Mombaça: a mais breve capital do Brasil

Se os políticos pudessem ser classificados por um nome científico, certamente seriam da espécie Homo sapiens (excentricus) sapiens. É incrível a quantidade de bizarrices que eles conseguiram acumular ao longo dos anos. Já houve uma época na qual o Brasil era dividido entre a força política da vaca e a força política do café.
Outrora, Jânio Quados renunciou à presidência do Brasil acreditando que o povo imploraria sua volta. Ledo engano.

Entretanto, eu acredito que o ápice do nonsense brasileiro foi conseguido por Paes de Andrade (guarde esse nome). Este político era, em 1989, presidente da Câmara dos Deputados. Segundo a Carta Magna deste país, na ausência do Presidente da República – na época, José Sarney – e do vice presidente, quem assume temporariamente o comando da nação é o Presidente da Câmara.
E assim foi feito. Sarney viajou e quem assumiu a presidência do Brasil foi Paes de Andrade.

O que ninguém esperava é que Andrade transferisse a capital federal para Mombaça, sua cidade de natal.

O caro leitor pode estar pensando: Mas.. como tranferir a capital? Isso não é ilegal?
Na verdade, Paes de Andrade estava completamente dentro da lei – por mais estranho que isso pareça.
É que há um artigo na Constituição que permite a tranferência da capital federal de Brasília para qualquer outra cidade no país, por um período de sete dias. Por exemplo: Se há um congresso internacional sediado em Porto Velho, o presidente pode transferir a capital para lá, caso seja conveniente. Hoje já não faz tanto sentido, mas na época os meios de comunicação não eram tão eficientes.

Paes de Andrade embarcou em um avião Búfalo (que é capaz de pousar em qualquer tipo de pista, inclusive de terra), levando vários ministros e outros políticos e instaurou o centro administrativo do país, em Mombaça, Ceará . Mombaça é uma cidade de 44 mil habitantes e fica a quase 300 quilômetros da capital do estado, Fortaleza.

Pesquisando sobre o assunto, achei um artigo na Folha de Mombaça de junho de 2002, falando sobre o assunto.
Segundo o artigo, a visita do presidente em exercício ( e a mudança da capital) “possibilitou que fosse assinada a ordem de serviço para a construção do açude Serafim Dias, tornando assim realidade, um sonho dos mombacenses, desde 1910. Essa obra, tornou viável o abastecimento da cidade, com água tratada, beneficiando hoje mais de 80% da população.

Ainda segundo o artigo, “houve um pouco de má sorte nesse episódio, pois no dia anterior à chegada da comitiva presidencial, houve uma grande ventania – incomum nesta região – que derrubou a torre de telecomunicações da TELECEARÁ, deixando Mombaça sem comunicações telefônicas com o resto do país por alguns dias. Com isso, os jornalistas que faziam a cobertura da visita presidencial tinham que, diariamente, se dirigirem a cidades circunvizinhas para transmitirem as notícias de, antes, durante e após esse evento. Esses deslocamentos e alguns inconvenientes com hospedagem – afinal, era muita gente – aborreceram alguns desses jornalistas que passaram a distorcer alguns fatos, causando nos leitores e telespectadores uma falsa impressão sobre a cidade e o motivo da visita, embora não fosse essa, fato incomum como deixaram transparecer, pois quase todos os presidentes interinos visitaram sua terra natal.

Com certeza, Paes de Andrade deve ter uma estátua em praça pública e, caso seus filhos ou netos resolvam seguir o caminho da política, certamente serão eleitos vereadores, prefeitos, deputados.

Uma jogada de mestre, que não custou nada, entrou pra história e elevou mais ainda o prestígio dos Andrade em Mombaça.

O que mais falta acontecer nesse país, se tratando de política?

