Um vovô chamado FIFA 94

Desde que eu me entendo por gente, mexo em computadores. Lembro que naquela época usava o MS-DOS sem problemas. Obviamente meu pai nunca mencionou um comando chamado “format C:“, mas mesmo assim eu conseguia acessar o que me interessava. Era “dir” pra cá, “.exe” para lá.

Foi nessa época também que meu pai trouxe, em disquetes, um jogo da EA Sports chamado de FIFA 94. Um mundo novo abriu-se na tela do computador. Agora era possível jogar futebol na tela do computador.

14 anos depois eu consegui reinstalar aquele jogo que tanto marcou minha infância. Foi como viajar no tempo sem sair da frente do monitor. Para quem nunca ouviu falar do FIFA 94, essa é uma ótima oportunidade de entender como os jogos evoluíram e tornaram-se praticamente realidade.

Comecemos pela jogabilidade, que é péssima: Os bonequinhos escorregam, correm de uma forma muito esquisita e as vezes não conseguem chutar a bola. E é aí que está a graça do jogo. É difícil acostumar-se aos comandos duros e isso torna o jogo mais emocionante. O gramado nem sempre ajuda.

Quanto às partidas, essas tem características únicas na história dos jogos. Quem nunca ficou plantado na frente do goleiro, que atire a 1ª pedra. Nessa versão era possível estacionar em frente ao arqueiro, quanto este ia repor a bola. A pelota batia no atacante e sobrava limpinha para ser chutada para o fundo do gol. Era a forma mais eficiente de se marcar – principalmente quando o placar era adverso.

Outra coisa que os amantes do FIFA 94 hão de se lembrar era quando cometíamos faltas. O juiz corria para dar o cartão e surpresa! Corríamos pelo gramado, literalmente fugindo do juiz. O pobre árbitro passava sebo nas canelas e corria atrás do jogador faltoso e indisciplinado. Era possível fugir do juiz – e do cartão – durante horas, mas acabava cansando. Sempre que eu vou tomar um cartão, faço questão de dar a volta olímpica. É hilário ver o delírio do torcida, que, por incrível que pareça, é muito mais bem feita que a do FIFA 2000.

E o que falar dos astros? Janco Tianno, Rico Salamar e Ricardo Santana (o goleiro) eram os ídolos da equipe brasileira. Isso acontecia porque naquela época a EASports não tinha o direito de usar os nomes reais dos jogadores. Conseqüentemente, a criatividade dos editores era posta a prova. Como dar nome para tantos jogadores? Foi aí que surgiu certas pérolas. Aqui vai a escalação do Brasil de 94 que comprova o que eu disse:
Ricado Santana; Enrico Moeser, Luis Silva, Marco Pitzos, Julios Barretto, Tomas Gabriel; Manoel Fernando, Tito Mancuso, Peter Mueller; Janco Tianno e Rico Salamar

Quando, na história desse país, tivemos um brasileiro chamado Enrico Moeser? E olha que eu não mencionei os jogadores de outras equipes como Roberto Favaro e Joe Della-Savia, atacantes da Itália

Obviamente, alguns bugs aconteciam. Por exemplo: Quando jogo com o time EA All Stars, consigo escalar três jogadores que atuam com a camisa 8. É pra botar narradores amadores doidinhos!

Outro bug é na hora da substituição. O jogador se move para a lateral, pisa na linha e volta, entretanto, o jogador que foi não é o mesmo que voltou.Explica essa Mister M.

Ao final do jogo, todos os bonecos se alinham na lateral e ficam correndo em falso. Uma cena bizarra.

A festa do título também é algo a ser lembrada. Três jogadores aparecem num pódio improvisado e repetem a comemoração que fazem ao final vitória (o que inclui um soco no ar, um abraço no companheiro e uma vibração alá Dunga). O ambiente é completado por balões que enchem a tela. Coisa de americano.

Se você nunca jogou FIFA 94, recomendo que baixe um emulador de Mega Drive e depois a respectiva ROM. Entre para o grupo de pessoas que jogaram a primeira versão do jogo de futebol mais famoso do mundo. Se bem que hoje compete com o Winning Eleven.

Por falar nisso, qual é melhor? FIFA ou W.E.?

(lembrando que é ilegal ficar mais de 24 horas com uma ROM da qual você não possui o jogo original). Segundo dizem, é claro.

21 pensamentos sobre “Um vovô chamado FIFA 94

  1. Cara to com o fifa94 do pc, mas dá um aviso de incompatibilidade: Error TNT.20074: Can’t use -REALBREAK under this version of DPMI

    OBS.: EU JÁ FIQUEI PARADO NA FRENTE DO GOLEIRO ESPERANDO ELE CHUTAR =p

    TENHO HISTÓRIA PRA CONTAR SOBRE ESSE JOGO TB, ABRAÇO.

    GUTTO. JOINVILLE SANTA CATARINA.

