Cachorro Louco

Ontem, 31 de agosto de 2007, terminou o mês do “cachorro louco”. Campanhas de vacinação anti-rábica foram efetuadas em vários municípios, milhões de cães e gatos foram vacinados, etc.

 Mas eis a pergunta: Por que agosto é considerado o Mês do cachorro louco? Idéia Fix (devidamente vacinado) tem a resposta :

Na verdade, há duas linhas que explicam por que Agosto é o “Mês do Cachorro louco”.

A 1ª atribui a má fama do mês de agosto a pura e simples superstição. Antigamente ( e até hoje) acreditava-se que em agosto, as piores coisas aconteciam. Era o mês negro. Getúlio Vargas morreu em agosto. Devido a essa fama de mês agourento, é que se explica porque os cães adquirem a hidrofobia (vírus do gênero Lyssavirus)

Já a 2ª linha vem dos veterinários. Segundo eles, o aumento nos casos de raiva pode estar relacionado ao aumento do número de cadelas do cio, o que gera maior briga (leia-se contato direto com o vírus) entre os cães. Isso nos meses Junho e Julho. Como o período de incubação do vírus é de 100 dias, a hidrofobia se manifesta em Agosto.  Faz sentido.

A hidrofobia paralisa os musculos do animal, inclusive

Seja lá qual for a causa, caso você seja mordido por um cão desconhecido ou suspeito, lave o ferimento com água e sabão. Procure o posto de saúde mais próximo.

Fale com seu médico… Eu falaria….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s