O Saci merece atenção!

O Saci é o personagem mais emblemático do folclore brasileiro. São raras as pessoas que não conhecem o perneta que fuma cachimbo da paz, usa gorro vermelho e comete estripulias por onde passa.
Um símbolo assim parecia esquecido nos livros paradidáticos, contudo, desde 2003, a iniciativa de um grupo vem fazendo o Saci ressurgir para o cenário nacional e, se tudo der certo, internacional.

A SOSACISociedade dos Observadores de Saci – mantém um site muito bacana sobre o peralta que já foi, inclusive, protagonista de um dos livros de Monteiro Lobato.
O site contém histórias de aparições (tanto “reais” como na mídia), produtos com a marca Saci e outras curiosidades. Veja um trecho:

“Em sua luta contra a invasão de uma indústria cultural predatória e mercantil, a SOSACI decidiu promover o “Raloim Caipira“: os restaurantes da cidade de São Luiz promoveram, no dia 31 de outubro, um jantar de abóbora com carne seca. Além de se tratar de um prato típico da culinária brasileira, salienta-se o fato de que a abóbora (ou bobra, ou jerimum) não deve ter fins comerciais pouco confessáveis, mas gastronômicos.”

Essa iniciativa é mais que uma brincadeira. O projeto deu tão certo que as cidades de Vitória, Uberaba e São Luiz do Paraitinga, mais o estado de São Paulo, assinaram uma lei instituindo o dia 31 de outubro como o Dia do Saci. O grupo já enviou um pedido para o Ministério da Cultura, requisitando que essa data seja também o Dia Nacional do Saci.
O dia propositalmente coincide com o Halloween. Sinceramente, prefiro comemorar o dia do perneta do que sair por aí vestido de monstro.

A mais nova iniciativa da SOSACI, no entanto, é tornar o personagem mascote da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Veja a explicação deles:

Primeiro, não seria preciso pagar direitos autorais a ninguém. No máximo, o que poderia ser feito é um concurso para cartunistas etc, para escolher o melhor desenho.
E por que o Saci?
Ele é a síntese da formação do povo brasileiro:
É o mito brasileiro mais popular, o único conhecido no Brasil inteiro (Boitatá, Curupira e mesmo a Iara requerem explicações quando a gente fala deles, em alguns lugares. O Saci não).
É o típico brasileiro: mesmo pelado e deficiente físico, é brincalhão e gozador.

Imagine a quantidade de gringos que não iriam comprar uma camiseta, uma miniatura, gorros, cachimbos, chaveiros, etc. Um mar de possibilidades para o comércio e, principalmente, para se difundir a verdadeira cultura nacional.

A SOSACI está de parabéns e conta com o apoio do Idéia Fix para divulgar a causa nobre que representa o Saci.

index_03

Agora a pergunta que não quer calar: Segundo o CENSACI’s (Censo Nacional dos Sacis), existe mais Sacis só com a perna esquerda ou com a perna direita?

4 pensamentos sobre “O Saci merece atenção!

  1. Tenho uma tia que jura que viu um saci quando ela era criança…Nunca acreditei…Vou perguntar a ela qual era a perna dele que estava faltando…
    Dia Nacional do Saci? O pessoal só vai gostar se for feriado, sabe como é, brasileiro adora um feriado…
    Mas, como você disse, é melhor comemorar o dia do Saci do que o Halloween.

    Em relação ao saci ser mascote da copa: O que tem o saci a ver com futebol ? Esclareça-me, por favor!

  2. Bem,

    Eu VI o saci quando era criança. Minha tia trabalhava em uma escola em Jacarepaguá – RJ e o ator que fazia o papel de saci no sitio do pica pau amarelo trabalhava lá!!

    😛

  3. Pingback: Mascotes 2014 « Além do Futebol – COPA 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s