A Copa Aqui

 Poucas horas atras foi anunciado que o Brasil será a sede da Copa do Mundo de 2014. Será a segunda vez que o país sedia o segundo evento esportivo mais importante do planeta e o mais assistido pela televisão. Em 1950 o Brasil sediou a Copa em função da destruição causada pela 2a guerra mundial. Nenhum país tinha condições socio-econômicas de sediar a Copa, então, sobrou pro Brasil.

Mas agora a Copa é nossa, independente de conflitos. A pergunta que fica é: Vai dar pra fazer direito?

Depende. Se o projeto for seguido a risca, sim. Se não, não.

O projeto prevê que as obras em estádios (ou até mesmo a construção de novos) será financiada pela inicitativa privada. As obras de infra estrutura e os investimentos em saúde, segurança e trasporte estarão a cargo do governo.

Um projeto assim, além de ser extremamente válido, beneficiará não só os turistas ou os jogadores. Beneficiará toda a população. O governo seria obrigado a investir para não passar vergonha, ou alguem aqui imagina a seleção da Inglaterra perdendo por W.O. a semi-final para a Espanha, porque ficou presa no consegstionamento na marginal Tietê, em função de um mostruoso alagamento? Ia dar uma confusão dos diabos.

O que quero dizer é que uma Copa no Brasil, se feita como esta sendo planejada, terá praticamente só benefícios. As empresas privadas ganharão muito dinheiro, pois se investem, querem algum lucro. Com isso a economia melhora e o povo terá mais condições para melhorar a vida.

Mas não adianta nada a Copa ser aqui, se os governos resolverem aparecer mais do que devem e superfaturar gastarem mais do que devem em obras inúteis. Será uma vergonha ver políticos tentando aparecer às custas da Copa (pode reparar que isso já vem acontecendo. Veja quantos políticos foram ao anun cio em Zurique.) e ainda mais vergonhoso será a repercussão que uma Copa catastrófica trará não só para o turismo, mas também para os investimentos externos pós Copa.

Muitos irão dizer que o Brasil tem coisas mais importantes para resolver do que organizar uma Copa do Mundo. Mas a organização dessa Copa implicará mudanças estruturais grandes no país. Ou pelo menos essa é a teoria. O país deve se modernizar e melhorar para organizar um evento desa importância. A Copa será feita nos moldes brasileiros. Sem grandes luxos. Não esperem um Copa melhor que a da Alemanha ou que Coréia-Japão. Economias e realidades diferentes. Mas será uma Copa de sucesso (repito: se seguido o planejado)

Não sou pessimista, derrotista ou algo do gênero. Só não quero que aconteça o mesmo que aconteceu no Pan. Dinheiro indo direto para o bolso para o ralo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s