O Toogood quer saber

Se você é um leitor atento, provavelmente viu que na barra lateral, bem aí na direita, há uma enquete. Se você é um leitor participativo, provavelmente já votou nessa enquete. E, por fim, se você é um leitor atento, participativo e antigo, sabe que no lugar daquela pergunta já estiveram outras perguntas. Nesse texto quero falar sobre o resultado das pesquisas que fiz e qual foi minha análise sobre as respostas. Apesar de parecer chato, o assunto desse texto é extremamente curioso.

Antes de mais nada, seria muito legal se você pudesse visitar um texto que fiz em 2009, no qual dei o resultado de duas enquetes. Lá você tem também as regras que instituí e que venho mantendo. E é bom lembrar que nada disso tem valor científico. É só um experimento de quem não mais nada de útil para fazer da vida….

Pergunta: O Brasil é o país…
Respostas: Na legenda
Resultado em porcentagem

Devo confessar uma leve surpresa no resultado. Era certo que “Mulher” pudesse levar uma vantagem, mas não a imaginei tão esmagadora. Mais surpreendente ainda foi “Futebol” e “Política” empatarem. Será mesmo que os brasileiros enxergam nosso país como sinônimo de política? E vou mais além… será que enxergam o país como sinônimo de que tipo de política?
A opção “Outro” foi representada como “Sacanagem”. Mais direto impossível…

Pergunta: Quem mente melhor?
Respostas: Homem ou Mulher
Resultado em dados brutos

Esta é uma enquete que causará polêmica. O gráfico mostra a preferência dos leitores em acreditar que as mulheres mentem melhor. Isso não significa, claro, que elas mentem mais. O que pode ocorrer para que esse resultado se justifique é a) elas realmente mentem melhor e, com isso, são descobertas menos vezes ou b) Os homens fingem acreditar por medo de enfrentar um conflito e, portanto, fazem com que a mentira da mulher seja mais eficaz.
É aquela velha história de emocional x racional.

Pergunta: Qual a pior tragédia?
Respostas: Terremoto no Haiti, Enchentes no Brasil e Tsunamis na Indonésia
Resultado em dados brutos

Confesso que a enquete foi um pouco tendenciosa e o resultado foi afetado por causa disso. Essa pergunta esteve no ar a partir de 17 de janeiro de 2010, bem na época do terremoto no Haiti. Entretanto, as enchentes no Brasil foram praticamente na mesma época (em Angra foi exatamente na virada do ano) e mesmo assim foi a última colocada.
Dá pra concluir que os Tsunamis na Indonésia, mesmo tendo acontecido em 2006, foram extremamente marcantes para os brasileiros, capazes até de superar outra tragédia, com cobertura recente e massacrante da imprensa. Qualquer dia desses eu refaço essa enquete, colocado também o Furacão Katrina. Esqueci dele por completo.
Vale lembrar que fiz questão de selecionar tragédias naturais. Até porque o 11 de Setembro seria hour concour

Agora eu quero saber a sua opinião sobre a opinião dos outros. A voz do povo foi a voz de Deus? Quanto mais de suco poderemos extrair dos limões acima? É com vocês agora…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s