Os troféus esquecidos da CBF

A história de um clube é construída sobre várias bases: sua torcida, seus jogadores, seus dirigentes, os escândalos esportivos que por ventura ele se envolva e… troféus. No caso de seleções não é diferente.

Neste texto enfocarei alguns troféus que foram arrebatados pela seleção canarinho e que não são conhecidos pelo público. Eu mesmo nunca tinha sequer ouvido falar de muitos deles. Todas as informações são do site da CBF (que aliás, está muito melhor do que já foi).

Copa de 1938 – É… eu sei que o Brasil não ganhou aquela Copa (o vencedor foi o Uruguai a Itália). Então como temos um troféu vindo dessa competição, nessa data?  Bom, na verdade, trata-se da Estatueta da Virgem, um “mimo” entregue à todos os participantes. É uma das poucas que ainda se matém intactas. A Jules Rimet que é bom…

Foto removida do servidor

Jarrito de Ouro: Este troféu de nome auto explicativo foi conquistado pela seleção Pan-americana de 56 (que aliás, foi representada por um selecionado gaúcho). Fiquei impressionado com a beleza. Algo de muito bom gosto. Parece que a escada é uma pirâmide Maia… Imagina tomar… água… nessa taça?


Taça Equitativa:
O único troféu que o Brasil não queria ganhar, mas “ganhou”. Foi entregue ao perdedor vice-campeão (ou o segundo melhor time, como queiram) da Copa de 50, no Brasil. É bonito, mas definitivamente não valeu quanto custou. Não preciso falar mais nada.

Foto removida do servidor

Taça Wembley: Apesar de não disputar este Master Series, a Seleção Brasileira de Futebol se igualou à Maria Esther Bueno “conquistando” um troféu em Wembley. Na verdade, este troféu foi oferecido ao perdedor (de novo) de um jogo amistoso entre Inglaterra X Brasil em 9 de maio de 56. Esta taça é diferente, pois foi confeccionada em porcelana inglesa. Uma beleza, diga-se. Ah… acabou 4 a 2 pra Inglaterra.
Observação: Que mania de dar troféu para perdedor, hein?

Foto removida do servidor

Vaso de Gales: Literalmente, um troféu conquistado por Pelé. Na estréia do garoto na Copa de 58, o Gasolina deu um chapéu em Melvin Charles e chutou de primiera para marcar o gol da vitória. O pessoal de Gales ficou tão alegre com o gol tomado que resolveu presentear a seleção com este belo vaso. Nada como o fair play, não é mesmo?

Ainda há muitos outros na galeria. Se possível, visite a sala destinada aos troféus no seu próprio clube. É uma experiência fascinante. Não sei se é possível fazer isso com a seleção, todavia, se for, realmente vale à pena.

Quer ver mais troféus sem tirar a bunda da cadeira? Acesse a galeria online da CBF clicando aqui
Por algum motivo, a galeria está fora do ar. Vou tentar descobrir o que aconteceu e colocar o link para vocês.

UPDATE: Algumas fotos foram removidas do servidor. Consegui recuperar o Jarrtito de Ouro e o Vaso de Wembley. A galeria da CBF continua fora do ar. Se alguém tiver algumas dessas imagem, gostaria que entrasse em contato aí pelos comentários…

Quando tudo normalizar, conserto o post e ainda adiciono mais troféus esquecidos…

6 pensamentos sobre “Os troféus esquecidos da CBF

  1. O Brasil poderia adotar esse costume de dar troféus aos perdedores. Poderia, inclusive, criar um troféu para os times rebaixados, só assim esses times ganhariam alguma coisa…hehehehehe

    • Exagerado, João? Pôxa… Maracanã lotado, final em casa, boa seleção, primeira Copa do Mundo com possibilidade real de faturar, adversário conhecido, saímos ganhando, só precisávamos de um empate…. tem certeza que é um exagero?

  2. Pingback: Links da semana | Haznos - Do Jeito que o Diabo gosta

    • Ixi lucas… tam tanto candidato que está até dificil escolher. Tem cartola que merece, técnico que merece… jogador então ne se fala. Tens uns doi-di-nhos para ganhar o Nabo. hahahaha

      Abraço e continue lendo o Idéia Fix!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s