Os melhores de todos os tempos

Listas sempre fazem sucesso em blogs: Os 5 mais, os 10 menos, top 7 de filmes, etc. Idéia Fix também tem suas listas! (Nota do Blogueiro: Até hoje (31/01/08) estava escrito “suas lista”. perdão a todos)

Agora, os 5 melhores jogadores de futebol de todos os tempos, na minha opinião, claro:

5- Johan Cruyff – O camisa 14 do carrossel holandês de 74 foi um mito. Um dos poucos a liderar não apenas um time, mas uma nação inteira em campo. Sem Cruyff, a Holanda nunca mais foi a mesma. Nem a de 98.
Como jogador, Cruijff ficou conhecido pelo jogo gracioso, reações rápidas, controle da bola, rapidez, aceleração, capacidade de mudar rapidamente de direção e pela disciplina tática
A Holanda dependia dele para ganhar aquela Copa de 1974. E ganharia se não fosse o próximo jogador;

4 – Beckenbauer – O maior líbero de todos os tempos. Sob seu comando, a Alemanha derrotou o carrossel holandês de Cruyff num jogo épico (escreverei uma série sobre jogos inesquecíveis; um deles será justamente esta final de Copa). Beckenbauer mesmo contundido suportou a agonia da prorrogação e levantou a Copa, em casa.
Beckenbauer merece destaque, pois mostrou que o futebol não é só ataque.

O agora senhor, foi presidente da comissão organizadora da Copa da Alemanha de 2006 e tem pretensões de se tornar presidente da UEFA. Terá que disputar com Platini.

3 – Zico – O Nosso galinho não ganhou a Copa. Nosso galinho não foi eleito o melhor jogador pela Fifa. Mas honrou como poucos a camisa 10. Zico era um maestro em campo. Foi injustiçado sim, naquele pênalti absurdo não marcado contra a Itália. Mesmo mostrando sua camisa rasgada, o juizão o ignorou. Uma pena, porém isso não tira o brilho do comandante de um Flamengo quase imbatível, de uma seleção de 82 inesquecível.
Zico também sofreu quando perdeu um pênalti contra a França na Copa de 86. O pênalti decisivo. Mas ele não pode ser martirizado por isso.
Exímio cobrador de faltas, Zico destacava-se por sua precisão. Quem dera se houvessem mais jogadores como Zico atualmente!

Hoje em dia, poucos são realmente os chamados camisas 10.

2- Maradona

– Por mais argentino que seja, Maradona desperta os mais variados sentidos. Apesar de admirado é odiado por muitos. È difícil imaginar que alguém que troça pelo Boca, seja idolatrado por torcedores do River. Maradona consegue. Apesar de seu mau comportamento (mau comportamento foi apelido) fora de campo, levou os times que fez parte à patamares nunca vistos. Fez do Boca um time grande. A seleção Argentina ganhou a Copa de 86 por causa dele (lembram do “la mano de Dios”? Quem mais faria isso?). Até o modesto time do Nápoles ficou conhecido por causa dele. El pibe de oro, como é conhecido, também atuou no Barcelona, e é sem dúvida nenhuma, o argentino mais conhecido de todos os tempos. Muitos até acham que ele foi o maior de todos. Mais não foi. Até porque ninguém, ninguém até hoje, superou o(s) número(s) 1.

1- Garrincha/Pelé

– Não é preciso falar muito sobre esses dois jogadores. A simples menção do nome Pelé causa arrepios em muitos zagueiros, técnicos, torcedores (os corintianos que o digam).

Garrincha? Garrincha foi simplesmente Garrincha. Um jogador que, arrisco dizer, nunca teremos outro igual. Nem parecido. Infelizmente.

É claro que muitos outros foram deixados de fora. A história de futebol tem muito mais que 5 melhores jogadores. Mas a vida é assim. O futebol é assim…

Se alguém não concordou com a lista, mande a sua, cara pálida, para o comentário… É com discussões saudáveis que se faz o futebol.

UPDATE 16/10/08 – Após exatos 365 dias, eu finalmente posso fazer uma enquete a respeito disso. Agora o WordPress tem uma ferramenta de pesquisa de opinião, que terei o prazer de inaugurar aqui no Idéia Fix, usando esse texto.