UPDATE: O artigo da Folha de Mombaça pode ser lido nesse link: O dia que Mombaça foi capital da República

13 pensamentos sobre “Mombaça: a mais breve capital do Brasil

  1. Peço desculpas a todos os que comentaram nesse post..

    Este relapso blogueiro apagou, sem querer, os comentários que estavam para moderar…
    Mil desculpas.. se aqueles que escreveram voltarem a ler o texto, peço a gentileza que reescrevam o comentário para que eu possa finalmente aprovar…

    Este relapso blogueiro já se puniu com as 40 mil chibatadas usuais

  2. Bom… Acho que o legal foi que ao menos ele construiu um açude para a população.

    Se toda a vez que a capital se deslocasse fosse construído algo de bom para o povo e que durasse muitos anos, ela poderia ser em Mombaça, Jaracó, Sombrio, Pelotas ou qualquer outra cidade do Brasil.

  3. Mas ´´e aí que reside o problema Matheus… COMO escolher a cidade privilegiada? Paes de BArros escolheu Mombaça porque ele era de lá…

    Imagina quantos políticos não iam fazer uma pressãozinha para depois poderem dizer que transferiram a capital e conseguir alguns votos a mais?

    Abraço e vlte sempre

  4. olá , estou aqui para esclarecer uma coisa , não ele não tem estatua em praça publica , a benfeitoria do açude é de longe a maior q alguém ja fez por mombaça , e esta poderia ter sido feita lá do DF mesmo , essa estratégia não deu muito certo tem sim respeito lá mas não esse prestigio td, além do q em mombaça não existe eleições diretas, a corrupção não nos permiti escolher os nossos governantes lá o dinheiro é quem manda e a prefeitura não é uma máquina administrativa dos habitantes é sim a “vaquinha leiteira ” do prefeito Willame alencar sua familia e seu assessor alexandre( tão conhecido alexandre da aki frutas)

    • Caramba Paula. Suas acusações são graves. O que eu tenho a dizer é que em Mombaça há sim eleições diretas. Pelo que eu descobri, mais de 5 mil eleitores NÃO compareceram às urnas… tsc tsc

      Não foi comentar suas acusações diretas contra o prefeito porque aqui em Itatiba também convivemos com o coronelismo. Não há mudança… sempre a mesma trupe comanda as decisões na cidade.

      PS: o trecho da estátua em preça pública foi apenas uma brincadeira. Não leve a mal…

  5. Aqui na cidade onde moro, conseguimos eleger um prefeito que não fazia parte das trupes antigas; mas, quando pensamos que iríamos conseguir uma mudança descobrimos que o novo prefeito vai governar com a ajuda do ex-prefeito da cidade vizinha…que saiu de lá escurraçado…

    Não tem saída mesmo…

  6. Bem… uma pintura no meu quarto, a substituição da tv de lcd de 32′ pela de 90′, instalação de ar-condicionado central, substituição do PS II, pelo PS III, instalação de um home theater versão “porra!!!!!”*, aumento da cama de queen size para king size, venezianas automáticas… dentre outras coisas, beneficiaria a população local (do meu local).
    Portanto, candidatar-me-ei a Presidente nas próximas eleições e valer-me-ei destas premissas…

    Gustavo “2013” (sei que o Frank sacará…)

  7. É de se lamentar como um a cidade, tal como é Mombaça, com um povo batalhador, mas, iludido com certas pessoas e velhos políticos…

    Nasci em Mombaça e fui morar ainda criança em São Paulo, ao retornar 15 anos depois, ansioso por verificar as mudanças, qual foi minha surpresa?… Em Mombaça não houve transformação, tudo continuava e continua como sempre foi (uma cidadezinha do interior do nordeste, pobre, sucateada e sugada seus recursos pelos governantes), mas só em Mombaça?… Não caro leitor, Mombaça é apenas um exemplo típico do que acontece na maioria das cidades pequenas do interior do Brasil…

