A Máfia, a Camorra e a política italiana

Quando escrevi o texto sobre o lixo em Nápoli, fui buscar informações com um amigo romanista que mora na Itália, mais especificamente em Trieste. O nome dele é Igor.

Ele me explicou algumas coisas interessantes sobre a Máfia e a Camorra que quero compartilhar com vocês…
Reparem que o que está escrito é a visão de quem mora lá, de quem tem a cultura de lá, então, conseqüentemente, é a interpretação local. Muitíssimo valiosa por sinal.
É quase como algum gaúcho explicar pra um japonês porque raios os colorados não vestem azul ou os gremistas não vestem vermelho. Um carioca ou paulista não faria melhor.

Sem mais delongas, vamos ao texto:

Sobre o lixo:
“O problema do lixo em Nápoli surgiu por causa da máfia local chamada “Camorra”, da corrupção política e do atraso que há no sul da Itália.
Faz décadas que a “Camorra” enriquece com o negocio do “tratamento” e eliminação do lixo industrial. Os “camorristas” negociam o tratamento e a eliminação do lixo industrial das muitas fábricas do norte do país a preços tão baixos que até estão fora do mercado. A Camorra, graças ao envolvimento com a política, é dona de lixões regulares e clandestinos. Aqui eles eliminam o lixo extremamente tóxico, sem passar por nenhum processo de tratamento e os sítios onde são localizados esses lixões estão poluídos; o índice de doenças cancerígenas aumentou e muitos sítios foram interditados. Com o seqüestro dos lixões regulares, começou a faltar espaço para eliminar o lixo de Napoli e das cidades limítrofes.

Os políticos de Napoli nunca perseguiram uma política seria para enfrentar o problema que surgiu há décadas, muito pelo contrario, eles instituíram comissões que deveriam ter enfrentado o problema, repletas de incapazes, amigos e parentes de políticos que recebiam e recebem milhares de euros sem conhecer nada sobre o assunto.
Eles não construíram nenhum “termovalorizador” (tem muitos no norte da Itália) que são incineradores que geram uma combustão a altíssimas temperaturas, produzindo energia elétrica e deixaram a Camorra administrar a vontade os lixões regulares que se tornaram sítios poluídos.
A população está revoltada, não confia mais em ninguém, com medo da Camorra trazer outro lixão tóxico. Daí o protesto e o bloqueio dos acessos para os caminhões. O atual governo individuou os lixões não contaminados e mandou o exército a vigiar os sítios.

Sobre a Máfia:
Tem uma grande diferença entre a máfia e a Camorra. A Camorra não quer lutar contra o poder, pra eles os negócios são a prioridade, sabem que a prisão é quase inevitável e mesmo assim nunca lutaram contra o estado: o lucro vem acima de tudo e combater o estado poderia atrapalhá-lo.

A máfia não aceita o estado, as penas, a lei. A máfia sempre lutou contra o estado, organizando atentados de formas grandiosas, matando juízes, chefes da policia, sindicalistas, padres, políticos, policiais… A máfia organizou atentados contra a população civil em Roma, Florença, Milão…

Depois de ter acabado com a cúpula da máfia a situação melhorou, no sentido que não temos mais atentados, mas as varias máfias continuam no sul do país.

Assim a situação italiana: Mafia na Sicília; Camorra em Napoli e na região Campania; “Ndrangheta” na região Calábria e “Sacra Corona Unità” na região Puglia.

É interessante notar que a política, no sentido pejorativo da palavra, acontece em todos os lugares. Enquanto aqui no Brasil temos coronéis e parlamentarem que já deveriam ser ex-políticos, a Itália conta com seus “neo Don Corleones”…

E nós, cidadãos do mundo? Aonde nos encaixamos?

8 pensamentos sobre “A Máfia, a Camorra e a política italiana

  1. Entendo que a verdadeira máfia, no sentido exato da palavra, situa-se no meio político. A Máfia combate o Estado Organizado por disputa de poder com os outros mafiosos que dizem combater a máfia organizada.

  2. Pingback: Da onde surgiu Kamorra? « Guilda KAMORRA

  3. Sobre o texto, nao tenho nada a declarar, so que estava excelente… Me ajudou muito, mesmo que estou realizando um Forum Escolar, eu represento a Italia, e um dos temas abordados de amanha e sobre os lixos e lixoes, acho que vao pegar pesado comigo! Desejem sorte 😀

  4. Estou lendo o livro Gomorra, de Roberto Saviano, e estou interessadíssima neste assunto de máfia, clãs e sobre a atuação do Estado na situação. (Sempre tive uma tendencia nesses assuntos)
    Também gostaria de saber até onde esse Sistema se estende e, como, quando e de que forma chega até nós brasileiros. Ela realmente é imbatível? Haverá um fim? De que forma?
    Sei que internet pode não ser o melhor lugar para essa minha pesquisa particular, mas até eu me formar e poder ver as coisas de perto, a internet me que dará uma assistência!
    Parabenizo-te não só pelo trabalho, mas pela boa seleção de assuntos.
    E peço seriedade ao me retornar, é disso que preciso.
    Grata,
    Sara NC

  5. eu sou torcedor do napoli é um time que tem umtorcida muito fanática e cheia de amor. tenho um sonho de ir a napoli um dia e morar lá , mas me precupo com essa situação, com o futuro do time, sera q isso pde sr resolvido, aguardo resposta.

Deixe um comentário

