Aldo da Rosa é brasileiro e você não sabia disso!

img128-01

A foto acima pode te surpreender pela quantidade de títulos que Aldo da Rosa tem. Contudo, o que mais me surpreendeu foi o fato de alguém tão importante e com tantos feitos não ter o reconhecimento adequado em seu país de origem. Nem uma mísera biografia na Wikipédia em português fizeram.

De fato, o professor está na categoria das personalidades brasileiras que não são populares, nem objeto de estudo por parte dos jovens. Outros exemplos notórios são César Lattes, que não ganhou o Nobel de Química Física (como bem corrigiu o leitor Cássius Anderson) por uma mera questão hierárquica (já que o prêmio, por direito, deveria ser dele e não do chefe) e o professor Milton Santos – respeitado em todo o mundo por suas teorias sobre o efeito da globalização.

Mas, afinal de contas, quem é o Professor Aldo Weber Vieira da Costa Da Rosa? Para começar, ele é o detentor da patente americana sobre o processo de fabricação da Amônia (NH3) e mais outras 19 patentes.
Da Rosa também foi fundamental na história da Aeronáutica Brasileira. Se Santos Dummond foi pioneiro ao decolar com seu 14-Bis e o Tenente Coronel Marcos Pontes foi o 1° astronauta brasileiro, o Brigadeiro Da Rosa está situado entre essas duas gerações, FUNDANDO o Centro de Tecnologia Aeronáutica (CTA) e o Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), atualmente denominado Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Como se não bastasse, Aldo da Rosa já lecionou no ITA e ainda hoje leciona – como professor emérito – na Universidade de Stanford, na qual é formado PhD. Lá, desenvolve um projeto sobre energia renovável, já que é o autor dos fundamentos do processo da energia renovável. Coisa pouca, não?

Reforçando o pioneirismo de Da Rosa, há a passagem em que ele é o responsável por pilotar o vôo inaugural do “Beija-Flor” – um helicóptero desenvolvido por Heinrich Focke (que por sua vez foi pioneiro no desenvolvimento de helicópteros perfeitamente controláveis)

Se você pensa que os feitos do Brigadeiro Engenheiro Professor Doutor PhD (ufa!) acabaram, está enganado. Com quase 91 anos, ele quebrou 99 recordes nacionais e 37 internacionais como nadador na categoria Masters. Em função disso, foi incluído, em 2004, no Hall da Fama dos Nadadores Masters.

Ei-lo aqui:

rosalg

Ah sim… ele é brasileiro! Espero, com esse post, poder contribuir para que a imagem e os feitos do Professor sejam conhecidos do grande público. A cidade de São José dos Campos, em São Paulo, tem avenida, auditório e provavelmente outras edificações com o nome dele. E o Brasil? Esse país continental, mais uma vez, esquece dos verdadeiros heróis e não aprende com a mente brilhante de alguns de seus expoentes.

Quantos “Aldos da Rosa” essa nação deve ter sem que nunca saibamos? Seja o quão difícil for, Idéia Fix irá atrás para mostrar quem são esses brasileiros.

Quer saber mais sobre Aldo da Rosa? Aqui vão alguns links que ajudarão você a descobrir mais sobre esse brilhante brasileiro:

Aldo da Rosa na Wikipédia (em inglês, para a vergonha dos brasileiros)
Perfil do Professor no Orkut na Stanford University
Entrevista para o SindCT (finalmente algum site tupiniquim)

11 pensamentos sobre “Aldo da Rosa é brasileiro e você não sabia disso!

  1. Aí Frank,
    Na mosca! hehehe

    -“Mas, afinal de contas, quem é o Professor Aldo Weber Vieira da Costa?” –
    Olha, o da Costa eu não sei (você deve ter errado por causa da emoção), mas para o da Rosa eu bato palmas e tiro o chapéu.

  2. UAUU, é por essas e outras que tenho orgulho de ser brasileira ;D
    Por ignorância não sabia quem era esse verdadeiro heroi (brasileiro), resolvi ler, não me decepcionei.. Muito interessante ! (ee, vão em busca de mais heroi ‘invisiveis’ pela sociedade sim, é muito bom saber maais sobre eles)

    Isso é para aqueles que pensam que aquele (desculpe a expressão) merda de vocalista de boyband é um ‘heroi’.. O mundo real vai além do SEU mundo, esse cara é brasileiro e nunca se quer tinha visto ele estampando a capa de uma revista ou mesmo em alguma matéria no jornal nacional. Vamos avaliar melhor nossos verdadeiros heroi e dar mais mérito à eles. Por que esses sim, esses merecem !

  3. Sou florianpolitano, portanto conterrâneo do Brig. Prof. Dr. Aldo Weber Vieira da Rosa, irmão do nosso saudoso Gal. Vieira da Rosa. E confesso que tenho conhecimento da figura expoente que é o Brig. Aldo no USA, porque tenho um irmão que é casado com uma sobrinha neta dele. Tive o prazer de conhecê-lo na década de 90, pois ainda vinha visitar seus parentes em Fpolis. Com exceção dos parentes, ninguém o conhece. Nenhuma homenagem na Assembléia ou mesmo no Congresso Nacional. Nada. Lá é valorizado e no Brasil….

    • Pois é Sérgio… essa é a pior parte da história. Que as pessoas não conheçam, é até compreensível. Muitos não sabem nem que é o vice presidente do Brasil. Contudo, o mínimo que se poderia exigir é um reconhecimento de nível publico, como você mesmo disse, Congresso Nacional, Assembléia…

      Seria muito legal se eu pudesse entrevistar o Professor Aldo… tem como você me passar o contato?

      Abraço e volte sempre ao Idéia Fix

  4. Oi Franck,

    Gostei muito do post. Só uma correção: César Lattes deveria ter ganho o Nobel de Física, e não o de Química, como está escrito acima.

    Abraços, e parabéns pelo trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s