Censura Hipócrita

Há alguns meses fizemos um debate em sala de aula sobre a classificação indicativa na televisão. Os resultados me surpreenderam. Muito.

Muito se falou que a classificação por faixa etária era uma atitude positiva, pois impedia (ou pelo menos avisava) que o programa era impróprio para certo tipo de público. Também muito se falou que é uma forma de censura.

E a discussão se estendeu até o ponto que se chegou ao campo da qualidade. Aí eu quase surtei. Colegas meus argumentaram que a televisão abusa das cenas de violência e sexo e que essas cenas não deveriam passar no horário que são exibidas porque “há crianças assistindo e isso faz com que a qualidade dos programas caia e blablablablabla

Hipocrisia.

Foi comprovado que o pico de audiência de novelas é justamente nesse tipo de cena. Duvido, faço pouco e ainda pago um jantar no Hilton, se alguém disser que quando uma cena dessas começa, muda de canal e assiste o Sr. Brasil.

Esse tipo de cena não influencia, nem choca as crianças. São tão comuns para elas quanto uma barra de chocolate. E em até certo ponto são úteis para pais responsáveis utilizarem como exemplo do que deve ou o que não deve se fazer.

Falaram ainda que a televisão precisa de programas de qualidade. Concordo. Mas a qualidade está nos olhos de quem vê. Eu posso achar que o Aprendiz é um programa de qualidade, mas quem gosta de música sertaneja não vai perder o Terra Nativa.

Pensar que programas como o Zorra Total conseguem instituir bordões e ainda divertir parte da população, sendo assunto na segunda feira é uma perspectiva assustadora, porém realista.

Alguém precisa mudar esse mundo da televisão. Ou então eu prefiro voltar a era do rádio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s