O velho humor nunca morre. Salve José Vasconcellos!

A vida de um jornalista as vezes depende única e exclusivamente da sorte. É estar no lugar certo, na hora certa e com uma câmera na mão. Foi o que aconteceu comigo nessa sexta-feira, dia 14 de agosto de 2009.

Após assistir um filme no cinema local, meus amigos e eu resolvemos comer algo na super galeria que os itatibenses insistem em chamar de shopping, por algum motivo ainda não explicado. A média de idade que lá estava se equiparava à do auditório da Inezita Barroso. Por um momento pensei que estava acontecendo alguma espécie de bingo – beneficente, claro. O evento era mais espetacular que isso. Diria excêntrico. Aquilo era a festa de lançamento do livro-biografia de um cantor popular da cidade, chamado Alan Duarte. Alan é uma espécie de Ovelha cover, mas é cult entre a high society.

Entre padres, empresários, mulheres em seus melhores vestidos e cabelos cobertos do mais puro laquê, estava um senhor bem vestido. Sentado, calmo e sorrindo, José Vasconcellos. Infelizmente não havia ninguém da minha idade interessado nele ou em descobrir quem ele é. Compreensível. José Vasconcellos é humorista das antigas. MUITO das antigas.

Nasceu no Acre (!), em 1926. Sua carreira teve início no rádio com simples, porém perfeitas imitações de artistas da própria rádio. Fazendo uma comparação, é como se José Vasconcellos fosse a única pessoa que conseguisse imitar Sílvio Santos com perfeição.  As piadas com gagos (e não SOBRE gagos) aumentaram a sua popularidade. Nos mais recentes trabalhos para televisão (Escolinhas do Raimundo e do Barulho) ele incorporava Rui Barbosa Sa-Silva, o gago.

Ouça a mais que famosa narração de um jogo de futebol.

O humor de Vasconcelos não se faz apenas com as palavras. O olhar é impressionante. Pude sentir isso de perto, enquanto tirava uma foto com ele. É, não resisti. Fiz questão de ir até ele pedir uma foto. “Oh… mas é claro meu jovem!“. O sorriso que ele abriu enquanto me posicionava para aparecer ao seu lado foi algo que dificilmente vou esquecer. Não foi preciso palavras. Eu sabia o que se passava em sua cabeça e fico orgulhoso disso. Uma das fotos mais importantes da minha vida, se não a mais.

jose_de_vasconcelos

José de Vasconcelos não é um humorista atual. Suas piadas não são atuais e para muita gente não tem a menor graça. Os comentários no Youtube mostram essa tendência. Natural, absolutamente natural.
O nobre leitor talvez não entenda o porque da importância dessa foto para mim. Dizer que José Vasconcellos vendeu mais de 100 mil cópias de um disco de humor, em tempos de Roberto Carlos, pode não ser suficiente. Dizer que esse LP, aliás, tinha 55 minutos, o mais longo do gênero, também considerando a época, também não.

Uma vez, almoçando num restaurante, um fã percebeu que ele estava sentado do outro lado do mesma mesa. Ele cutucava seu amigo e dizia, baixinho, quem estava lá. Zé, que não é bobo nem nada, percebeu. Discretamente fazia  caras, bocas e caretas que só alguém do seu garbo conseguiria fazer. Segundo relatos, o fã caiu no chão de tanto rir. No meio do restaurante. O humor simples, infantil, limpo, natural agiu de forma eficaz. E isso não é nada fácil de conseguir.

Por isso ele é o gênio que é.

Salve José Vasconcellos!

32 comentários sobre “O velho humor nunca morre. Salve José Vasconcellos!

  1. frankinho…. eu sei pq ele ficou feliz… pq vc teve memoria e interesse pela nossa história… uma coisa q nós brasileiros ñ temos… esse kara… simplesmente lançou o didi na tv tupi na década de 60 e era um astro.

    boa frankinho!!

  2. José Vasconcelos é daquele tipo de humorista que dificilmente se encontra, mesmo entre os comediantes daquela época (são raros os que faziam um humor do mais ingênuo possível, como ele).

    E, a propósito: obrigado pelo link …

  3. José Vasconcelos é um gênio, daqueles humoristas que não se encontra mais, capaz de fazer as pessoas rirem por pequenas coisa,ingênuas…sou fã dele desde a escolinha do prof raimundo,afinal,fez parte da minha adolescência…gostaria de ver outros trabalhos dele, ele aparece pouco na mídia,infelizmente.

