Ninféias: do jardim de Monet para a história

Bem vindos à GIFA – Galeria Idéia Fix de Arte. Para retornar uma sala, favor clicar aqui. Para continuar nessa sala, é só ler o texto abaixo. Obrigado e boa estadia…

O cineasta Gláuber Rocha certa vez pronunciou uma frase que marcaria a história do cinema brasileiro, a famosa “uma idéia na cabeça e uma câmera na mão“.
Comparar Gláuber com Monet seria uma idiotice, até porque falamos de áreas distintas, entretanto, o que eu quero demonstrar é que a idéia de Gláuber pode servir como interpretação para a série Ninféias, de Monet.

Explico:

Muitos artistas procuram inspiração no improvável, no inusitado, na idéia introspectiva da vida, no ideal de liberdade do ultra-realismo fantástico que acarreta desigualdades e nos torna acepipes da vã política sócio-idealista…. Já Claude Monet passou os últimos 30 anos de vida abrindo a porta de casa e pintando o próprio jardim. Simples assim… como uma idéia e uma câmera.

Desse ato banal nasceu a série Ninféias, que, entre as 8 outras obras, inclui “O Tanque de Nenúfares“. Só para efeito de constatação, nenúfar é uma planta aquática perene. Isso… uma vitória-régia.

Eis o famoso tanque:

Muitos entendidos no assunto ressaltam que a série Ninféias é a síntese da obra de Monet, que, por sua vez, é o mais importante representante do Impressionismo (o termo, inclusive, nasceu do título de um dos quadros de Monet, chamado de “Impressão – nascer do Sol”).

Um detalhe essencial (se é detalhe, não deveria fazer diferença, maaass…) para se apreciar os quadros de Monet – em especial os nenúfares – é contar com a presença de luz. Veja o relato de uma visitante do Museu L’Orangerie sobre isso:

Quando cheguei, o tempo estava nublado; de repente, o sol se abriu e… uau! Uma nova e esplendorosa visão! As ninféias adquiriram outros tons e cores, como eu jamais vira, quase que um milagre, instantaneamente! Parecia que eu olhava para outras obras! Elas pareciam estar acesas, em especial um dos painéis, no qual o amarelo predomina. Nunca pensei que a diferença seria tão grande – mas bem faziam os impressionistas que aclamavam o sol em suas pinturas!

Depois do relato acima, me reservo no direito de não comentar mais nada.

Quer ver os quadros dessa série? A recém inaugurada GIFA pode te ajudar:

Bônus Track: Recomendo vivamente que visitem o excelente blog “Com saudades de Paris?” – exatamente da onde eu tirei o comentários sobre a luminosidade. Garanto que vocês lerão textos muito bem escritos e fotos muito bem tiradas da Cidade Luz.

Siga-me no Twitter! Dê um follow no @fwtoogood

11 thoughts on “Ninféias: do jardim de Monet para a história

  1. olá!!! vim retribuir a visita e me deparo com as lindas ninféias que tanto amo! estas fotos foram tiradas recentemente, com elas já iluminadas pelo sol… agradeço seu comentário lá no blog, o link por aqui e o post acima: fico mt feliz que o meu texto (e paris!) seja interessante aos leitores e visitantes do blog! volte sempre – seja super bem-vindo! ah, vou linkar o post lá no blog, p/quem quiser conhecer o seu… abs!!!

  2. Eu é que fiquei feliz em ler seu blog Cláudia! Eu gosto de conhecer culturas, lugares, etc… Só não viajo mais por falta de hã – cof, cof – tempo…haha

    Estarei sempre visitando Paris pelo seu blog…

    abraços!

  3. Poxa Isaias… obrigado pelos elogios…

    Creio que a blogosfera precisa mais dessas coisas. Só porque algo não é engraçado, bizarro e similares não quer dizer que não é bom…A rte faz bem pros olhos, pra mente e pro coração!

    Abraço e continue acopanhando o Idéia Fix

  4. Eu,estou fazendo um trabalho de voce,e vim nesse gloge e vi essas belesura de arte .E adorei muito claro que eu nunca vi coisa assim tão linda, então eu deixei esse recado para voce qando for pintar um quadro lembre dessa pessoa maluca,mas esperta por deixar esse recado para vc bjos de gabi de prudente.

  5. Pingback: E com 5 retas é fácil fazer uma bandeira… « Ideia Fix

Deixe um comentário

