A história de um boato: Lima Duarte morreu?

O Trending Topics do Twitter serve para várias coisas. Ultimamente tem servido para sacanear o narrador da TV Globo, Galvão Bueno. É comum também que seja palco de demonstração de… carinho (?) de fãs xiitas com astros (?) do rock pop romantico internacional. É um tal de #BrazilLovesDadáMaravilha pra cá, #HappyBirthdayAlbertEinsten pra lá… frases inteligentes, com um conteúdo político-social do mais alto garbo. Coisa fina freguesa.

A função mais curiosa do Trendig Topics, entretanto, é servir de obituário instantâneo. A pessoa morre e momentos depois algum espalha a notícia, que é Retuitada várias vezes, até virar notícia em portais de notícia, reiniciando o ciclo, já que as notícias são postadas no Twitter e comentadas. Mas e quando a pessoa em questão NÃO MORREU? Well… vai parar nos TT (abreviação de Trending Topics) de qualquer maneira. E se mantém lá porque é desmentida e então ocorre o interessante fenômeno da dúvida, gerando mais hyppe.

Na noite desta terça-feira, dia 22 de junho, a frase LIMA DUARTE MORREU apareceu no TTBr. E, dessa vez, era mentira.

Como a história era recente, resolvi escarafunchar os arquivos do Twitter a procura do responsável por soltar essa bomba falsa. Fui vasculhando as menções a “Lima Duarte morreu” e sempre caia em RT atrás de RT. Muitos afirmavam e diziam estar muito tristes, outros simplesmente duvidavam, e ainda havia aqueles que o comparavam a Hebe Camargo: Nunca vão morrer.

Mas a verdade é que alguém havia começado e eu queria descobrir o responsável. E descobri. Quer dizer… descobri parcialmente. O Twitter não me deixou avançar muito mais. Contudo, o que apurei já pode ser considerado uma vitória. Acompanhe:

A primeira menção a morte de Lima Duarte foi uma pergunta do usuário @gutuh. A pergunta foi motivada por um comentário da mãe dele. Veja:

Escrevo esse texto em torno da meia noite, portanto, por volta das 22 horas o boato surgiu. Antes disso, a menção ao Lima Duarte é feita de uma forma totalmente diferente. O tweet dizia que sempre que “o Lima Duarte aparece na tevê, confunde com o Raul Cortez, que já morreu“. Ou algo do tipo.

Mas é bom que se diga que ele, @gutuh, não tem culpa. Foi apenas uma pergunta involuntária, que contou com dois fatores para acabar parando no TTBr.

Primeiro Fator: A verdadeira morte do Lima Duarte. Digo… do Ewerton Lima Duarte: Lá pelas 12:30 minutos, a Globo Minas postou a notícia que um jovem chamado Ewerton Lima Duarte havia falecido durante uma corrida de kart. Isso é um ponto. Depois que o boato ganhou força, foram pesquisar no Google e acabaram achando a notícia, gerando mais comentário. Achavam que tinham descoberto a verdadeira origem.

Segundo Fator: A Morte de Anselmo Duarte, cineasta: Apesar do fato ter ocorrido em 2009, como mostra essa reportagem da Folha Online, a morte do cineasta foi outra possível origem abordada pelos usuários. Ao fato, acrescenta-se que o próprio Lima Duarte era amigo do verdadeiro presunto, digo, falecido.

Entrei em contato com o @gutuh e ele, muito gentilmente, deu a explicação:

Eis a verdadeira explicação para o boato da Morte do Lima Duarte no Twitter.

É bom o povo ficar esperto. Tá ficando difícil confiar, não no que é dito no Twitter, mas nos brasileiros em geral…

UPDATE: Agora o fajuta morte do Lima Duarte foi parar no TT Mundial. Que coisa…

54 pensamentos sobre “A história de um boato: Lima Duarte morreu?

  1. Pingback: World Wide News Flash

  2. Adorei o texto meu rei…
    E foi realmente desse jeito que aconteceu.
    Hoje em dia no twitter QUALQUER BOBAGEM pode entrar para o TTBr.
    É incrível ver o CALA BOCA GALVÃO em 1º lugar no MUNDO e o #SOSALAGOAS em último.

    Fazer oq né…
    É um grande sinal que o twitter infelizmente está orkutizando…!

    • Fico feliz que tenha aprovado o texto… minha intenção não foi te sacanear (tanto é que eu deixei bem claro que a culpa não foi sua…)

      E sim… hoje em dia qualquer bobagem vai parar no TTBr. Fulano espirrou? TTBr… Fulana deixou cair o casaco na praia? TTBr.

      Aí vem a capa da Veja e põe o cala Boca Galvão, em vez de falar mais do Saramago. Passaram um recibão pro Twitter…

    • Quando eu entrei no twiter, prometi (por escrito!) que só ficaria lá se fose divertido. Por enquanto está divertido. Se não fosse essas baboseiras que aparecem no TTBr e Mundial, seria bem melhor.

      Engraçado que o mesmo fenômeno ocorre nos e-mail. Acho que essas hastags são as “correntes”. Ou neo-correntes. Assustador.

