Jogos nem tão Olímpicos assim…

O Idéia Fix, fazendo jus ao motto: “A história da História” inicia sua singela cobertura dos Jogos Olímpicos. Não teremos transmissões ao vivo as 3 da madrugada, nem comentaristas espalhados pelos 4 cantos de Pequim, entretanto, o espírito olímpico estará presente.

Nos Jogos desse ano teremos a oportunidade de assistir 31 modalidades disputadas por homens e mulheres e indecisos. Serão modalidades mundialmente conhecidas como o futebol, o vôlei, o basquete, a natação, etc, etc até aquelas que nem parecem olímpicas como a Canoagem Slalom (a.k.a. rafting).
Mas engana-se quem pensa que esses esportes olímpicos são sésseis. Muitas modalidades incomuns já foram consideradas “da mais alta estirpe”.
Veja por exemplo, o golfe. Nos idos de 1914 era considerado esporte Olímpico. Nos tempos atuais é difícil  imaginar o golfe em Pequim, tanto por aspectos práticos quanto estruturais. Se o futebol já foi obrigado a começar 2 dias antes da abertura oficial, imagina o golfe que tem 18 buracos e necessita de um espaço muuuuuuito maior?

Agora, duvido que você conheça o Jeu de Paume. Essa patifaria aí foi modalidade olímpica em 1908. Mas, afinal de contas, o que “sopas” é Jeu de Paume? Esse esporte é o antecessor do Tênis e da Pelota Basca (que já foi esporte olímpico também). Jogava-se com uma bola de pele de ovelha e o objetivo era fazê-la pingar duas vezes na quadra adversária – como no Tênis. Detalhe… rebatendo-a com as mãos. A raquete foi introduzida (no bom sentido) décadas depois.
Ah sim… o esporte apareceu na Olimpíada de Londres em 1908.

Por último, mas não menos importante, está o Cabo de Guerra. Sim! Nas Olimpíadas de 1900 até 1920 as equipes competiam, ipsis litteris, para saber quem era a mais forte.
Por mais infantil que seja, o Cabo de Guerra tem suas regras. Por exemplo: cada equipe tem 8 participantes. Elas são classificadas de acordo com a soma do peso de todos os integrantes. O objetivo é puxar a equipe adversária e fazê-la ultrapassar uma linha previamente demarcada.
A prática do esporte foi abandonada depois que o espinafre entrou na lista do dopping caiu em desuso, já que, para um esporte ser considerado olímpico tem que ser praticado por homens em pelo menos 75 países e em quatro continentes, e por mulheres em pelo menos 40 países e em três continentes.

Que a chama Olímpica ilumine e aqueça corações e mentes. Que o fair play seja respeitado e que o verdadeiro espírito dos Jogos não seja substituído pela ganância por um mero objeto dourado (profundo, não?).

8 pensamentos sobre “Jogos nem tão Olímpicos assim…

  1. Vc sabe o que significa Olímpico?? Qual a relação do futebol ter começado 2 dias antes e o golfe ter 18 buracos?? vc completa 18 buracos em 3 dias
    , agora tente jogar 3 jogos de 90 minutos 3 dias seguidos.. é desumano…informe-se e tenha argumentos, nao fique lançando palavras ao vento, se não tem assunto não escreva

  2. Maurício Pingüim

    Primeiramente, gostaria que Vossa Senhoria mantivesse o nível nos seus comentários. Educação é importante…

    Você sabe o espaço necessário para se jogar golfe? Aliás… Vossa senhoria sabe o que é golfe? Sabe as regras, o tempo que é despendido entre um buraco e outro, a infra estrutura, etc.etc.etc?

    Creio que na verdade é Vossa Senhoria que não conhece as regras do futebol. Os jogadores TEM que ter no mínimo 48 horas de descanço entre uma partida e outra. Nenhum jogador pode disputar 90 minutos 3 dias seguidos. É determinação obrigatória em todas as partes do mundo. Informe-se antes de escrever besteiras… Ou melhor.. nem as escreva.

    Jogador traumatizado? Errou novamente. Garanto que jogo muito mais que Vossa Senhoria, que nem regra conhece…

    Abraço e continue acompanhando o blog!

  3. Pingback: O estranho mundo das coincidências: Titan, Titanic e Titanian « Ideia Fix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s