Tecnologia & Sociedade

Com certeza muitos dos que leêm este humilde blog já viram a clássica cena do filme “2001, uma Odisséia no Espaço” Isso! Aquela cena que o primata acerta um osso com outro osso e este voa para o alto, e de tão alto, mas tão alto, ultrapassa os limites do tempo e do espaço, tornando-se uma ferramenta que flutua no espaço moderno.

A história da evolução da humanidade não é extamente assim, mas tecnologia e sociedade tem, desde muito cedo, cruzado caminhos, pois afinal, um é obrigatoriamente dependente do outro.  Para que a tecnologia, se não em benefício (e por que não, muitas vezes malefício) da sociedade? E como a sociedade evolui ou regride em certos casos, se não com e pela tecnologia?

A história da tecnologia começa, na verdade, por um meio totalmente não tecnológico. A observação. Os primeiros hominídeos notaram que, quando um certo grão é enterrado, ele cresce e vira justamente um semelhante de onde o grão foi tirado. Por que não “colecionar” estes grãos e enterrá-los manualmente, num determinado espaço?

Notaram também que quando um “cosmo” luminoso cai do céu e atinge uma árvore, formam-se fagulhas que dão origem a um calor que aquece e deixa os alimentos com um sabor melhor. Percebem como da observação se deram as primeiras evoluções?

A partir daí a sociedade evoluiu e com ela a tecnologia. Casas, escrita, pedra lascada, comércio, arado e por aí vai, até os dias atuais, com a internet e finalmente a nanotecnologia. Possivelmente há outras tecnologias que não foram divulgadas ainda, exatamente pelo desconhecimento de uma certa informação: Se ela é benéfica para a sociedade ou não. Novamente tecnologia e sociedade se cruzam.

Conclui-se então, que, paradoxcalmente, tecnlogia e sociedade caminham lado a lado e em direções opostas. Enquanto o mundo for mundo, a sociedade dependerá da tecnologia, e a tecnologia da sociedade, porém, o que se tem notado, é que a tecnologia evolui criando roupas hospitalares com nanopartículas que são antibactericidas e a sociedade, bem, quanto a esta…

Basta ler e ouvir as manchetes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s