O ciclo da redundância…

Falar de redundância é algo comicamente engraçado. Por mais que você tente se livrar desse vício de linguagem, você acaba cometendo certos deslizes. O melhor mesmo é encarar de frente o problema e seguir pra frente.

É de comum acordo que qualquer um pode cometê-lo, em qualquer país do mundo. Não é monopólio exclusivo de quem é redator ou até mesmo tagarela. Pode ser embaixo de uma chuva torrencial ou de sol escaldante, você estará preparado para cometê-lo, mesmo que não saiba ou não queira.
Para quem quer acabar com esse tipo de vício, não adianta criar novas teorias: A prioridade número um é prestar atenção ao que escreve (ou ao que fala), não adiantando fazer um planejamento antecipado.

Acrescentando mais um dado: Se você não cuidar desse problema, ele vai se degenerar para pior e sua entrevista de emprego para a Prefeitura Municiapal será um pavoroso desastre. É uma velha tradição achar que “passa sozinho”, assim como uma goteira no teto. Portanto, cuide-se, vigie-se, fiques atento (ou no lema dos escoteiros: sempre alerta)

É por isso que o Idéia Fix faz esse aviso. Detalhes minuciosos como esses podem fazer a diferença, porém, fica à seu critério pessoal usar essas dicas ou não. Eu aconselho a usá-las, afinal, vai que aparece uma surpresa inesperada, uma discussão intensa, por exemplo, e você não está preparado o suficiente para argumentar e acabar usando redundâncias? Isso será motivo de chacota pelo resto de sua vida (Não preciso prever o futuro para saber disso.. é óbvio!)

PS: Eu sei que você está aí, com um sorriso nos lábios lendo este post. Agora eu quero ver  se você é sabichão e conta quantas redundâncias eu cometi nesse post.

PS2 (não o videogame) – Aposto também que você já cometeu algumas dessas redundâncias, não? Então, segue anexado junto com o texto, com a devida autorização do Brigadeiro da aeronáutica, do Almirante da marinha e do General do exército, mais alguns exemplos de redundância.

Lista das Redundâncias

8 pensamentos sobre “O ciclo da redundância…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s