As menores cidades do Brasil

Esses dias eu me perguntei: Qual será a menor cidade do Brasil? Após refletir sobre o tema, percebi que essa pergunta pode ser respondida de duas maneiras diferentes:

a) Cidade com menos habitantes;
b) Cidade com menor território.

Saí à caça dessas cidades e me surpreendi muito com as respostas. O resultado você lê logo abaixo:

Habitantes

À primeira vista, pensei que a menos populosa fosse uma cidade no Nordeste ou mais provavelmente no Norte do país. Talvez alguma cidade no Amazonas, uma comunidade ribeirinha que tenha sido ascendida ao patamar de cidade recentemente. Qualquer coisa nesse sentido.

Qual não foi minha surpresa ao me deparar com a informação que Borá, no estado de São Paulo (!) é a cidade que conta com menos habitantes, em todo o pais. São, aproximadamente, 804 moradores.
Para fins de comparação, o jogo Palmeiras X São Paulo, em 16 de março desse ano, sediado em Ribeirão Preto, com chuva, teve nada mais, nada menos, que 28. 422 pagantes. Isso significa que, no estádio estava, aproximadamente, 35 vezes a cidade de Borá. Impressionante.

Mas, afinal de contas, onde fica Borá? Localiza-se à 520 km da capital e tem como vizinha conhecida, a cidade de Marília. O nome provém de uma abelha que proliferava na região.
Mais sobre Borá? Consulte a Wikiédia ou o site da Prefeitura da cidade.

Ainda há muita polêmica sobre esse assunto. Muitas cidades reivindicam o título de a “menos populosa do país”. Fiquei na dúvida se publicaria ou não o dado, mas como o IBGE confirmou no fim de 2007 que Borá é mesmo a menor, mantenho a informação.

UPDATE (07/10/08): Para fins de registro histórico, o prefeito eleito em 2008 foi Luiz do Açougue (?) com 478 votos (!) e Carlinhos da Dengue (rá!) foi o vereador mais votado, com 69 votos.

Território

Se tratando de território, o título de menor cidade fica com Santa Cruz de Minas. Segundo o IBGE são apenas 2,9 quilômetros quadrados.
Em compensação, abriga cerca de 7.753 habitantes. Será possível que tanta gente consiga morar num espacinho desses?

De qualquer forma, foi fundada em Dezembro de 2005 e ostenta o título de “a menorzinha do Brasil“. Localiza-se perto de São João del Rey e a 181 km da capital. Mas cuidado para não passar pela cidade sem notá-la… Fique atento para a placa de “Bem Vind… Já vai?”

É uma pena que não haja um site oficial no qual possamos encontrar mais informações sobre os santacruzenses. Mas também, com menos de 3km quadrados, é só atravessar a rua para saber o que está acontecendo…
Apesar disso, resolvi entender como é morar numa cidade tão pequena. Para isso, achei por bem conversar com o pessoal da cidade, mas, até o fechamento dessa edição desse texto, eu ainda não havia sido aceito na comunidade deles do Orkut (sim, eles têm uma comunidade!).

UPTADE (07/10/08): Registro histórico (again). Padre (??????), com 2.282 votos, vai administrar os quase 3 km². A vereadora mais votada foi Ana Cirilo, com 288 votos.

Pronto! Agora você já aumentou seus conhecimentos sobre a Geografia do Brasil e tem mais cultura inútil para embasbacar seus amigos nas mesas de bar! É o Idéia Fix, sempre prezando o bem estar e conhecimento técnico-científico-ambiental-eclesiástico dos queridos leitores e leitoras!

30 pensamentos sobre “As menores cidades do Brasil

  1. Na verdade os limites de Santa Cruz de Minas se confundem com os de São João del Rei por um lado e Tiradentes por outro. Na verdade até hoje não entendi a emancipação da localidade. Para os moradores não deve ser um grande problema pois usam os serviços existentes nos seus “grandes” vizinhos.

  2. Mesmo em cidades médias isso acontece, caro Rodrigo. No Caso de Santa Cruz, isso deve ter proporções maiores…

    E taí uma coisa que eu não pensei: “Por que o limite tão pequeno foi tracejado?”

  3. eita cidadizinha.no acre criavam cidades ate com 100 habitantes ainda cheguei ver municipios como rodrigues alves ,marechal thaumaturgo porto valter e jordão ser criado com minimos de habitantes esse Brasil e assim da de fazer politica entaum e cidade mais um prefeito e varios vereadores

  4. Sempre me interessei por coisas pequenas, sempre pesquisei na internet “Os menores paises”, agora por “As menores cidades” e fiquei surpreso com suas informações, claras e objetivas. Se possível queria aumentar os meus conhecimentos e ter em mãos a relação das dez menores cidades em área e as dez menores cidades em população. Vou continuar pesquisando.

  5. De acordo com a Wikipédia : “Borá é um município brasileiro do estado de São Paulo. Sua população estimada em 2004 era de 818 habitantes.”
    ué, mas não eram 804 habitantes ??

    Adoro esas culturas inuteis, acabam sendo interessantes. Quando eu ia saber que Padre foi eleito para cuidar de 3km² (que por sinal é uma cidade) ?? HAHAHAH

  6. OI, GOSTEI MUITO DAS SUAS INFORMAÇÕES E ACHO ALÉM DE TUDO, QUE MUITA GENTE QUE ESTÁ TE CRITICANDO AGORA, DEVERIA LER UM LIVRO, OU FAZER ALGO DE ÚTIL, QUE AGREGUE CONHECIMENTO A ELES, PRINCIPALMENTE DE PORTUGUÊS, JÁ QUE QUASE TODOS ESCREVEREM COISAS ABSURDAMENTE ERRADAS. VEJA:
    “nao viage nao vei”

    ADOREI SUA PESQUISA.PARABÉNS…

  7. e quem se preucupar de escrever tudo certo? dane se as virgulas e viva as letras livres hhhuhuhuhhh e nao fale que estou com raiva. rsrsrsrrsrsrs huahahuahhauhuahua

  8. Pingback: 2012: Uma odisséia do fim do mundo « Ideia Fix

  9. Interessante! Caí de paraqueda aqui porque sou aposentado e procuro uma cidade que nao tenha nada pra fazer e onde o custo de vida seja irrisório e as UBS nao sejam abarrotadas todos os dias além de ter ausencia de transito nas ruas, principalmente ausencia de lombadas, semaforos, esses entraves cidades grandes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s