Corinthians, Campeão do Centenário

Corinthians_Centenario

Independente do time que você torçe, a foto acima merece uma análise mais detalhado do que um “Ah, é do Corinthains…”. É um documento histórico conseguido com exclusividade pelo Ideia Fix (isso não tem a menor importância na verdade, mas serve para elevar a auto-estima).

A primeira coisa que chama a atenção nessa foto é o tamanho do distintivo na camisa do goleiro. Se ele fosse um ursinho carinhoso, certamente sairiam raios lumisos assim que ele colocasse a barriga para frente. Hoje em dia a marca do patrocinador é tão grande quanto o escudo do time.

O estádio parece ser o Paulo Machado de Carvalho, apesar de eu não ter certeza. Pelo menos o estilo da arquibancada é o mesmo. Existe ainda a possibilidade de que seja o Palestra Itália, mas aposto mesmo no Pacaembu. Quem gosta de decifrar charadas ao estilo “que estádio é esse?” pode tentar a sorte nos comentários.

Interessante notar um detalhe que passa despercebido aos menos atentos. Dos 11 jogadores perfilados, 8 usam bigodinho. Note também que não há ninguém de cabelo comprido.

Procurei na nos Googles da vida qual o campeonato referido na legenda da foto. Lá diz “Campeão do Centenário. Corinthians Paulista“. A data escrita perto da assinatura é ilegível, infelizmente. Gostaria de saber mais informações sobre esse time, sobre o campeonato. O registro histórico fotográfico está aí, resta-nos agora esperar pelos dados.

PS: Alguem tem contato com o Paulo Vinícius Coelho? Ele deve saber de onde vem essa foto.

[EDIT 10/02/2010] E não é que o leitor Douglas Nascimento nos cedeu a ficha completa? Segundo ele, a foto é de 1922, e o Centenário em questão é da Independência do Brasil. A foto é do estúdio Viotti (está esclarecido de quem é a assinatura), especializado em registros fotográficos do futebol nas primeiras décadas do século XX. Ficava localizado no bairro do Bom Retiro.

Já em relação ao estádio, errei feio. Segundo ele, o campo era o da Floresta, que pertencia ao AA das Palmeiras (sem relação com o Palmeiras atual)

Deixo aqui meus agradecimentos públicos ao Douglas… bastante esclarecedor e detalhado. Obrigado!

14 pensamentos sobre “Corinthians, Campeão do Centenário

  1. Olá amigo!

    Esta foto é de 1922.
    O título é comemoração ao centenário da Independência do Brasil.
    A foto é do estúdio Viotti, que fotografava o futebol nas primeiras décadas do século XX em São Paulo e cujo estúdio era no bairro do Bom Retiro.

    O Pacaembu não existia na época e o campo é o da Floresta que pertencia ao A.A. das Palmeiras (que não é o Palmeiras atual).

    Espero ter ajudado! Entre em contato…
    Abraços!

  2. OLÁ

    ESSA FOTO, DIFERENTEMENTE DO QUE APREGOA O COLEGA DOUGLAS, NÃO É DE 1922, POIS NOTA-SE A PRESENÇA DO GOLEIRO BINO, DO ZAGUEIRO DOMINGOS DA GUIA, DOS ATACANTES CLAUDIO CRISTOVÃO E BALTAZAR. PORTANTO ESSA FOTO É DO PERÍODO ENTRE 1945 E 1948.
    ABRAÇOS

  3. O Fernando Tobo tem razão, o Baltazar e o Domingos da Guia estão na foto. Além do mais, vendo fotos da época de 1922, a qualidade da imagem é muito inferior à da foto acima.
    Parece que alguém escreveu bobagem na foto!

  4. Tanto furdúncio por uma foto que tem 11 homens que já não devem estar vivos, FRANGOOD, c só podia sêr curintianus. . .
    Como é que Heu faça para anexar uma foto aquí no teu sítio “brou” ? ? ?
    Num vai sê de sacanagem não sô, é só uma foto para te lembrar que DEUS existe e que ele deu seu FILHO JESUS, prara imortalizar o “Amai ao próximo como a tí mesmo”, afinal neste PLANETA, não conheço nenhum sêr que viva para sempre . . .

    Nem curintianus

  5. O Negro que aparece na foto, e que inicialmente comentei ser o Domingos da guia, foi descartado, pois o Domingos daguia jogou no Corinthians até 1948, e essa formação acima é de 1949. Trata-se na realidade do zagueiro Rubens, que por muito tempo formou a zaga do timão com o Domingos daGuia. Essa foto, pela formação do time, foi tirada no Pacaembu no começo de 1949, durante o Torneio R.Monteiro.

  6. Bom dia
    Gostaria se possível de ser informada do nome desse jogar que está em pé , o terceiro da direita para esquerta pois, na minha opinião é o meu avô Belacosa mas, não tenho certeza …..agradeço desde já .Lú

  7. Senhores, boas!!!
    Essa foto jamais será a do título de 1922!!!
    Na foto do Centenário do de 1922, aparecem, entre outros, os jogadores Amilcar e meu tio – avô Peres. Mais detalhes: a) O uniforme era outro; b) A posição dos jogadores para a foto, era outra; c) A bola e as chuteiras eram pré – históricas, mesmo em relação as que aqui aparecem; d) Nenhum dos jogadores da foto mostrada estava jogando em 1922… talvez fossem criançinhas ou nem tivessem nascido.

    Enfim, faltou muita, muita, muita pesquisa por parte de muita gente e relação a essa foto, o que dá margem as outras toridas tirarem um sarro em cima de nós. Até parece que não conhcemos a História, com “H”, do Timão.

    Por favor publiquem a foto correta. Ela pode ser encontrada em qulquer revisa corinthiana descente.

    Eli Campos Perez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s