Os abusos nas listas de material escolar

Todo fim de Janeiro é a mesma coisa: crianças com ‘finiquito”, ansiosas para comprar o material escolar e os pais preocupados com o quanto vão gastar com a brincadeira… E nesse caso, as escolas não ajudam nem um pouco…

Hoje fui numa papelaria, e, como esperava, encontrei alguns pais com cara feia, olhando para as listas de materiais.. Encostei no balcão, esperando para ser atendido e ouvi (sem querer, claro) a seguinte conversa:

Atendente – A escola pede lápis aquarelável.. o que o senhor está levando é o normal… tem certeza que não quer levar o aquarelável, que é o que a escola pede?
Pai – Mas.. mas…
Atendente – A escola “tá” pedindo o aquarelável.. melhor levar…
Pai – É.. é…
Atendente – O próximo item é cola colorida… uma caixa com 6 tubinhos sai R$ 4,20
Pai – Pode ser..
Atendente – Bom.. agora vem 2 tubos de cola. Um para sua filha usar e outro para ficar com a escola…

Pera aí! Cola colorida? Pra que a criança vai usar cola colorida??? Ela está na 5a série! Que coisa inútil, cola colorida… dinheiro jogado no ralo. E o que dizer do aquarelável? Que frescura essa imposção da escola em o lápis ser aquarelável.. No que isso vai influenciar no aprendizado da criança? Agora.. o abuso maior, nesse caso, foi o tubo de cola extra… A escola vai, simlesmente, embolsá-lo! Eu não sei qual era a escola da menina, mas sei de uma coisa: aquele pai foi assaltado.. na cara dura…

E não me venham dizer que a cola colorida ajuda no desenvolvimento motor… um lápis colorido normal surtiria o mesmo efeito (e a probabilidade de a criança manchar a blusa é bem menor).

A lista dos abusos não pára por aí. Lendo sobre isso na internet, vi que algumas escolas pedem papel higiênico, pincel atômico, pasta de dente e algumas tem a cara de pau de dizer que os pais são obrigados a comprar o material na própria escola! Eu mesmo já vivi situação parecida. O colégio exigiu a compra da “agenda” escolar na própria escola, assim como uma pasta com plásticos. O preço, claro, era maior que numa papelaria comum. A diferença nas agendas? Nenhuma. Nas pastas? Nenhuma. O único senão era o o lucro ir direto para os cofres do colégio.

O Procom aconselha os pais a imediatamente denunciar a escola. Realmente é o que deve ser feito. No caso da menina, foi uma cola.. mas quantas crianças dessa mesma escola, vão comprar a cola extra?

5 pensamentos sobre “Os abusos nas listas de material escolar

  1. Necessito de orientação nas compras de material escolar, meu filho esta cursando a 5ª serie do ginásio em uma escola particular, foram exigidos um kit classificador+ agenda confeccionado na mesma escola no valor de R$25,00. Solicitaram também 1000 folhas de papel oficio e 04 marcadores para lousa . gostaria de saber se realmente sou obrigada a comprar esses materiais?

    • Jaqueline: Acho que você não é obrigada a comprar esse tipo de material. Marcadores de lousa e MIL (!) folhas de papel são abusos claros. O PROCOM vai adorar saber disso. Leve a lista com você e não pague pelo que a escola deveria fornecer (principalmente por ser escola particular, na qual você já paga mensalidade…).

      Abraço e volte sempre ao Ideia Fix!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s