Entrefix: Tim Sanders

Estava com saudades de atualizar essa parte do blog. Gosto muito de fazer entrevistas, e dessa vez não foi diferente. O dono da palavra hoje é o americano Tim Sanders. Começou de baixo, trabalhou em empregos que não o satisfaziam totalmente. Até encontrar a Broadcast.com, pioneira no seguimento de transmissões ao vivo, online. Foi através de Tim Sanders que em 1999 a Broadcast.com fechou contrato com a Victoria Secrets e fez o maior evento de moda transmitido online até então. 1 milhão de espectadores e um resultado fantástico para todos. Chegou até a vice-presidência de Soluções do Grupo Yahoo!

Agora Tim Sanders é escritor de livros e palestrante muito requisitado. Nessas palestras, ele fala sobre novas maneiras de encarar o gerenciamento de pessoas nas organizações e, entre as ferramentas utilizadas, está o amor descrito na minha resenha de “O Amor é a Melhor Estratégia”. Aliás, é melhor mesmo que você leia a resenha antes de embrenhar-se nas palavras abaixo. Será bem mais proveitoso.

Nessa entrevista ele discorre sobre as diferenças entre Brasil e Estados Unidos, pondera sobre a carreira que construiu e a carreira de pessoas normais (como você) e, por fim, envia uma mensagem motivadora, que sempre é bem vinda.

Divirtam-se com Tim Sanders:

Idéia Fix: Você acredita que o estilo lovecat funciona em todas as partes do mundo, mesmo em países como o Brasil, cujos habitantes não tem o costume de ler e nem são encorajados quando crianças?
Tim Sanders: Desde que meu livro foi publicado em 2004, tenho recebido dezenas de testemunhos vindos de brasileiros bem sucedidos que falavam quantas vantagens eles obtiveram com a leitura adulta. Se a sua afirmação está correta e os brasileiros não lidam bem com a leitura quando adultos, isso significa que a estratégia de leitura lovecat é uma maneira de diferenciá-lo e torná-lo a mais inteligente escolha disponível.

 

IF: Quais são as principais diferenças entre o estilo americano e o estilo brasileiro de administração. Nos EUA há mais situações predatórias que justifiquem a idéia de dividir o amor nos negócios?
TS: Dividir o amor nos negócios significa crescer junto com todos aqueles que fazem parte do seu circulo de negócios, dividindo seus intangíveis – seu conhecimento, rede e compaixão. Esse sistema funciona em sociedades não éticas tão bem quanto naquelas que a possuem. O livro é muito vendido na Índia, Itália, Noruega, Brasil e USA – diferentes tipos de mercado com um elemento comum: pessoas.

Falando sobre estilos de administrar, tive a oportunidade de trabalhar com muitos no Yahoo! e a diferença é pequena – talvez os brasileiros dêem mais valor a tradição, personalização. Na verdade, creio que o Brasil se assemelha a Europa Ocidental. Colômbia, Chile e Argentina – muito diferente na medida em que há mais emoções nas decisões.

 

IF: Você disse que o estilo lovecat foi responsável por seu crescimento meteórico na Broadcast.com e no Yahoo!. Um cidadão que não trabalhe com administração, mas como mecânico, padeiro ou qualquer outra posição pode construir uma carreira tão brilhante quanto a sua somente dividindo o amor ou está limitado á carreira que escolheu?
TS: Não importa quem você é, se você ajuda pessoas suficientes, você pode se tornar tudo aquilo que desejar. Um ano antes de me tornar vendedor da Broadcast.com (atendente de telefone) era musico em uma banda local trabalhando dias como vendedor de anúncios para um programa de TV. Nada grande. Evolui porque ajudei pessoas importantes na compreensão do potencial da internet

Um excelente padeiro poderá ajudar pessoas suficientes pare ter sua própria cadeia de padarias, sua própria linha de pão nas lojas Cassino ou mesmo seu próprio programa de TV, como o melhor padeiro brasileiro. Veja Ricardo Bellino, meu amigo e autor de livros. Ele veio do nada e tornou-se sócio de Donald Trump. Ele é famoso e altamente bem sucedido. É um lovecat 100% também.

 

IF: Um lovecat está sempre de bom humor, sorrindo e dividindo o amor por onde passa. No entanto, essa mesma pessoa tem problemas financeiros e no casamento.  Qual a melhor forma de manter distantes esses dois mundos?
TS: Quando você tem problemas pessoais, você é completamente tomado por eles e deixa um pequeno espaço para as emoções de outras pessoas. Você precisa consertar isso antes de ser bem sucedido. Sério. Se você esta lidando com problemas no casamento, tente se aproximar mais dos filhos. lembre-se de se permitir um tempo pela manha numa cafeteria entre a casa e o trabalho. Lembre-se também que ajudar o pessoal te faz mais feliz e agradável. Este pode ser um bom conselho: Aprenda a amar melhor no trabalho e você poderá aprender coisas úteis em seu lar.

IF: Deixe uma mensagem para os leitores desse humilde blog:
TS:
Não importa de onde você veio ou quanto você tem no banco hoje, o futuro pertence àqueles que são voluntariosos e eficazes. Foque seus esforços em aprender como ser solidário nos negócios com seus empregados, clientes, parceiros e ate mesmo concorrentes. As novas gerações devem observar os princípios e as recompensas que a lei da reciprocidade psicológica nos traz.

Toda idéia, do processo ao produto, deve ser examinada pela ótica do útil/prejudicial. O lema do Google esta certo: Não seja diabólico, trabalhe para o bem de todos.

Se você concorda com o que Tim Sanders disse, quer conhecer mais sobre ele e seus livros ou simplesmente se interessa pelo tema, não deixe de visitar o site oficial e, se quiser, pode segui-lo pelo Twitter. Tudo em inglês, claro.

2 thoughts on “Entrefix: Tim Sanders

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s