  2. Oi pessoal do site, tudo bem com vcs?
    Eu hoje estou com 44 anos e farei 45 anos em novembro mas, não consigo deixar de pensar no Fifa 94 pois, foi o segundo jopgo que tive apos ter comprado um Mega Drive para mim e, olha que eu acho que já tinha passado dos 30 anos, rsrsrs.
    E, eu não sei se existe ainda o Mega Drive e se ele já aceita cd pois, gostaria muito de comprar um para mim de novo e tentar copiar o Fifa 94 e o Fifa 95 da EASPORTS.
    É muito delicioso ficar jogando esses dois. :Nada contra esses videogames de última geração mas, gosto muito do Mega Drive, rsrsrs.
    Fiquem na paz com Jesus Cristo.
    Abração, Ary Jr.

  3. Discordo do Blog, no caso FIFA 94 é considerado a revolução nos jogos de futebol e esporte para videogames.

    É o primeiro jogo que tem boa jogabilidade , a bola não gruda no pé do jogador, a imagem parece 3D e não 2D, a tatica e o esquema(4-4-2/4-4-3) funcionam de verdade, tem replay, juiz, o jogador dribla, a rede balança no gol, tem torcida de verdade, tem gritos da torcida , substituição, cartão, falta, jogador lesionado , tipos de gramado, gol de peixinho, gol de bicicleta, comemorações diferentes e muitas outras coisas.

    Na época foi uma absurdo se comparado com os jogos que existiam, o que mais se aproximava da FIFA 94 era ISS(que deu origem ao W.E) mais era muito fraco a bola ainda grudava no pé e etc.

    Em relação a dificuldade de dominar a bola existia justamente porque a bola não grudava no pé do jogador como eram todos os jogos da época.

    O esquema de programação do Jogo é usado até hoje tanto para fifa quanto para W.E: Um botão de chute, um botão de toque e um botão de lançamento para frente. porque o mega drive tinha justamente 3 botões, esta é a base dos jogos até hoje, eu sou programador e não vejo tanta evolução assim houve evolução no “photoshop” do jogo , o jogo em si é o mesmo, falta um novo “FIFA 94” para revolucionar os jogos de futebol para videogames de novo.

    • Análise interessante. É uma outra perspectiva muito pertinente. Olhando por esse lado – especialmente a parte dos controles – de fato não houve grandes mudanças. Sim… Fifa 94 foi verdadeiramente um jogo de futebol.

      Quando eu falei da jogabilidade, não mencionei as bolas que grudavam no pé. Mas acredito que no caso do Fifa 94, a bola seja ensaboada demais. Se for pensar na realidade da coisa toda, a bola não escorrega tanto assim. Entendo que estávamos em 93/94 e não dava pra fazer coisa muito melhor.

      Que uma coisa fique bem clara. Eu adoro esse jogo exatamente porque ele é do jeito que é. Acrescentar ou tirar coisas estragaria de forma irremediável..

  4. Cara, esse jogo é de antes de 94… se me lembro bem, esse jogo é de 1992. Tanto que as vitórias valem 2 pontos ainda… O jogo se chama Fifa International Soccer, foi o primeiro deles todos. Dava para você sair correndo com o jogador para fugir do juiz quando ia receber cartão amarelo… o problema é que o desgraçado do juiz te seguia até o inferno e quando você cansava o juiz ficava puto e te expulsava direto… haha! Esse jogo foi uma das marcas da minha infância…

  5. Até hoje tenho meu meguinha aqui, e de vez em quando mato a saudade desse jogaço, dos insequecíveis craques Tianno, Plank. Udo Jurgens, Marc Aubanel, Luis Alfios, Pancho Cruz e outros.

    Ah, não posso me esquecer da maravilhosa Dinamáquina, recém campeã da Euro-92, que era (e ainda é) o meu time ‘oficial’ no fifa 94. Esqueço meu nome mas não a escalação desse time:

    Jacob Nielsen (jaqueta n° 1)
    Thor Henriksen (3)
    Franz Sorensen (4)
    Henrik Stieper (2)
    Stefan Ringel (5)
    Kim Volfort (6)
    Peter Moller (8)
    Jan Johansen (7)
    Stig Kiernen (13)
    Wayne Duguay (10) (rei das assistências)
    OLAV PEDERSEN (11) (craque-mor!)

  6. Dá pra perceber inclusive que os nomes de alguns jogadores são do pessoal da EA Sports. Brian Plank, Jan Tian (que deu origem ao famoso Janco Tianno) aparecem na tela de apresentação do jogo como parte do staff da empresa.

    Não é à toa que esses nomes reaparecem em outras versões do FIFA. No FIFA 96 pra PC (em que já são utilizados nomes de jogadores reais), p. ex., há um cheat que abre um time secreto, cujos jogadores são essa própria galera de lá, com umas coisas engraçadas tipo uma sonora vaia quando um deles pega na bola e uma loucura que faz com que um outro deles sempre meta a bola na direção contrária à que você escolhe. E mais: o narrador fala o nome dos caras, hehehe, hilário.

Deixe um comentário