  3. Pingback: Lima Duarte morreu | Hot Music Shop

  4. Pingback: Tweets that mention http://ideiafix.wordpress.com/2010/06/23/a-historia-de-um-boato-lima-duarte-morreu/#comment-5005?utm_source=pingback -- Topsy.com

    • Obrigado!
      Foi divertido sim. Principalmente perceber as diversasfases do boato. Do fim pro começo foi : Todo mundo criticando ou achando graça;Todo mundo negando;Todo mundo perguntando; Todo mundo afirmado…

      Pior que dá pra ver nitidamente essas fases!

  5. Pingback: Raciocine Digital » A história de um boato: Lima Duarte morreu?

    • Obrigado!!

      Até poderia substituir, se tivesse credibilidade. São esses hoax que minam o potencial das mídias sociais como meio sério de se obter notícias.

      E, geralmente, quando depende de muitos, a credibilidade vai pras cucuias

  6. Coincidentemente, essa tag surgiu quando a tag #DiaSemGlobo tava em 1º lugar nos TT do Brasil, chegando aos TT do mundo. A morte de Lima Duarte não pode ter alcançado o TT do mundo de repente, do nada, superando o #DiaSemGlobo, que tava com média de 250 twits/minuto havia horas. Sugiro uma investigação nos IPs dos milhares de spams de RT q turbinaram o tópico “lima Duarte”. Pra mim a má fé da Globo é mais do que suspeita e seus recursos indubitáveis.

    • Desde quando ele aparece nos comerciais da Century, antenas Parabólicas.

      Sacanagem.. é que o Lima Duarte é todo gente boa, sorrisão aberto. As pessoas lembram. Podem não conhecer toda a história dele na televisão, mas de certa maneira admiram o ator

    • Obrigado!!!!

      É o que acontece quando algo restrito é aberto sem nenhum tipo de seleção. A qualidade tende a cair.

      Se não me engano, o Orkut era muito melhor quando precisava de convite. Quando ficou aberto pra qualquer um, deu no que deu

  7. Você precisa mandar esse link para o deputado Brizola Neto. Ele disse ontem no Twitter que esse boato da morte do Lima Duarte era uma estratégia da Globo para desviar a atenção da campanha #diasemglobo na próxima sexta-feira. Como já dizia quem disse isso, não atribua à maldade o que pode ser facilmente explicado pela estupidez humana…

  8. Bela apuração! E interessante a nota do falecimento no kartódromo mineiro. “Presa” fácil para os causadores de plantão, dizer que “Lima Duarte morreu”. Não deixa de ser verdade, bastou ocultar o primeiro nome dele…
    Abraço,
    Fábio Camargo.

  9. Puts, muito bom o texto.. trabalho de detetive haha.. Mas o twitter, a pessoa tem que saber o que diz lá, qualquer besteira derrepente pode virar uma bola de neve.. Parabens pelo texto aê, brother.. Muito bom, o sentido não foi de sacanear, foi de alertar.. Usar o twitter com mais inteligencia seria uma boa, mais seriedade.. Mas enfim.. Abraços

    • Obrigado!!!

      De fato é isso mesmo. Hoje em dia as empresas sérias investigam sua vida online pra ter uma ideia de como você sem aquelas formalidades de empresa… É bom ficar de olho nesse aspecto também

      Abraço

  10. Pingback: O twitter está orkutizando…!? « Angélica Tempestade´

  11. Pingback: Dia sem Globo: causa, consequência e algo mais « Randômica!

  12. Ótimo artigo, Frank!

    Quem quer fazer jornalismo tem que checar fontes, pesquisar, não dá pra sair espalhando notícias sem comprovação.

    O Twitter não foi feito para ser jornalístico,mas cumpre bem esse papel. Mas não dá pra confiar e assinar sem ler: quando vi um tweet sobre a morte do Saramago bem cedinho tive o impulso de retuitar, mas antes dei uma Googlada e não achei nada, então desisti. Mais tarde a timeline foi inundada de mensagens sobre a morte dele, que era verdadeira.

    Felizmente o Lima Duarte está vivinho da silva, ele é um ótimo ator e ao que parece, uma excelente pessoa. Espero que o episódio tenha servido para mostrar que é bom pensar antes de falar, de clicar ou de tuitar. Cautela e caldo de galinha…

    Abraços!

  13. Frank,

    Quem conta um conto, aumenta um ponto.

    Em 1996, criamos o boato, no CEFET RJ, que MOE, um amigo nosso, tinha fugido por arrumar confusao com marginais (na verdade, foi uma cirurgia de apendice).

    Alguns dias depois, recebi de volta:
    – O MOE foi encontrado morto no morro “casa branca”, pois estava devendo muita droga (coitado, alem de morto, ainda transformaram o cara em viciado…)

    E viva Lima Duarte.

    Abraços.

  14. Pingback: Rato de Biblioteca » Blog Archive » Semana do Rato

  15. Pingback: RETROSPECTIVA 2010 – OS FATOS E TENDÊNCIAS DA WEB BR « youPIX

  16. Pingback: Fazendo a Notícia: Morre Osama bin Laden « Ideia Fix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s