Confesso: Sou Numismata

Muitas pessoas escondem segredos. Aliás, eu diria mais: TODAS as pessoas escondem algum segredo. Até você que nesse momento está balançando a cabeça negativamente. Vamos lá… confesse! Você tem sim algum segredo. Pois bem… eu também tenho e é óbvio que não vou revelá-los aqui. Mas essa introdução lotada de lenga-lenga (vixi) foi para poder dizer a plenos teclados-pulmões: SOU NUMISMATA!

Antes que você feche essa humilde página achando que enlouqueci ou pior, que estou xingando sua mãe, aqui vai um aviso: Um cidadão que se diz numismata é só alguém que tem por diversão colecionar moedas. Não… o tio Patinhas não é numismata (se bem que naquele cofre deve ter uma ou outra espécie rara). Numismata é quem coleciona moedas, em especial as que já não valem mais. Isso… exatamente… que não servem mais para porcaria nenhuma, não compram nem caráter…

Mas porque alguém teria saco para colecionar moedas que não valem mais? Há muitas explicações, geralmente pessoais. Eu coleciono moedas antigas porque acho muito interessante ter um pedaço da História nas mãos. Veja… tenho moedas de 1950 que podem muito bem ter sido utilizadas para comprar um doce depois da final da Copa do Mundo daquele ano. Tenho moedas de 1994, que, ao contrário do que geralmente lhe vem à cabeça, não são de Real. Moedas da década de 70, 80… década de 30! Veja… o seu avô usou uma moeda igualzinha para pagar a passagem do bonde. Ou não. Aí é que está a graça.

Ao todo são 8 quilogramas de moedas. Infelizmente a maioria esmagadora delas é repetida e, portanto, só servem para que eu realize trocas – nem sempre justas –  e consiga aqueles exemplares que eu não tenho.

O mundo numismata é pouco divulgado, mas muito interessante. Isso sem falar na grana, de verdade, que movimenta. Para você, leitor, ter uma ideia, o Banco Central lança moedas comemorativas somente para satisfazer a ânsia dos colecionadores por novas aquisições. E essas moedas especiais não custam barato. Sente só a tensão: Uma moeda de 2 reais pode custar 50, 70, 150 reais. Exagero? Uma moeda de 20 reais pode custar até R$ 1.200

Todavia, sou um colecionador amador e pouco abastado para me dar ao luxo de comprar exemplares desse tipo. Vou mostrar duas peças da minha humilde coleção. A primeira é a moeda mais antiga que possuo. É  ainda da época do Império, datada de 1871. Legal, né?

Por outro lado, tenho uma moeda de 50 centavos, de 1976. Comparado com a de cima é bastante nova, entretanto, ela tem uma particularidade: Defeito de fabricação. Acredite ou não, pessoas pagam fortunas para ter uma moeda com um pedaço faltando. Defeitos desse tipo são raros de acontecer, o que justifica a procura. Todo colecionador que se preze procura ter alguma coisa rara em seu portfólio e talvez essa moeda seja meu diferencial:

No momento estou procurando algum álbum no qual eu possa alocar (atenção: essa palavra não vem da expressão “a loka!”) de forma adequada tudo o que eu tenho. Desejo também expandir minha coleção, completando as séries que eu já comecei e, quem sabe, adquirindo um ou outro exemplar bem mais antigo. Sabia que tem maluco que consegue moedas do Império Romano?

Agora é a hora de perguntar aos leitores: Vocês fazem alguma coleção? Selos, tampinhas de garrafa, figurinha, latinhas e cerveja… Mas tem que ser sério e não só um amontoado de coisas chafurdadas (!!!!) no fundo da gaveta…

18 pensamentos sobre “Confesso: Sou Numismata

  1. E eu sou telecartofilista (parece nome de doença), mas perdeu um pouco a graça quando parou de ter aqueles cartões ilustrados. A maioria agora é aqueles chatos da telefônica que são todos iguais. Mas eu tenho um da argentina e um do japão bem legais.

  2. Prezado Franklin,

    É com grande prazer que “retorno” a seu agradável blog.

    No meu caso, não sei se há um nome para isto, mas eu coleciono ferimentos… Rsrsrsrsrs

    Por exemplo:
    – São 312 pontos em todo o meu corpo;
    – São 71 fraturas (inclusive 2 em tratamento);
    – 2 fraturas expostas (septo nasal e dedo mínimo da mão direita);
    – 3 luxações (uma em tratamento atual);
    – 1 traumatismo craniano (na cabeça! Rsrsrsrs);
    – há partes do meu corpo, que a pele já parece couro, de tantas vezes que já me ralei.

