Choque de gerações

A blogosfera me surpreende a cada dia, seja pela quantidade, qualidade ou diversidade de estilos. Abaixo, trechos de 2 blogs – ainda em começo de carreira – que encontrei e que são dignos de nota:

O primeiro é da Júlia, a Perfeccionista:
“O motivo pelo qual dou este nome, é porque procuro sempre ser a aluna nota 10. Sei que não sou assim, como desejo, mas procuro sempre dar o máximo de mim mesma, sempre. (…) Para ser bem sincera com vocês, não sou nenhuma daquelas pessoas que ficam estudando a tarde inteira, eu apenas faço minhas tarefas, estudo e revejo as matérias do dia, e o resto da tarde durmo, que é a parte que mais gosto de fazer. (…)”

O próximo é o da Paola :
“Eis-me aqui com o primeiro post. Com ansiedades e medos, saber se vão ou não visitar meu blog (…)
Eu tenho uma coisa de que gosto em mim, que é a garra e foco. Se quero uma coisa eu vou lutar por essa coisa com unhas e dentes. Vou dar o meu melhor.
Sou uma menina ponderada, diz a minha mãe, sei escutar.
(…)”

Os blogs são uma iniciativa da professora de Português, para que as meninas postem as produções feitas em sala de aula.
Como era de se esperar, a mestra é blogueira experiente, conduzindo seu Jeca Urbana desde 2006.
Brilhante idéia – no meu ponto de vista – usar uma ferramenta poderosa que é um blog, para que as meninas comecem a ter noções de administração, conteúdo e tudo que envolve uma empresa… Ainda é cedo para saber no que vai dar, mas que é iniciativa é válida, não tenha dúvidas….

Agora vejam o contraste: de um lado, jovens criadoras de conteúdo. Do outro, um ator (?) que começou a usar email ano passado e considera blog coisa de desocupado.
Choque de gerações? Preconceito com novas mídias?

No mínimo, algo para se pensar….

 

Em contra partida, Murilo Benício (aquele mesmo da rede Globo) declarou em entrevista coletiva, durante o lançamento do Perfume PI Neo, a seguinte pérola: “Eu nunca nem acessei um blog. Sou um homem trabalhador e não consigo entender essas pessoas que chegam em casa e ainda escrevem num blog.”

Parabéns Murilão! Realmente é o símbolo do homem moderno! Matéria completa no blog Diva Diz.

Alguém aí arrisca adivinhar a idade delas? Pois é melhor sentar. As duas blogueiras tem 13 anos. Sim, 13 anos. E escrevem muito melhor que muito marmanjo(a) de faculdade.

 

9 pensamentos sobre “Choque de gerações

  1. Parabéns para as meninas e para a professora. Meu filho, de oito anos, fez um blog, mas está insatisfeito com o wordpress (ele quer domínio .com, vê se pode?) e não anda lá muito empolgado para escrever as suas idéias de menino da segunda série. Acho super válido para essa gurizada aperfeiçoar a escrita e se aproximar do mundo virtual desde cedo!

    Abraço, e obrigada pela referência ao Diva Diz!

  2. Prezado Frank,

    Apesar de clara, sua crítica expôs duas formas distintas da nossa querida gramática – que, diga-se de passagem, “sofreu” mudanças que eu, reles mortal disprovido do acessório tempo, não consegui passar a vista – o português coloquial (transcrito ipses literis) para a norma culta da escrita.
    Portanto, repudio sim, a “blogfobia” (Ibrahim criou o imexível, também posso ousar) de Murilo Benício.
    Parabenizo também o domínio da língua mãe, por parte das catitas infantes, mas alerto que já tive oportunidade de ler textos do referido ator, e o mesmo não deixou a desejar neste quesito.

    Abraços,

    Gustavo.

    P.S.- Estou sem tempo, mas prometo um incêndio na “doutrina polêmica” das testemunhas de Jeová.

  3. Gustavo

    Eu já escrevi em outros textos sobre esse problema de usar a norma culta ou o coloquial (dá uma olhadinha em Vernáculo, pobre vernáculo). Não creio que seja errado utilizar a fala na escrita. O que está havendo na verdade é um abuso e, porque não, uma falta de respeito com a própria fala. Uma coisa é escrever “pra vc”, outra é escrever “axim”. Ninguem fala “axim”. Por que escrever, então?

    As “catitas infantes” (adorei isso) fazem o que todos deviam fazer. Usam o portugues, seja ele o falado ou o escrito. Por mais irônico que pareça, isso acaba sendo o mais difícil para quem não tem o mínimo de respeito com nossa língua.

    Agradeço os elogios e vamos em frente!

  4. Olha sempre quis ter um blog
    mas prefiro dar uma pequena planejada primeiro
    antes de ocupar um lugar que outra pessoa mas preparada poderia estar.

    Obs:Excelente blog um dos primeiros que eu visito que realmente vale a pena escrever comentarios em cada tópico

    • Puxa Rodrigo.. obrigado! Olha.. acredito que a blogosera tenha espaço para todos e também acho que você está certo em querer planejar antes. O Blog do Alessandro Martins (queroterumblog.com) pode te ajudar com dicas e um pouco do que é a blogosfera. Quem sabe não nos tornamos parceiros?

      Volte sempre ao Ídéia Fix e junte-se ao clã dos destemidos comentadores assíduos! haha

Deixe um comentário