Agora é a sua vez!

Siga-me no Twitter! Dê um follow no @fwtoogood

76 pensamentos sobre “Os melhores de todos os tempos

  1. Desculpe-me os saudosistas, mas pra mim, Garrincha, se jogasse hj não seria um “Garrincha”, seria no máximo um “Robinho”, “Ronaldinho Gaúcho”, excelentes jogadores que são dotados de habilidades incríveis, que só são benéficas ao esporte quando elas são usadas para decidirem os jogos, caso contrário é pura “firulagem”. Futebol mesmo, numa concepção geral, jogaram Pelé, Maradona, Zico, Romário e depois desses você pode completar a lista com qualquer outro nome dentre os bilhões de jogadores de futebol…

    • se for assim pelé naum seria o rei do futeboll naum da para comparar as epocas pensa o ignorante se for assim messi seria o rei agora em 2006 seria ronaldinho gaucho e assim por diante presta atenção naum tem como comparar decada

  2. Zico foi piada.
    Não fica nem em décimo.
    Acima dele tem muitos outros, que destruiam em suas respectivas seleções.
    Zico foi jogador de clibe, ou melhor, de Flamengo.

  3. Acima de Zico só existe Pelé, e para aqueles que não viram o galinho jogar, vejam um DVD desse monstro sagrado do futebol brasileiro e mundial. Então passarão a saber tb que foi o último gênio que o futebol produziu.

  4. Acho q se num colocar zidane entre os tres não é uma lista de acordo com a verdade alendo mas cruyff e beckembauer onde ficam assim pra mim os cinco deveriam ser assim pelé maradona zidane cruyff e beckbauer

  5. Concordo plenamente com os cinco melhores de todos os tempos dessa lista. Acho, apenas, que o Zico deveria estar em 2º lugar, pois dos jogadores que já ví jogar é sem duvida nenhuma o melhor.

  6. Na minha opinião existiram três jogadores que representaram três gerações diferentes.Como o melhor entre os melhores.

    Pelé(garrincha,Puskas,di stéfano,bekembauer,eusébio,cruyff…)

    Maradona(zico,platini,van basten,rummenigge,cruyff…)

    Zidane(ronaldo,romário,laudrup,baggio,stoichkov,figo,ronaldinho…)

  7. Essa linha de pensamento faz sentido. Não dá pra comparar, por exemplo Puskas e Beckembauer…
    Cada um foi craque/gênio em suas posições…

    Agora… Colocar o Baggio foi sacanagem, hein… tá certo que ele é ídolo aqui no Brasil, mas você sacaneou legal…. hehehe

  8. *Melhor de Todos os tempos para mim:
    GOL- Yev Yashin Aranha Negra.
    LÍB- Franz Beckembauer.
    ZAG- Bobby Moore.
    LAT- Carlos Alberto Torres.
    MC- Eusébio, Johannes Cruijff, Michel Platini, Bobby Charlton.
    ATA- Pelé, Garrincha, Ferenc Puskàs.
    *Reserva:
    GOL- Sepp Maier.
    LÍB- Franco Baresi.
    ZAG- Ronald Koeman.
    LAT- Daniel Passarella, Júnior/Francescoli.
    MC- Zico, Raymond Kopa, Zinedine Zidane, Löhtar Matthäus.
    ATA- Diego Armando Maradona, Alfredo di Stéfano, Mathias Sindelar.

    Conheço Outros Muito Bons> Guerd Müller, Van Bastem .ETC

  9. SELEÇAO DE CRAQUES

    GOL:Yashin(Russia),Schimicel(Dinamarca)
    ZAG:Baresi(Italia),Blanc(França),Moore(Inglaterra),Maldini(Italia)
    LAT:Cafu(Brasil),R.Carlos(Brasil),Carlos Alberto(Brasil),Nilton Santos(Brasil)
    VOL:Beckenbauer(Alemanha),Rijjkard(Holanda),Falcao(brasil),Tigana(França)
    MEI:Zico(Brasil),Zidane(França),Ronaldinho gaucho(brasil),Platini(França)
    ATC:Pele(Brasil),Maradona(Argentina),Puskas(Hungria),Cruyyjf(Holanda)

    ALGUEM AI QUE BOTA TIME CONTRA

  10. Pele nao é nem o decimo ele nao jogou nada, fazer os gols que ele fazia ate eu.ele sempre jogou ao lado de jogadores exelentes so ficou conhecido pois fazia muitos gols ele tem que agradecer muito ao garrincha e outros que davam os gols e a fama á ele

  11. Santa ignorância Batman!

    Espero seriamente que seu comentário tenha sido irônico….