    Infelizmente, na minha última aquisição para a coleção, há 15 dias, apesar do asfalto ter aparado a queda, minha moto novinha não sobreviveu… Rsrsrsrsrsrs (participe da campanha: “amasse um celta preto! Uma hora alguém amassará o do FDP que acertou o Gustavo por trás e fugiu!!)

    Abraços,

    Gustavo.

    P.S. – Mr. Henderssssssooooooonnnnnnnnn!! (só para não perder a viagem)

    • Você coleciona ferimentos se for negativista. Eu já penso diferente. Para mim você coleciona vidas. O pessoal do RH lá do Céu está com dificuldades para arrumar candidatos á anjos da guarda.

      Fora que eu fiquei extremente preocupado com a sua queda da moto. Você ao menos estava usando aquele equipamento de segurança obrigatório para motoqueiros? Me refiro ao SEGURO, claro.

  3. Olha só gustavo se mata,vc nao tem mais nada inteiro.kkkkkk. mais se vc
    quizer deixar uma boa herança eu te vendo, e pra quem quizer, 400 moedas
    sendo 160 de 20 paises e 200 do brasil das decadas 40,50,60,70,80,90,00 e
    ainda 40 do padrão réis bem antigas e até algumas raras. tudo isso por
    1.450,00, e vc leva de graça 80 notas antigas do brasil-fala comigo, caso
    ainda nao tenha machucado a boca…5621.5964-cesar-ou por email
    castilhomarilza@hotmail.com…………..abraço a vc e ao dono desta.

  4. Só mais um recadinho meu…se alguem aí está interessado em colecionar
    notas de 100,00 REAIS,,,repito CEM REAIS…tenho um esquema inédito para
    ganhar na lteria, só preciso de parceiros (bolao).cesar email acima

  5. Amigo, preciso de sua ajuda…achei em minhas moedas uma de 10 centavos (atuais) com um defeito. Na verdade não sei se é um defeito ou se foi um desgaste.
    A principio não parece um desgaste.
    Olha só, a moeda não tem os detalhes do rosto do D. Pedro e nem da sua vestimenta.
    Mas não parece ser um desgate e sim um erro de estampa.
    Se puder me ajudar envie-me um e-mail

    grato

    Ronildo
    ronyferrer@ig.com.br

  6. Caro colega,
    Possuo uma nota de vinte reais serie B 8272026206 A , com defeito de impressão.
    A marca d´agua esta perfeita.
    Se tiver interesse em negociar faça contato.

    Atenciosamente,

    Márcio

  7. Eu faço coleção de moedas também’
    Minha coleção é um pouco maior que a suaa , tenho uma moeda de 20 reis de 1869 , e mais 2 de 100 reis e uma de 30 e outra de 400 reis , não sei bem quanto valem , mas tenho alguns cruzeiros bem antigos também , tenho peso uruguayo e algumas moedas americanas de 1992.
    Eu quero aprender mais sobre moedas , então se alguém sabe mais sobre elas me adicionem no orkut e ai passo o msn’

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3925539993488041488

    Abração’

  8. Olá! Gostei muito da sua história e do seu site. Permita-me te contar o que me aconteceu. Fui ao caixa eletrônico e retirei duas notas de 20 reais, ou seja, 40 reais. Logo, têm o mesmo número de série. Mas olha o que aconteceu com uma delas: veio com a parte de trás vazia, sem nada nela, branquinha, resumindo, com defeito. Pensei até que fosse falsa, porém, como disse, tem o mesmo número de série da outra. Bom, por que estou te contando isso tudo? Porque se eu contar ao Banco Central, eles vão querer recolher e ponto. Como você disse, muitos colecionadores pagam muito dinheiro por moedas com defeito. Você conhece algum que esteja disposto a avaliar a nota para saber se deseja ou não pagar por ela? É porque eu não coleciono nada, prefiro vendê-la logo.
    Obrigado e abração!

  9. tenho uma moeda de 1 real que o meio descolou !!
    seria falsa ou um erro de fabricaçao ???
    se alguem estiver interessado enviar e-mail para que eu possa enviar a foto !!!!

Deixe um comentário

