Marketing de parede: Divulgando seu blog

Como fazer para divulgar seu site/blog? Essa é uma pergunta que 15 de cada 10 novos e antigos blogueiros fazem. E é sobre isso que vamos tratar aqui.

Tutoriais existem aos montes por aí. As dicas vão de postagem em fóruns, Blog Blogs, UEBA’s até Orkut’s da vida. Eles também sugerem a participação em sites de notícia colaborativos, como o IG ou o G1 (Em tempo: fui só eu que notei a semelhança entre os dois nomes?), assinar “nome + URL” em todos os emails que você enviar e, é claro, o tradicional boca-a-boca (no bom sentido… ou no mau, você escolhe).

Agora, uma dica que eu nunca vi por aí é a de aguçar a curiosidade do futuro visitante desse jeito. Olha a idéia genial que vi na faculdade:

Exatamente. O Roberto Carlos Moreira carimbou a URL do site dele em paredes próximas a bebedouros de uma faculdade.

É inevitável olhar a URL quando se vai beber água, e, acredite, esse é um ato que se repete inúmeras vezes durante o período letivo (se você fez faculdade sabe do que eu estou falando). Dá pra imaginar a abrangência que um simples carimbo desses conseguiu? A simples frase “Ajude-me” já desperta a curiosidade: “Ajudar em quê?” ou “para quê?“.

Ao entrar no site, nos deparamos com uma espécie de perfil contendo nome, C.P.F., R.G., título eleitoral (??) e pasmem, a conta bancária com número, agência e dígito. Isso desde 2004.
O conteúdo da página é de links. No cadastro há exatas 1003 991 URL’s (na última contagem) que levam a sites de todos os assuntos. Há também uma seção de fotos, outra de notícias e um mural de recados.

Não sei até que ponto a ação de guerrilha (?) deu certo, mas a verdade é que eu só entrei no site porque vi o carimbo na parede.
Acho que vou sair carimbando a URL do Ideia Fix por aí: “Sério? https://ideiafix.wordpress.com”.

Será que dá certo?

5 pensamentos sobre “Marketing de parede: Divulgando seu blog

  1. A idéia é ótima.
    quando estava na faculdade fazendo campanha para a votação no diretório acadêmico, colei uma folha sulfite com umas 20 propostas. Colei na porta dos banheiros e na parede em cima dos mictórios…

    Ganhamos a eleição..rs

  2. Pingback: Como? Aonde? Por que? Dicas como divulgar seu site (blog). | Ater Me | Criação de sites dinamicos com a empresa lider de webdesign

  3. Uma coisa que nos ajuda na divulgação no mundo real, é a distribuição de adesivos. Como somos um blog de tirinhas sobre três gatos, a imagem nossa já é fofa (modéstia a parte). E o adesivo as pessoas grudam onde elas querem e acabam vendo depois. Em uma lanchonete por exemplo, eles colaram nosso adesivo em uma geladeira! Todo mundo que vai pagar passa por essa geladeira e fica olhando o adesivo!

    Panfleto é bobagem, a pessoa amassa e joga fora na primeira lixeira. Já o adesivo…

    • Exatamente… É uma maneira muito eficaz de fazer propaganda. Não adianta só mostrar marca. Tem que dar algum benefício pra quem pega o material de divulgação. No caso dos panfletos, é zero. No adesivo, 10.

      O carimbo na parede é algo que não tem como escapar. Mas fica feio, cá entre nós…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s