente absorve a água.
    Coloquei água ao invés de álcool.
    COnseguir escrever em um papel. Ótimo.
    Quando você descobrir e der realmente certo.
    Avisa-me!

    Um abraço. :)

  11. Ei Clarice….a Marily nao so conhece a cidade de Corumbiara…morando em Cerejeiras…e tendo propriedades no assentamento vanessa…..como tambem e a maior compradora de urucum da regiao…..o ano passado ela mandou para o estado de Sao Paulo somente 800 toneladas dele….ah e qualquer coisa quiser conhecer ela pessoalmente é so procurar a MJ cereais em Cerejeiras…..ah otra coisa….aki realmente nao e o fim do mundo….e o começo dele…..rs….temos q agradecer aonde vivemos…q nao tem nada de ruim…

  12. estou mesmo atenta à informação sobre como misturar o urucum, com óleo ou álcool, para pintar o corpo e a tintura permanecer “viva” por muitas horas. Por favor, me informem.

  13. SOU DE MINAS GERAIS, TENHO UMA PEQUENA EMPRESA DE CONDIMENTOS .
    ESTOU ENFRENTANDO DIFICULDADES EM ENCONTRAR URUCUM EM NOSSA REGIÃO GOSTARIA DE SER ENFORMADA SOBRE REGIOES PRODUTIVAS E SOBRE MÁQUINAS PROPRIAS PARA EXTRAI-LAS
    OBRIGADA.
    AGUARDO RESPOSTAS URGENTES.

    • Oi, Maria Helana eu sou de Porto Seguro,aqui na região é muito fácil se achar urucun apesar de que, é uma semente muito fácil de se adaptar em qualquer região, creio eu! Mas aqui em Porto, em Eunápolis extremo sul da Bahia se encontra muito.
      Não existe máquina própria para extração talvez,as mãos é a máquina mais apropriada.Eu tenho um pequeno estoque em minha casa e as vezes faço coloral p/ condimento.

  14. Olá gente sou do extremo sul da Bahia da cidade de Ilheús e queria fazer um comentário e obter algumas respostas, meus pais adquiriram recentemente uma propriedade com grande plantio de cacau e urucum, a principio estavamos focado na produção do cacau que já lidamos com algum tempo, mais ai veio o despertar do urucum gostaria de saber qual o real preço do quilo em algumas regiões e se vendo a fruta inteira se alguém puder ajudar fico grato.Alexandro Neves

  15. porque ninguém responde qual a melhor forma de fazer tinta para pintar o corpo?? Estou precisando saber se no caso da pintura corporal eh melhor misturar com álcool ou com óleo, e qual o melhor óleo..

    Se alguém puder ajudar eu ficarei muito agradecida :)

  16. ei que confusão é esta, um tem toneladas de urucum,outros fizeram as misturas agua ,oleo, alcool, tudo isso para extração da tinta.um do fim do mundo, outro das minas gerais ,outras da bahia , nem uma solução,ai fica eu de mato grosso na duvida tambem… estou curioso me avise quando descobrir ok!

  17. Por favor, preciso saber como faço para tingir argila com urucum. Sei que os índios da Ilha de Marajó pintavam as peças de cerâmica com urucum e também tingiam a argila antes de modelar as peças. Alguém pode me ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s