    Tenho absoluta certeza que você não viu o Gasolina no filme “Pelé Eterno…”
    Você pode até discordar dizendo que ele não foi o melhor, mas dizer que “ele nao jogou nada”? Cada maluco que aparece por aqui…

  12. zico nao estar nen entre osdez era jogador de jogo facil sou um amante do futebol a tempos que eu tento fazer a lista perfeita assistir varios dvd de varios jogadores . procuro muintas imfor maçoes na internet,revistas,outras listas.levo encomcideraçao titulos.premiaçao.exibiçao.nivel de canpeonato. garrincha e muinto fraco jogoubem naseleçao tabem uma seleçao daquela ate obina no bota fogo so ganhou carioca .

  13. Selecao de todos os tempos:
    Goleiro : Lev Yashin
    Lateral D: Cafu
    Zagueiro Central: Beckenbauer
    Quarto zagueiro: Luizinho
    Lateral E: Maldine
    Volante : Cerezo
    Meio Campo : Maradona
    Meio Campo : Cruyff
    Ponta Direita : Garrincha
    Atacante : Pele
    Atacante : Reinaldo

    Reservas:Gol: Taffarel e Shemichel; Laterais : Carlos alberto e Roberto Carlos; Zagueiros : Baresi e Cannavaro; Volantes: Falcao e Reijard; Meio de Campo : Zico, Platini, Zidane e Lotar Mateus; Atacantes: Ronaldo e Romario.

  14. Pra mim os melhores foram eles … e a minha seleção d e todos os te´pos seria : zaga;. baresi
    bekembawer
    boby moor
    volante:jerson
    meia:cruyff, zidane, maradona.
    pelé, garrincha e Ronaldo.
    goleiro ; Banks.

    Reservas… Aladair , Maldine , Piazza, didi, zico,rivellino,Romario, Puskas , distefano e Van bastten…

  15. EM RECENTE PESQUISA REALIZADA PELO BOL, DEU A SELEÇAO DE 94 SENDO A MELHOR??? AÍ PENSEI. ESTAMOS PERDIDOS, OS JOVENS QUE SÃO MAIORIA NA NET, VOTAM SEM ESTUDAR. ELEGERAM MARADONA A PELÉ E NOS DERAM PROVAS QUE NAO LEEM NUMEROS, É SÓ LER OS NUMEROS E VER QUE PELÉ FOI MAIOR. VOLTANDO A 94,AQUELE TIME É A CARA DO DUNGA, JOGA FEIO MAS GANHA, ALIAS TAFFAREL TB GANHO AQUILO PRO BRASIL .FEIO E SONOLENTO FEITO TIME ITALIANO E O FEIOSO ALEMAO. O FUTEBOL ARTE MORREU EM 82. É SO PESQUISARMOS! A MELHOR FOI A DE 58, POIS ALÉM DE TUDO HAVIA PELÉ E GARRINCHA. SE OS JOVENS NÃO SABEM NEM VOTAR PARA ELEGER UM SIMPLES VEREADOR, QUEM DIRÁ OUTRAS QUESTOES?! É PREOCULPANTE. VOTO EM PELÉ, ZICO E MARADONA

  16. PRA ELEGERMOS UM JOGADOR É PRECISO ESTUDARMOS TODOS OS PONTOS. ZICO ERA PERFEITO EM TODOS OS FUNDAMENTOS,COMO PELÉ. JÁ MARADONA ERA CANHOTO E NAO SABIA FZ GOLS DE CABEÇA, MAS ERA ESPETACULAR, MAIS OU MENOS COMO PELÉ E GARRINCHA. O QUE FALTAVA NUM SOBRAVA NOUTRO. ESSES 4 TEM TONELADAS DE LANÇES LINDOS, PLATINI VEM EM TERCEIRO, LEMBRANDO QUE: ZICO, PLATINI, CRUIFF,E PUSKAS NUNCA GANHARAM COPA, JA VAMPETA E MAURO SILVA FORAM CAMPEOES, ALEM DE DUNGA.

