Hiato Criativo – Você também irá passar por um

O hiato criativo é um dos maiores vilões dos blogueiros, escritores ou qualquer um que precise de uma idéia para fazer seu trabalho. Você pode notar que passa por um hiato criativo quando começa a escrever um texto e misteriosamente a inspiração desaparece. A vontade de tornar a escrevê-lo também some. Parece que tudo o que você tem vontade de fazer fica sem sentido e você acaba desistindo.
O hiato criativo é tão comum que muitos blogs não sobrevivem a primeira onda (sim, o hiato não acontece uma só vez) e simplesmente apagam seus blogs. Geralmente acontece no 3° mês – idade que completará o nosso Idéia Fix.

Caso você não seja blogueiro e também passe por um hiato criativo não se desespere. Ler é sempre uma fonte de inspiração, um fôlego novo. Não importa o que você vai ler. Pode ser até aquela revista Manchete de mil novecentos e tralala (!!), com páginas faltando, ou ainda aquele gibi da Turma da Mônica (Isso! Esse mesmo que você já decorou todos os diálogos). Sempre é bom estar com o espírito criativo. Ainda mais no mundo de hoje.

Caso você seja blogueiro, aí vai uma dica: Quando você estiver em uma fase criativa, quando até uma teia de aranha no lustre te faz escrever um interminável texto sobre a “relação entre teias de aranha e relacionamentos amorosos”, escreva alguns textos a mais e não os publique. Deixe-os de step para o tempo das vacas magras. Pode ser difícil ter que guardar um texto que por ventura tenha ficado excelente, mas assim será melhor. Aliás, quanto melhor for o texto step, menos o seu blog sentirá o hiato criativo. Para o leitor será mais um dia comum.

Tenho passado por um hiato criativo. Já abortei algumas tentativas de textos e usei tanto a técnica da leitura quanto a do texto step. Aliás, olhem o texto abaixo, o “Cbrréeo Mcáigo”. Este era um dos que eu tinha em step, daí o por que ele ser tão curto.

Sinto que o tempo das vacas gordas está voltando, afinal, olhem quantas linhas eu já preenchi falando da falta de criatividade!

Idéia Fix volta com força total após essa pequena maré. Espero que o próximo hiato criativo demore a acontecer, e quando acontecer, eu estarei preparado.

4 pensamentos sobre “Hiato Criativo – Você também irá passar por um

  1. Eu tenho um hiato criativo há 5 anos
    estou desesperado porque tudo o que eu escrevia foi em outras épocas. Me formei e continuei com esse hiato
    hoje dou aula de ingles, atualmente o hiato tem aumentado e nem o material dos alunos eu estou conseguindo criar
    E tem mais, alem de eu sofrer esse hiato, não estou conseguindo ler
    logo depois de ter sofrido o hiato, eu comecei a perceber que nao consegui mais buscar as fontes de inspirações que a maior delas sem duvida é a leitura
    meus olhos se embaçam, eu fico com a mente cansada. Até penso que pode ser dos olhos, mas já fui ao oftalmologista e ele me deu um oculos e continuei com os mesmos problemas
    fui a um neurologista e ele ~me deu um remedio que nao ajudou nada, o psquiatra diz que nao resolve esses problemas e o psicologo só quer saber da minha vida, 5 anos falando de mim e nada de resolver esse impasse
    o que acha que pode ter acontecido comigo ?

  2. Pingback: Repost: Sugadores de Escuro « Idéia Fix

Deixe um comentário

