Cape Point: Um mirante para dois mares

Segundo a Bíblia, Moisés usou seu cajado para abrir o Mar Vermelho e livrar seu povo das garras dos malvados egípcios. Depois foi só usar o mesmo cajado para fechar o mar novamente e afogar os cavalos e cavaleiros do faraó…

Na Cidade do Cabo – África do Sul – não há nenhum Moisés, mas o mar está dividido. E bem dividido.

Cape Point.... divisão BEM visível.

À sua esquerda está o Oceano Índico. Este é um lugar de dupla face. Por um lado, foi desprezado na Guerra Fria, tanto por Estados Unidos quanto por URSS. No final das contas, quem acabou dominando o local foi a Índia… este país, aliás, é afetado pelo outro lado da moeda: sofre constantemente com as monções.

Do outro lado, portanto à direita, está o Oceano Atlântico, largamente conhecido por nós brasileiros. Foi por lá que os portugueses “acharam” essas terras tupiniquins e foi por lá também que nossos pau-Brasil, nosso ouro e, mais recentemente, nossas mulheres e jogadores foram e vão para a Europa.
O Atlântico é também o segundo maior oceano (em extensão) e a História conta que  os antigos o apelidavam de “O Tenebroso”.  De fato, foi um sacrifício conseguir chegar vivo até a parte Sul e dobrar o cabo da Boa Esperança (antes apelidado de Cabo das Tormentas), entretanto, quando o feito foi conseguido por Bartolomeu Dias em 1487, virou motivo de festa e um importante marco histórico.

Cape Point está a quase 250 metros do nível do mar e tem uma visão privilegiada da região. Durante os meses de maio e novembro há a possibilidade de você avistar baleias e golfinhos. Obviamente não há só natureza: eles aproveitam e vendem souvenirs para você lembrar do lugar e voltar sempre…

Quer saber mais sobre Cape Point? Acesse o site oficial (em inglês)

Um pensamento sobre “Cape Point: Um mirante para dois mares

  1. Pingback: O estranho mundo das coincidências: Titan, Titanic e Titanian « Ideia Fix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s