    SE A SELEÇÃO DE 82 TIVESSE GANHO SERIA MAIOR QUE AS OUTRAS. OS INGLESES CERTA VEZ BOTARAM A DE 70 (BRASIL), SENDO A MELHOR SEGUIDO DE 82(BRASIL), E EM TERCEIRO A HOLANDA DE 74.

  17. pele nao vejo como o melhor jogador mas como artilheiro mas tambem com
    um garrincha para me dar passe eu virava rei
    garrincha otimo jogador se pele tem 1000 gols deve isso a ele mas nao é completo
    maradona o jogador mais completo por tanto o melhor
    tenho outros bons mas me deu preguissa de citar

  18. FUTEBOL É UM ESPORTE COLETIVO. MUITOS BRASILEIROS TEM PREGUIÇA DE ESTUDAR E SAÕ IGNORANTES MESMO. NÃO CONSEGUE SEQUER ENTENDER UMA COISA TÃO OBVIA. FUTEBOL É SIMPLES DE ENTENDER. PELÉ E ZICO TB TIVERAM EXCELENTES COMPANHEIROS, VC QUERIA O QUE??? QUE AMBOS BATESSEM ESCANTEIO E FOSSEM CABEÇEAR??? O MARADON TB TEVE O ARDILES, MARIO KEMPES PASSARELA, FILLIOL, VALDANO, ETC.

  19. NA DUVIDA LEIA OS NUMEROS DE PELÉ EM RELAÇÃO AO DEMAIS, LEBRANDO QUE PELÉ NÃO JOGOU APENAS NA SELEÇÃO, ERA DO SANTOS ASSIM COMO GARRINCHA ERA DO BOTAFOGO, ALEM DE TER TIDO FASES ESCURAS EM SUA VIDA, JÁ PELE E ZICO NUNCA TIVERAM MÁ FASE.

  20. Time de todos os tempos
    GOL: Banks, Yashin e shemichel (talvez o buffon)
    Zagueiros: Beckembauer, Baresi, Luizinho( o de 82) e Cannavaro
    Laterais: Carlos aberto Torres, nelinho, cafú, r carlos, Maldine
    Volantes: Falcão, rijikard, cerezo e redondo
    Meias: cruif, Maradona, Ronaldinho, zico e Koeman
    Atacantes: Pelé, Garrincha, reinaldo, Puscas e Gerd Muller.

  21. Melhores Jogadores (Os 60 Mais Completos):

    1-Zico
    (Meio-Campo com 826 gols em 1180 partidas)
    Média de Gols por Partida: 0,7
    2-Pelé
    (Atacante com 1284 gols em 1375 partidas)
    Média de Gols por Partida: 0,93
    3-Cruyff
    4-Beckenbauer
    5-Garrincha
    6-Maradona
    7-Di Stefano
    8-Puskas
    9-Didi
    10-Platini
    11-Cantona
    12-Kempes
    13-Rummenigge
    14-Rivelino
    15-Bobby Charlton
    16-Júnior
    17-Muller
    18-Careca
    19-Matthäus
    20-Eusébio
    21-Papin
    22-Batistuta
    23-Leandro
    24-Sócrates
    25-Passarella
    26-Éder
    27-George Best
    28-Djalma Santos
    29-Falcão
    30-Gascoine
    31-Roberto Dinamite
    32-Rijkaard
    33-Nílton Santos
    34-Nunes
    35-Adílio
    36-Andrade
    37-George Weah
    38-Michael Owen
    39-Lineker
    40-Roberto Baggio
    41-Ronaldo
    42-Romário
    43-Zamorano
    44-Bebeto
    45-Edmundo
    46-Ronaldinho
    47-Messi
    48-Saviola
    49-Ortega
    50-Sócrates
    51-Cristiano Ronaldo
    52-Kaká
    53-Rossi
    54-Riquelme
    55-Caniggia
    56-Michael Laudrup
    57-Túlio Maravilha
    58-Robinho
    59-Van Nistelrooy
    60-Henry

    ZICO VS PELÉ:

    Zico Pelé
    Precisão X –
    Cabeçada – X
    Passe X –
    Cruzamentos X –
    Potência – X
    Velocidade X X
    Habilidade X X
    Gols – X
    Assistências X –
    O Gol X X
    (Chaleira vs 3 lençóis)

    A Chaleira ocorreu pela soma da habilidade do Zico, reflexos rápidos e um passe mal executado de seu companheiro do Kashima Antlers.
    Os 3 lençóis foram possíveis pela soma da habilidade do Pelé com a incompetência dos zagueiros.