    Acaso alguém pensar que não haja recursos para injetar no município e transformá-lo, eu discordo incisivamente, pois acredito piamente que investindo um pouquinho a cada gestão, vai se transformando ao pouco qualquer lugarejo, e, certamente, a transformação para melhor, pode ser de forma vagarosa, mas com uma constante… Basta querer e fazer!…

    A culpa não é só dos políticos, o povo também tem a sua…

    Continuo acreditando na transformação através da política, principalmente, em políticas publicas de qualidade voltada para as pessoas… Do que acreditar no mundo fantasioso do futebol, do carnaval e das novelas… E mesmo, desacredito da política coronelista imposta por nosso presidente da republica, que alimenta indiscriminadamente a vagabundagem em nosso país, ao dar para qualquer pessoa um tal de “bolsa esmola”… Alguém já disse: é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe pescado!…

    Se pelo menos tivéssemos uma contrapartida, tal como: para receber o bolsa família precisa colocar a criança na escola e devem-se evitar outros filhos, ou seja, o controle de natalidade acompanhado… Mas do jeito atual, é o contrario, quanto mais filhos, mais aumenta a renda através do bolsa família… E a população brasileira continuará aumentando, cada vez mais pobre, sem educação, miserável, etc, etc….

    Mas isso dar votos meus caros… As pessoas se acostumam a viver com um pequeno repasse do governo, passam a ter mais filhos para aumentar o recebimento de tal repasse, postam as mãos pro céu chamando o Lula de salvador, e a vida de cidadezinha do interior continua miserável e esquecida dos governantes durante os períodos que não há eleição…

    O pior cego é o que não quer enxergar!… Prefiro reconhecer a verdade, independente de ser da cidadezinha do interior, talvez assim os governantes se incomodem e comecem a mostrar trabalho… Do que ficar encobrindo e chamando a cidadezinha de maravilhosa, deixando parecer pra sociedade que o prefeito e vereadores estão fazendo maravilhas pela cidade e seu povo…

    Reconheço a educação de um povo, pelos modos como tratam o local onde vivem!…

    O açude de Mombaça tão falado antes de sua construção é certo que levou benefícios pro povo daquela região, mas longe de ser sua construção arquitetônica aquilo que se publicisava… Pelo dinheiro publico que gastou, o povo de Mombaça e do Brasil mereceria mais!…

    Desejo melhor sorte aos mombacenses e cidadenhos interioranos desse brasilsão afora com nossos políticos governantes!…

    Apenas é meu desejo, de reles mortal e advogado sonhador!…

    Feliz 2009 e anos sucedâneos a todos!!!…

  8. Sou de Mombaça, moro em sp, estava lá no dia que Pais de Andrade chegou com sua comitiva….
    Confesso que foi um dia para ficar na história de Mombaça, não sei qunto foi gasto mais uma coisa eu sei.. hoje a açude existe e é de grande ulilidade para o povo de Mombaça… sem falr que todos sabem que mombaça já foi capital do nosso pais..
    abraços…

  9. Sou filho natural de Mombaça-CE, terra de políticos ilustres e gente batalhadora, segundos relatos sobre Paes de Andrade, esse sim foi um político honesto e digno com o nosso País, ele muito fez em prol do bem de Mombaça-CE. A construção da barragem do seram fim dias, um sonho de mais de 100 anos da população de Mombaça-CE, graças ao seu esforço e a um sentimento forte pela terra onde nasceu, tornou então realidade a construção da barragem Seram Fim Dias, que é de grande utilidade para os habitantes de Mombaça-Ce. Muito já foi feito por Mombaça, entre os políticos destacados pelos seus esforços e trabalhos em prol do desenvolvimento e beneficiamento dos cidadãos de Mombaça-CE, destacaram-se, são esses nomes: ex governador do Ceará. Placido Aderaldo Castelo, ex deputado federal. Paes de andrade, vereador por seis legislatura, Sr. João Marques de Lima. 07/07/2011 Mombaça-CE. Beneditto Carvalho Oliveira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s