Ídolos do Brasil – Maguila

Não. Este não é um post sobre o programa musical (de qualidade duvidosa) do SBT/Record. É sobre aquelas pessoas que um dia serviram de inspiração para seus pais e avós. Que foram ícones, referências. Que fizeram muito por este país, representando-o no exterior. Sobre os verdadeiros ídolos do Brasil.

Resolvi fazer esse post, por dois motivos: a) Eu prometi neste post sobre o João Carlos Martins e b) O Idéia Fix precisa prestar essa homenagem aos ídolos, falecidos ou não. Principalmente depois de anunciada a aposentadoria de Guga.

Comecemos pelo pugilismo.
O que vem à cabeça quando se fala em Adilson Maguila? Provavelmente você deve pensar que se trata de um lutador de boxe com o tamanho de um gorila, que fala estranho e trabalhou no programa do Tom Cavalcante. Mas o Maguila foi mais que isso. Se os títulos falam por si só, aí vai: Campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental, campeão das Américas e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe. E várias vezes. Só isso.

As pessoas só se lembram do Popó e de alguns boxeadores internacionais (principalmente do Tyson). Maguila acabou com o boxe argentino, pois ganhava de todos eles e novas gerações, desestimuladas, não foram formadas. Maguila só perdeu para um argentino quando este foi especialmente preparado e treinado para ganhar de Maguila. E cá entre nós, o brasileiro já não estava em seu apogeu.

Maguila foi aposentado pela mídia (leia-se Luqui/Bandeirantes/Luciano do Valle. Esse pessoal geria a carreira do pugilista até então) depois de ganhar, suado, do argentino Walter Masseroni. Maguila não aceitou essa aposentadoria forçada e voltou a lutar, perdendo, é verdade, para o mito George Foreman (aquele mesmo do grill). Depois dessa derrota, venceu 22 e dois combates seguidos.

Uma carreira com mais altos do que baixos. Mas Maguila era o ídolo com a cara do Brasil. E o Brasil tem essa cara. A cara do Maguila.

6 pensamentos sobre “Ídolos do Brasil – Maguila

  1. Leonardo:

    Eu nem bem comecei minha carreira de jornalista e você já está perguntando porque eu a abandonei?

    Agora, se você perguntou achando que eu era o Maguila… tá mal hein filho… bem mal por sinal….

  2. Eu amava michael jackson, o pior de tudo e que nunca mais vai existir outro igual.Temos que ficar aqui so vendo bundas!!,e melodias com palavrões.
    Mas acabei de crer que é isso que o povo gosta,se criticassem e julgassem menos,certamente ele estaria ainda aqui.
    mas ,pensando bem ! ele não deveria sair nunca de perto de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s