    A dificuldade de se fazer o principal da carreira de cada um dos craques é muito grande, por isso é difícil dizer qual foi melhor.

    OBS.: O Fator Tempo:

    Década de 70 e 80 – O futebol começa a priorizar mais a defesa, velocidade e técnica a procura por uma maior eficiência se desenvolve entre o meio da década de 70 e da década de 80. O Futebol da época foi muito rico e variado o que necessitou cada vez mais de uma mudança à procura da eficiência.

    Década de 60 e início da década de 70 – O futebol era o chamado de futebol arte não havia uma grande importância com marcação e táticas de jogo, o futebol arte era um futebol bonito, mas pouco eficiente na defesa.

    Conclusão: Zico poderia ter sido maior do que foi se tivesse jogado entre 50 e 70. Pelé não consiguiria jogar como jogou se fosse na década de 80. E além de tudo a posição em que Zico jogava era de ligação e mesmo assim ele fez 826 em 1180 partidas.

  22. A seleção mundial de todos os tempos:
    Gondon Banks, Carlos Alberto, Bobby Moore, Beckembaer, Breitner, Falcão, Cruyift, Rivelino, Muller, PELÉ e George Best (genial e fenomenal).

  23. GOLEIROS : LEV YASHIN , PETER SCHMEICHEL , GORDON BANKS.

    ZAGUEIROS : BOBBY MOORE , FRANZ BECKAMBAUER

    LATERAL : CARLOS ALBERTO TORRES , NILTON SANTOS , JOSE LEANDRO

    MEIO-CAMPO : ALFREDO DI STEFANO , MARADONNA , DARIO ROXO , MICHAEL PLATINI

    ATACANTES : PELÉ , GARRINCHA , ZAGALLO , UWE SEELER , ROBERTO RIVELINO , ZICO , E MUITOS OUTROS …

  24. Pele ?! pele pra mim nao era nem pra estar nem nos 20 melhores , ele nem era isso tudo q as pesoas dizem !! so virou o melhor da historia pq fazia akilo q mais importa no futebol , gol .

  25. Goleiro – Gordon Banks (Inglaterra)

    Lateral direita – Carlos Alberto (Brasil)

    Zaga central – Bobby Moore (Inglaterra)

    Zaga central – Franz Beckenbauer (Alemanha)

    Lateral esquerda – Nilton Santos (Brasil)

    Meia-direita – Johan Cruyff (Holanda)

    Meia-central – Alfredo di Stefano (Argentina)

    Meia-central – Michel Platini (França)

    Meia-esquerda – Ferenc Puskas (Hungria)

    Atacante – Pelé (Brasil)

    Atacante – Diego Maradona (Argentina)

    Este time não perderia pra nenhum outro.

  26. Eu concordo com o amigo que o Zico é um jogador do mengo ele perdeu o penalti contra a França. E a minha classificação é a seguinte

    1)Garrincha
    2)Garrincha
    3)Garrincha se não fosse ele nos não seriamos campeão no Chile
    Ronaldo ele casa para dar satisfação para a familia ele gosta eu sei de que, ele serve para jogar no coringão

  27. o melhor de todos os tempos é o ronaldinho gaúcho com lidos gols jogadas espetaculares. é um belo cobrador de falta tem visão de jogo faz muitos golaços dribla como ninguém e é claro hoje em dia todo mundo tem um otimo preparo físico e tem conhecimento das abilidades de seus rivais. ele é muito bem marcado.
    ele só tem o q se orgulhar como o melhor jogador q já ganhou o premio de melhor do mundo.

