É do Brasil!

Não foram raras as vezes que critiquei o brasileiro neste blog. Mas agora, talvez imbuido e ainda embebedado pelo espírito natalino (eu disse espírito natalino, ok?), resolvi me retratar e pesquisei algumas invenções, não necessariamente famosas, mas muito curiosas, idealizadas por brasileiros.

Garanto que não são invenções da grande mídia, ou seja, aquelas que Gugu, Faustão e Eliana adoram mostrar em seus programas. Eu diria que são idéias pouco convencionais, com ou sem apelo marcadológico. A questão nesse tipo de produto não é vender (quer dizer… é vender, mas não ferozmente) e sim, pelo puro prazer de criar e/ou colocar sob os holofotes do mundo produtos tradicionais. Vocês verão:

1) Máquina para fabricar rapadura:
Os números são impressionantes: Em 60 minutos, essa máquina é capaz de fabricar 6 MIL tabletes dessa especialidade nordestina. O nome do inventor é Orlando Dias e, segundo o próprio, tudo começou num processo de observação dos bóiasfria. Ele fornecia rapadura para os trabalhadores que, por sua vez, tinham dificuldades para cortar o alimento (rapadura é doce, mas não é mole não!). A partir daí nasceu a idéia da máquina de cortar, que acabou evoluindo para uma que produz porções de 20 a 25 gramas (ideal para o transporte, armazenamento e distribuição). Hoje ela é exportada para a Argentina e para a França.
As variantes já começam a ser produzidas: Bombom, pirulito, melaço, creme e até recheio de bolachas com sabor de rapadura!
Só para efeito de curiosidade, a rapadura é rica em proteínas, vitaminas e NÃO provoca a cárie dentária…

foto_maquina

Essa é máquina OD-253: Da cana pra merenda

 

2) Acarajé em pó
O inventor, obviamente é baiano: José Clarindo Bittencourt. Em seu portifólio podemos incluir o acarajé, abará e o vatapá em pó. Segundo o inventor: “são todos produtos naturais, sem conservantes e de gosto aprovado”.
A técnica empregada é até bem simples de entender: desidrata-se o produto, deixa-o précozido (sem hífen?) e embala-se a vácuo. Há alguns segredinhos no meio do processo, mas é segredo industrial…
Só no carnaval de Salvador deste ano, as baianas venderam cerca de R$ 20 milhões em quitutes, cuja procura em todo o Brasil é enorme” – é o que diz seu José, para justificar a lucratividade do negócio.
Além do pó (de acarajé, seus imundos), o inventor baiano pretende lançar o “acarajé tiragosto congelado”, bem ao estilo pão de queijo. Será que dá certo?

acaraje1

3) Rosário Eletrônico
150 avemarias e 15 pai nossos. Rezar o rosário sem se perder agora será muito mais tranquilo. Tudo porque o empresário José Corrêa de Lacerda inventou um contador eletrônico multifunção, que assemelha-se a um cronômetro. A pessoa vai clicando botões, em lugar de ir contando as orações, tal como é feito em uma fieira de rosário. Ainda mostra no visor as orações, disponibilizando, ainda, a opção de controlar a velocidade com que elas aparecem no display e a função pausa: o aparelho memoriza a contagem!
Além disso é relógio, calendário e pode ser usado em português, inglês e italiano.

tecnovas21

Tecnologia a serviço de Deus

Há muito mais invenções bacanas, idealizadas por brasileiros. Recomendo vivamente que visita o site INOVA, da UNICAMP.
Outros sites que você deve entrar: Museu das Invenções e, principalmente, Inventores.com.br 

____________________________________________________________________

Leia Também:
Record toma Olé ao vivo da Polícia
Como NÃO usar um Hashi
Entrefix: Aurélio Araújo

8 pensamentos sobre “É do Brasil!

  1. Pingback: Fique por dentro Inventores » Blog Archive » É do Brasil! « Ideia Fix

  2. ACARAJÉ DA BAHIA,”DE CASA PRA CASA” Quem lançou o primeiro acarajé congelado da Bahia, o Inventor foi Ubiratan Sales, o lançamento foi na Feijoada de Licia Fabio , no Othon em 02/2008, esta foto que esta sendo usada e do Produto no seu lançamento na Fispal 2008, stand do Sam´s Clube. São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s