Palmas para a Telefônica

Os consumidores são muito mimadinhos. Exigem produtos de qualidade, garantia extendida, serviço técnico autorizado e gratuito, atendimento personalizado e tudo a preço de banana. Com desconto e parcelado. Ouse contrariá-lo e ele recorre: a) concorrência, que está sempre espiando pelo buraco da fechadura e b) barra da saia do PROCON. Vão chorar na cama que é lugar quentinho!

Entretanto, algo que não é supérfluo e deveria ser padrão são empresas que tratam o “gastador de dinheiro” como ser humano e tratam as queixas e sugestões como prioridade, ouvindo-as e atendendo, na medida do possível, num prazo razoável. E como a internet é o espaço preferido para descer o cacete nas marcas que só dão trabalho, vou fazer diferente e elogiar aquela que até então tem me prestado um baita serviço. Acredite se quiser, falo da Telefônica.

Linha cruzada é um problema. Você atende o telefone e encontra um avulso falando um monte de abobrinha para o seu tio, avô, tio-avô, mãe, avó, mãe-avó porque ele/ela ligou para o número errado (mesmo estando certo!) pela quadragésima oitava vez. Você ouve aquilo tudo, fica numa agonia danada. Não adianta berrar porque tudo é ignorado. O som só chega ao seus ouvidos…

Abri um chamado na Telefônica sexta-feira. Prazo dado? Dois dias, ou seja, num Domingo. Rá! Consertar a linha num Domingo?

Tão impossível quanto entender o quadro do quadro do Rockwell

E não é que no Domingo o técnico apareceu (na estratégica e conveniente hora do almoço), ouviu uma breve descrição do problema e prometeu resolver tudo em meia hora? Bom demais pra ser verdade, né? Pois segura seu queixo! Nosso eficiente técnico rearranjou as linhas no quadro externo e em 20 minutos voltou e pediu para testarmos. Tudo funcionando, inclusive o Speedy que insistia em não permanecer estável.

O purgatório agradece o esvaziamento…

Você pensa que acabou? Não! A Telefônica ainda deu outra bola dentro, sem duplo sentido…

No começo do mês (precisamente dia 11/10) recebi a seguinte mensagem de texto no celular. Transcreverei ipisi litteris:

“ELZA SOUZA Negociacao gravada e confirmada para pagamento em 15/10/2010 TELEFONICA”.

Até onde eu sei, meu nome não é Elza Souza e não fiz qualquer negociação com a Telefônica num período de… hã… 21 anos. Achei que se tratava de alguma ação de estelionatários querendo tirar um dinheiro que definitivamente eu não tenho. Ignorei.

Dia 18/10 recebo outro comunicado. Novamente em ipisi litteris aqui:

Sr (a) ELZA. Hoje voce tem um compromisso referente ao seu TELEFONE. obrigado pela sua pontualidade“.

Mas que baderna é essa? Ainda me cobrando? E ainda me chamando de Elza? Bandidos insistentes e com preguiça de escrever decente… Com um circo de pulgas malabaristas atrás da orelha, novamente me fiz de desentendido.

E no dia 20 de outubro, também conhecido como ontem, recebo uma ligação, na voz padrão mecânica da Telefônica, dizendo de maneira impessoal e muito assertiva que eu deveria regularizar minha situação o quanto antes para não figurar no SPC/SERASA. Aí já era demais. Esperei o raiar do dia seguinte para retornar a ligação e passar a limpo a história.

Resumi o quiproquó para assistente. Ela percurou meu telefone no cadastro e achou…. vinculado à famosa e praticamente da casa, dona Elza Souza. Um dia ainda convido a cidadã para tomar um café com biscoitos caninos.

A atendente não fez muitas perguntas e foi prática. Apagou meu telefone do cadastro da mulher e garantiu que eu não receberia mais nenhum tipo de cobrança em nome da Elza. Eu nem precisei gritar, xingar, ameaçar, nem mesmo contar uma piada legal ou elogiar a voz de veludo para que ela fizesse o que era certo fazer. Simples assim: pedi, fui atendido. A ligação durou pouco mais de 2 minutos. Vejamos se a promessa vira realidade.

Enquanto isso, a Vivo… Bom, melhor nem tocar nesse assunto agora. Hoje é dia de bater palmas para a Telefônica:

4 comentários sobre “Palmas para a Telefônica

  1. por incrível que pareça, também não tenho queixas da telefônica. Fora aquele blecaute geral do ano passado (ou retrasado?), o speedy tem funcionado regularmente, o telefone está saudável e a tv deles é boa, com bom sinal, preço e atendimento.

    Pronto, agora você não está sozinho nos elogios à Telefônica. :-)

  2. Pingback: Tweets that mention Palmas para a Telefônica « Ideia Fix -- Topsy.com

  3. Eu não sei se é uma regra, mas sempre ouço elogios à Telefônica…vindos de cidades do interior.

    Aqui em OC mesmo, o serviço do Speedy é estável, quase não cai, e quando dá problema o técnico é atencioso e eficaz (é sempre o mesmo. sabe como é, cidade pequena…)

    Sei lá, talvez seja o fato de que por aqui tudo é perto, não deve ter muitos clientes, realmente não sei explicar, mas me parece que quanto mais longe dos grandes centros, melhor é o atendimento. A Telefonica poderia aprender alguma coisa com isso, se quisesse…

Deixe uma resposta

