F1 2012: Sepang, Malásia

A chuva caiu, o Alonso ganhou, o Perez brilhou. A Formula 1 continua caminhando, na linha de uma temporada incrível. Com chili, macarrão e picolé.

Em Sepang, dizer que sempre chove no horário da corrida é algo como… hã… chover no molhado. Todo mundo sabe, mas os caras lá de cima não estão ligando muito. Já virou atração no calendário, na verdade.

Então, já que quem está na chuva deve se queimar, minha impressão sobre o desempenho dos pilotos:

O Alonso tem se mostrado um gênio. Cada dia mais. Aquela velha história de que na F1 ganha quem tem o melhor equipamento é chutada para longe. Supera a lógica. Predomina o imponderável.  Com o pior carro das últimas temporadas, Fernandinho é iluminado o suficiente para parar nas horas certas e pilotar como se não houvesse amanhã. Convenhamos, ele não tem nada a perder mesmo…

Massa precisa se benzer, tirar a uruca… não é possível! Tomar passão (e pressão também) do Ricciardo,  do Vergne e figurar na classificação do mundial de pilotos atrás da MARUSSIA é pra fechar a lojinha. Bem disse o Inagaki que a propaganda de um certo banco vermelho é visionária, mas ao contrário. Vai voltar a entregar quentinhas do jeito que está. E a coisa só piora, ma vez que seu companheiro lidera o campeonato. Não tá fácil pra ninguém. O tempo está se esgotando.

Pérez fez uma daquelas corridas que o piloto pega o VT e assiste quando não tem mais nada pra fazer. Essa ele vai mostrar pros filhos, pros netos. Ia ganhar. Quase não tinha como perder. Tirando quase um segundo por volta, aproximava-se de Dom Alonso como quem persegue uma bicicleta usando uma moto. Mas aí veio o engenheiro, soprou no ouvido dele uma acalentadora mensagem de otimismo e empolgação: “Ó mano… tá bom assim… não vai fazer cagada, mantenha a posição”. Depois de desconcentrado e desmotivado, foi dar um passeio na área de escape e ficou com a segunda posição mesmo.  Mas é bonito demais ver um piloto novato subindo ao pódio depois de pilotar da maneira com que Perez pilotou. Arriba Mexico!

Em tempo: Não vi marmelada coisa nenhuma. Vi é um piloto jovem cometendo um erro de corrida. A mensagem até foi estranha, mas é bem mais coerente do que o “Fernando is faster than you“. Lembre-se… era uma Sauber em segundo lugar!

Bruno Senna, aleluia, foi muito bem! Firme, agarrou uma sexta posição digna de comemoração na Williams. Ganha um pouco de moral na equipe, uma vez que seu companheiro,  Pastor Maldonado, dessa vez não fez milagre e chegou num garboso  19º. Raikkonen chegou em 5º, mas estou chateado com ele: na hora da chuva torrencial não tomou seu famosos picolé. Blé.

Schummacher e Rosberg? Ninguém sabe ninguém viu…. É coisa sua, seu Keke?

Button e Vettel não tem muito o que comemorar. Seus carros foram danificados em “duelos” com as BIGAS. Quer dizer… eles tentaram passar na boa, mas os adversários são tão lentos e os pilotos tão ruins que o inglês acabou perdendo o bico e o alemão estourou o pneu. Esse, aliás, protagonizou as mensagens de rádio mais bizarras da corrida. No fim da prova, a equipe mandou abandonar. Aí desistiu. Quer dizer, mudou de ideia de novo, gritando “emergência”. Ué… esqueceram de disfarçar? A emenda ficou pior que o soneto.

Por fim, Grosjean é um caso a parte. Nas duas primeiras corridas fez um qualify excelente. Rápido, preciso… foi contratado pra isso. Só que chega na corrida, parece que esquece que há outros pilotos dividindo o asfalto com ele. Afoito, me lembra um adolescente numa festa com muita mulher. Fica tão maluco que não consegue aproveitar nada. Deu no máximo 4 voltas nessas duas provas. A libido por corrida do francês deve estar explodindo.

O campeonato ficou assim: Alonso (35 pts), Hamilton (30 pts), Button (25 pts), Webber (24 pts), Pérez (22 pts), Vettel (18 pts), Raikkonen (16 pts), Senna (8pts)

Alonso vai continuar extraindo uma vaca inteira do carro? Massa vai conseguir ganhar das Marussias? Quem será o macho alfa da Mclaren nessa temporada: Button ou Hamilton?  Essas perguntas continuarão a ser respondidas na próxima corrida, na China, em 15 de abril. Lig Lig Lig Lé…

Futuros companheiros de equipe?

Foto: Fórmula1.com

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