A Indústria do Marketing Infantil

Há muito tempo eu não entrava em uma loja de brinquedos. Nesse fim de semana ocorreu a oportunidade e então eu resolvi bisbilhotar como anda os tipos e preços dos brinquedos da criançada.

É… estou ficando velho. Na minha época – e olha que eu só tenho 18 anos – um robozinho que piscasse os olhos era o máximo que uma criança podia sonhar. Eu sempre fui de ter os mesmos brinquedos: uma bola, carrinhos, Lego… não saia disso. Um Megazorde dos Power Rangers foi a coisa mais diferente que ganhei naqueles tempos.
Depois eu fui crescendo e as prioridades passaram a ser o computador e o videogame… sem nunca esquecer a pelota….

Mas voltando ao assunto e deixando os devaneios da infância de lado, fiquei abismado com a quantidade de coisas, mas, principalmente, com o marketing que há em volta dos produtos. Na minha época também tinha dessas coisas, mas não DESSA forma. A loja está inundada pelas marcas RBD, HSM, Wall-E e mais outras trocentas marcas Disney, Marvel, … Incrível como as indústrias tentam convencer a gurizada que comprando a mascara do Batman eles vão ficar mais fortes e populares…. Um simples jogo de batalha naval custa 43 reais!

Se a indústria do marketing infantil parasse nos brinquedos, era aceitável, afinal, uma criança sem brinquedos NÃO é uma criança. Entretanto, a indústria abrange também os Parques Temáticos.
Vocês tem idéia de quanto está o ingresso para o Mundo da Xuxa (único lugar no mundo que tenho certeza absoluta de NÃO encontrar a Xuxa)? R$ 29 reais. Para adultos. As crianças pagam 39 reais. Isso mesmo.. Triiiiiiiiiiiiinta e nove! Criança de 2 anos de idade tem que pagar quase 40 pila pra entrar, e, como não vai entrar sozinha, o montante sobe para 68. Isso só para entrar… fora o que o pobre pai pagará lá dentro.

Caramba… eu ainda lembro da época que a banca de jornal dava o álbum da Copa de 98 de graça e o pacotinho com 4 cards saia por 1 real.

É… as lojas de brinquedos e os parques de diversão não são mais as mesmos. Uma pena para as crianças de hoje….

4 pensamentos sobre “A Indústria do Marketing Infantil

  1. eu gostariade me darem um euipamento de power ranger no dia do meu anivessari que vai ser 1 de novembro de2008 São luis Maranhão rua 7de setembro Bairro de fatima

  2. Olá, quero dizer que gostei muito mesmo das coisas que você colocou. Eu sou mais velha que você, tenho 25 anos. Que bom que você vê as coisas desta maneira e com essa consciência. Infelizmente as crianças de hoje estão muito consumistas, mas vejo que isso é consequência do investimento bilionário que o marketing faz.

    • Obrigado Jaqueline

      Pois é.. é chato perceber a pressão imposta pela mídia em geral na “endeusamento” de certas marcas ou pessoas. As crianças precisam gastar dinheiro comprando brinquedos, mas que sejam divertidos e não só por que são desse ou daquele modelo…

      Aliás… isso cerve pra nós adultos também né?

      PS: Poxa.. escrevi o texto com 18 anos… já to com quase 21. Meeeeu Deeeeus!

Deixe um comentário