    Parabéns pelo post

  4. Um humorista que conseguiu vender mais de 100.000 cópias de um disco de piadas … e o melhor, sem dizer um palavrão sequer. Esse cara não é humano, é um semi-deus.
    Parabéns e muito obrigado pelo seu post.
    Ao Grand Lord, Mr José de Vasconcelos, muita saúde.

  5. Boa noite

    Olá amigo, o que dizer deste que para mim foi e sempre será o mais completo
    humorista brasileiro, José de Vasconcelos, tenho o mais profundo respeito por este senhor, sinto não ter assistido a um espetaculo ao vivo, quanto a estes humoristas de hoje, que só procuram explorar as gostosas e insinuar que podem se dar bem, sem criatividade, aos sábados a noite é aquela porcaria de zorra, que poderia ser zona total, que eu não sei quem assiste a uma m.. destas, e querem dizer que este senhor tem piadas desatualizadas,
    tenha dó, este senhor pela simplicidade e inteligência é sempre foi uma pessoa especial e muito culto, desculpe o desabafo mas são irritante estes humoristas de hoje em dia que tem que explorar um corpo feminino por falta de talento, ou tem que lançar refrões ridículos para cair na boca de semi analfabetos para acharem graça desta porcaria.

    • Novos tempos não significam exatamente bons tempos Gilberto. É triste ter que apelar pra fazer rir (quando o faz)

      O pior é que até existem humoristas inteligentes, mas como a grande massa não entende as piadas, não consome os programas, shows, DVDs e etc. Na verdade, tá mais pra uma questão econômica.

      A quem ponto o humor chegou! Isso sim é que é uma piada sem graça…

  6. Pingback: 3 anos e 621 posts depois… « Ideia Fix

  7. É com imenso prazer que tive ao encontrar esta “figura” em bom sentido da palavra e poder contar minha visão de um UFO em minha residência, qual eramos vizinhos……ele apenas rio e disse……isso já aconteceu comigo…rindo muito, você não viu nada ainda, vou contar algumas para você…!!!!
    Foi a tarde mais incrível de um lindo domingo de sol.!!!!
    Saudades!!!!

  8. Boa noite ! Voce é realmente uma cara de sorte. Eu gostaria muito de tirar uma foto com este gigante do humor que é JOSÉ VASCONCELOS e dar um grande abraço. Tenho os tres espetáculos que ele gravou há muito tempo atrás e não me canso de ouví-los. Se eu soubesse onde ele mora, iria até a casa dele. É uma pena de não exitam filmes ou vídeos desses espetáculos gravados em vinil.
    Se voce encontrá-lo outra vez, dê-lhe um grande abraço em meu nome.

  9. Obrigada meu querido, por ser tão jovem e ter deixado meu pai tão feliz….para ele saber que os jovens se interessam por ele e o tem carinho, o deixa muito feliz…posso te garantir isso.

    Obrigada pelo seu belo relato, por se interessar e conhecer a historia desse humorista, que muitos poucos conhecem.

    Janete Aparecida, fico feliz que se lembre com tanto carinho de minha vó Olga, ela era realmente uma pessoa maravilhosa, infelizmente não esta mais conosco, mas mesmo assim obrigada pelo carinho.

  10. Falar de Jose de Vasconcelos! sinceramente é um nobre ser humano, humildade em pessoa, querido sinto sua falta na midia, mas concerteza está e estará sempre em nossa memoria. Adorei sua materia meu querido irmão.

  11. Gostei muito de seu relato a respeito de Zé Vasconcelos, grande humorista, grande pessoa, quem dera tivessemos mais pessoas como ele, no domingo 15/05/2011 vi a escolinha do Gugu e apareceu o Zé Vasconcelos Junior, sabem me dizer se tem parentesco com ele? Mais uma vez parabéns por trazer a tona nossa história, porque Zé de Vasconcelos faz parte dela.

  12. Vão vão vão en en en hiiii! entrar em campo aqui qui qui no Pa Pa Pacaembú as equipes do Pal Pal Pal hiiii! Palmeiras e Co Co Corinthians. Mas!!! Já já já já entraram. São uns aprepre aprepre apressadinhos.
    Ninguém faz isto melhor do que o grande gênio José Vasconcellos. São espetaculares as suas apresentações e todas marcaram a minha vida. Seu humor é refinado e sempre atual. Que DEUS o ilumine sempre e a todos os seus.
    Parabéns ao jovem jornalista pela matéria e pela sorte, comprovando que os grandes homens e seu trabalho são inesquecíveis.

