A Microsoft que se cuide.. a Monsanto vem aí!

Uns anos atrás, a Microsoft tentou patentear os números 1 e 0 (!!!!!!) numa tentativa de dar o xeque mate no monopólio tecnológico. Sem esses números fica impossível utilizar o código binário sem pagar royaties à empresa de Bill Gattes. Mas graças a alguns bon$ advogado$ com juízo na cabeça, essa tentativa foi impedida (por enquanto?)

Mas essa é apenas uma introdução para o caso que contarei a seguir. Uma outra empresa, a Monsanto também tenta dar uma de espertinha e quer patentear a criação de porcos, como se eles tivesse inventado esses suínos ou seu método de criação. A história é mais bizarra do que parece. Segundo o Greenpeace: ““Se essas patentes forem concedidas, a Monsanto pode, legalmente, impedir criadores e fazendeiros de criarem porcos que tenham as mesmas características descritas nos pedidos de patentes; ou então pode forçar esses agricultores a pagarem taxas”.

Isso é ainda mais sério, já que os termos na patente são muito amplos e gerais, utilizados por milhares de criadores. Todos teriam que pagar taxas por ao fazer uso técnicas de conhecimento geral.

A bola de neve é ainda maior. Christoph Then, que há 10 anos (Nota do blogueiro: Christoph Then.. 10 anos.. pegou? pegou?) trabalha revisando pedidos de patentes, explica melhor até onde vai a ambição dessa empresa: “Eu não pude acreditar. A Monsanto não busca apenas uma patente para um método, quer uma patente para os porcos que nascem desse método. É algo assustadoramente amplo e perigoso”.

Se essa moda de patentear der resultado, vou pedir a patente da letra “R”… quem usar verbo no infinitivo, vai pagar royalties.

Num trabalho bloguístico-investigativo, enviei para o site da Monsansto um pedido de informações sobre o caso. O que chegou no meu Gmail, até agora, foram confirmações de que eles receberam a mensagem… assim que chegar algo mais interessante, eu posto a versão deles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s