Quando a Torre Eiffel quase foi vendida

Segundo as estatísticas do WordPress, as pessoas acessam o meu blog, ou pelo menos chegam a encontrá-lo em sites de busca, quando pesquisam Torre Eiffel e derivações. Nada mais justo que prestar uma homenagem a esta alavanca de acessos.

Uma história interessante sobre o monumento mais visitado do mundo é a quase venda para um vendedor de sucatas francês. Sim, você não leu errado. A Torre Eiffel, palco de suicídios bizarros, filmagens de filmes (!) do 007, quase foi vendida para um sucateiro.

Explico:

A proeza foi obra de um vigarista austro-húngaro (sempre eles) Victor Lustig, que se auto-denominava “O Conde”. Pois bem, este senhor conseguiu papéis timbrados da prefeitura de Paris e convocou os 5 sucateiros mais importantes da França para propor a compra da Torre, já que a prefeitura estaria passando por dificuldades financeiras (de fato estava) e não poderia continuar mantendo a Torre.

Isso em meados de 1925.

A isca foi jogada e mordida. Os ingênuos sucateiros acreditaram na história da carochinha e, 48 horas depois, cada um fez uma proposta pela Dama de Ferro. Ganhou aquele mais ingênuo e ambicioso, pois na verdade, não era na proposta de compra que o vigarista iria sacramentar seu golpe.

“Mas você sabe que nesses casos costuma-se fazer chegar discretamente ao senhor  prefeito (nota do blogueiro: Lembrem-se que estamos em 1925…) uma quantia “correta”, em dinheiro vivo, para lhe agradecer seu apoio””. Essas foram as palavras de Lustig, para o ilustre imbecil comprador, que para variar, caiu que nem um patinho.

Como se não bastasse, a pasta cheia de dinheiro vivo foi entregue na manhã seguinte, ficando acertado que o “feliz dono” voltaria, a tarde, ao hotel onde o Conde estava hospedado para assinar a transferência oficial.

O comprador voltou.

O Conde não.

Já tinha partido de mala e cuia para um destino desconhecido, levando consigo, o resultado do golpe.

Baseado na matéria da Revista Turismo.

Caso queira conhecer a Torre Eiffel, viaje à Paris. Não tem grana? Calma, eu tenho a solução. Não é a mesma coisa, mas serve.

Acesse o site oficial da Torre Eiffel e para facilitar o entendimento, coloque a página em inglês. Pronto? Agora clique em View of Paris. Clicou? Agora espere carregar e divirta-se com o tour virtual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s