  13. Irene,

    Sabe o que é mais importante dessa história? É a constatação de que pessoas como seu pai, que admiro desde quando era garoto, ouvindo-o no rádio, jamais morrerão. Ficarão eternamente nas páginas da Internet surpreendendo aos mais novos, mostrando como fazer rir, com palavras simples, gestos sem malícia que desperta um mundo de alegria. Seu pai, como centenas de outros comediantes do Brasil conseguiram entrar para a história e nela permanecerão alegrando as pessoas.

    Fecho os olhos e deixo a minha imaginação voar no passado e ouço a voz do José Vasconcelos dizendo: “Tirei os óculos, não enxerguei mais nada e ….” falava ele, contando a sua estreia no teatro cheio de gente e ele morrendo de medo. Ou ainda, Narrando um jogo de futebol, como gago! Simplesmente maravilhoso!!! Pena que o nosso Brasil não tem memória. Não valoriza seus artistas.

    E, de repente, aparece um jovem, como o Frank(Toogood), com uma sensibilidade mor, e nós dá esse presente. Obrigado, amigo, a sua presença nessa história também será eterna. Só um lembrete: Coloque seu nome em tudo que fizer. Identifique-se! Procurei e não achei o seu nome aqui. Se continuar assim, será só um figurante. E você não é assim!

    Visite meu site: http://www.angaar.com.br

    Um abraço,
    Valdir R. Silva

    • Obrigado pelas palavras, Valdir… E, no fim, todos temos que agradecer a Jose de Vasconcellos por tudo o que fez pelo humor do Brasil..

      E você tem razão quando fala sobre colocar o nome em todas as coisas. Farei a modificação aqui no blog assim que eu encontrar o botão certo… hahaha

      E eu retribuí a visita.Bastante completo seu site… Belo trabalho!

  14. Eduardo Perroni Serra Negra SP

    Estou hoje com 62 anos e uma das minhas memorias mais fantasticas foi uma noite, n’ao me lembro a data, em que fui ao Teatro Paramount na Av. Brigadeiro Luiz Antonio e assisti EU SOU O ESPETACULO, com o genial Sr. JOSE VASCONCELOS, nunca mais tive uma noite tao agradavel e divertidissima de chegar a chorar de tanto rir.
    Inteligente, culto, agradavel, humilde e fantastico e o minimo que eu posso falar desse senhor, mais tarde comprei i disco do espetaculo e so de olhar a foto dele voce ja ri.
    Infelizmente s’ao muito poucos os humoristas que comparam com ele mas igual n’ao conheci nenhum.
    Obrigado ZE por voce ter me dado tanta alegria
    De um eterno fa seu

  15. Assisti nos anos 80 ao espetáculo “Eu sou o espetáculo”, no Teatro das Nações, na avenida São João da capital paulista. Antes do show começar consegui trocar umas poucas palavras com o ‘ZÉ’ Vasconcelos. Ele me deu conselhos (eu pretendia ser ator) e foi de uma humildade impressionante. Foram momentos que não se apagam de minha memória. Que Deus abençoe o querido ‘ZÉ” com muita luz e saúde e que continue alegrando aos que tiverem o prazer de desfrutar de sua companhia.

  16. Assisti ao “Eu sou o espetáculo” nos anos 60, se não me engano no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. Ri muito das piadas do José de Vasconcelos, e continuei a rir por toda a minha vida das mesmas piadas. Simplesmente porque ele sabia contá-las de uma maneira especial. Isto é um dom que poucas pessoas possuem.

  17. Muito bonita e bem escrita sua crônica sobre este genial Zé Vasconcellos, Frank. Tive o privilégio de assisti-lo na minha infancia, ao vivo e em preto e branco na TV Tupi do Rio.Foi sem duvida o primeiro one man show brasileiro. É um deus!
    Hj ele saiu de cena, por isso estou visitando sua página. Bela homenagem impressa na web! Acho q vou segui-lo no meu blog.
    abraço, Luis Sergio Lima e Silva
    http://www.obucaneiroprateado.blogspot.com

  18. Frank Toogood, voltei aqui depois de tanto tempo e ao ver a sua foto com meu pai, meus olhos se encheram de lagrimas….saudades dele.

    Valdir R. Silva o que vc escreveu….tem toda razão, pessoas como meu pai jamais morrerão, ficara eternamente nas páginas da Internet e no coração daqueles que gostavam dele como pessoa, do artista que era e do seu humor sem apelação…..ele fica nos nossos corações.

    Obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s