  28. Minha seleção seria:

    Julho César(GL)

    Mauro Ramos de Oliveira(ZC)

    Carlos Alberto(MD) Niltom Santos(ME)

    Franz Beckenbauer(M.DEFENSIVO)

    Johan Cruyff(MD) Puskas(ME)

    Zico(MC) Zidane(MC)

    Pelé(AT) Ronaldo(AT)

    Reservas:
    Gilmar
    Junior
    Djalma Santos
    Falcao
    Romário
    Garrincha
    Ronaldinho Gaucho
    Entre outros q nao vao caber na lista!!!!

  29. Minha seleção imbatível: Taffarel, Arce, Baresi, Koeman, Beckenbauer e Maldini; , Matthäus, Zidane e Zico; Maradona e Ronaldo. Reservas: Dasaev, Leandro, Ricardo Rocha, Gamarra e Branco; Júnior, Rincón, Didi e Baggio; Pelé e Puskas.
    Mas tem muita gente que poderia estar aí!

  30. A minha lista 1. Pelé simplesmente incomparável, o maior de todos sem discussão. 1273 gols marcados , o milésimo marcado aos 29 anos de idade, 3 Copas do Mundo conquistadas. 2. Maradona ,gênio, capaz de fazer jogadas fenomenais. 3.Franz Beckenbauer, todas as posições em que atuol foi um dos melhores. Zagueiro, volante, meia ofensivo. 4.Cruiffer, sem palavras totalmente excepcional. 5.Zico , um dos jogadores mais elegantes que já teve no futebol. 6.Rivelino. 7.garrincha 8.Ronaldo 9.Van Basten e 10. Romário.

  31. Colocar o zico na frente do Garrincha é brincadeira. O que fez o zico na seleção? Nada. Foi um jogador de clube. Em suas 3 participações em copas do mundo, foi um fiasco. Quanto ao garrincha, foi bi campeão do mundo, sendo que em 62, sem o pelé, foi brilhante e desequilibrou para a seleção brasileira. QUANTA DIFERENÇA!

  32. Pelos comentários presentes, se conclui que por estas bandas há muita escassez de conhecimentos, ou melhor, falta de informação sobre a qualidade de muitos magos da bola, os quais fizeram levantar estádios por esse mundo foral. Dando assim, opiniões sobre aquilo que desconhecem.
    Omitir destas listas nomes como EUSÉBIO, GENTO e YASHIN entre outros, é tirar qualquer credibilidade a estas listagens, dando-lhe um cunho faccioso.

  33. Seria melhor montar o confronto do século. Pelé no Real Madrid, com Mourinho de Técnico contra Maradona no Barcelona, com Guardiola de técnico. Vamos as duas escalações, começando com o Real “ALL STARS” Madrid.

    Sistema de Jogo: 4-3-3
    Esquemas (variações): 4-4-2/4-2-4/4-5-1

    ————————————————(Cassillas)

    ———–(Thuram)————-(Gamarra)————(Figueroa)———–(R.Carlos)

    ————————————(Matthäus)———–(Redondo)

    ———-(Best)——————————————————————–(C.Ronaldo)
    —————————————————(Pelé)

    ———————————————–(Van Basten)

    Barcelona “ALL STARS”.

    Sistema de Jogo: 4-3-3 (sem centro avante fixo, pelo menos na escalação inicial)
    Esquemas (variações): 4-5-1/4-6-0/3-2-5/3-7-0/4-4-2

    ————————————————(Schmeichel)

    ———(J.Zanetti)—————-(Piqué)—————–(Baresi)————–(Maldini)

    ———————————————-(Beckenbauer)

    ————————–(Xavi)—————————————-(Gullit)
    ————————————————(Maradona)
    —–(Messi)——————————————————————————–(Cruyff)

  34. 1primero lugar dois nomes inesquecivel canhoteiro ponta esquerda,garrincha ponta direta,os dois nao tinha pra ninguem os dois melhores de todos os tempos do futebol fortaleza ceara pau grande rio de janeiro,2zizinho,3zico,4maradona,ai tem reinaldo,rivelino,rivaldo,romario,ronaldo fenomeno,ronaldo gaucho,bebeto,edmundo,djama santos,heleno,leonidas silva,didi,vava,amarildo,megvio,cafuriga,zidane,zito,gensor,tustao,falcao,peralvo,escurinho,socartes,neto,ze maria,hulgaro,ezebio portugal,di estefano,messi,puscas,paulo rossi,gerad mirle entre outros,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s