Como lavar a louça

Tarefas domésticas geralmente não agradam. Quem gosta de deixar o conforto do sofá e o hipnotizante poder do controle remoto para ter que passar roupas, varrer a casa, lustrar os móveis ou lavar a louça?

Pensando nisso, o Idéia Fix, num ato de utilidade pública e prestação de serviço, redige um guia para que você lave a louça de maneira prática e menos estafante. Os conceitos empregados vem da minha própria experiência com pratos, garfos, copos e travessas imundas. Leia e pratique. Sua mãe/esposa/sogra agradecem.

1- Analise
A primeira etapa é analisar o enorme abacaxi que você tem pela frente. A louça pode ser do tipo “Lanche da tarde” (ou seja, só aquele pratinho com migalhas, uma faca, um copo) ou do tipo “Fim de ceia natalina”, no qual aparecem refratários que você nem imaginou que existiam, ou ainda ser o meio termo.
Uma vez analisada, você saberá quanto tempo pode levar e assim escolher uma hora que você esteja psicologicamente preparado (ou com nada de mais útil para fazer).

2) Organize:
Geralmente a louça é toda espalhada pela pia. Pratos, copos, talheres jogados a esmo no buraco negro que uma pia representa.
Vale a pena gastar uns 10 minutinhos organizando essa bagunça. Eu faço da seguinte forma: Pratos empilhados de forma decrescente. Panelas em cima do fogão. Copos lado a lado. Talheres dentro da pia. Fôrmas também em cima do fogão.
O efeito visual é de muito menos louça e, portanto, uma animação maior para terminar tudo rapidinho.

3) Comece pelo fácil
Ao contrário dos Assim como nos vestibulares, eu recomendo começar pelo mais fácil – copos, talheres – e deixar as coisas mais trabalhosas de molho. Geralmente as fôrmas, travessas e panelas tem algo encrustrado e, aproveitando que estão em cima do fogão (passo 2!), “deixo-as de molho”. A caca costuma sair muito mais fácil.

4) Estabeleça um padrão
Tente construir e repetir a sequencia de objetos lavados. Se você começou pelos talheres, foi para os copos, pratos, travessas em inox, fôrmas e panelas, repita exatamente esses passos no dia seguinte, e no outro, e no próximo. Essa quase mecanização facilitará o serviço, pode apostar.

5) Guarde-a em etapas
Divida a louça, mentalmente, em leves e pesadas. Após lavar as leves (lembre-se do passo 3) deixe-as escorrer por uns 5 minutos e guarde-as. Isso tem dois efeitos práticos: a) O escorredor fica livre e você tem mais espaço para trabalhar na louça pesada b) O risco de se quebrar alguma coisa por acidente diminui. Acredite, eu já esbarrei com o cabo da panela num copo e o resultado não foi nada agradável.

6) Dê tempo ao tempo
Quando as louças pesadas já estiverem lavadas, é interessantes deixá-las escorrer por uns 15 minutos, 30 minutos, 1 hora 15 minutos. O trabalho que você terá secando-as será minimizado. Lembre-se que estas são as pesadas!

Esse minitutorial fica por aqui. Espero ter contribuído para a melhor higienização da sua louça, além de deixá-lo mais confortável e animado quando for realizar a referida tarefa doméstica.

PS: Pensei em adicionar um “com efetividade” no título, mas não sei o que o Augusto Campos ia achar…
PS2: Você sabe qual é a diferença entre a panela e o penico? Não sabe? Bom.. então nunca me convide para comer na sua casa! Tá.. foi sem graça, mas eu não pude resistir…

____________________________________________________________________

Leia Também:
Os abusos nas listas de material escolar
Matérias de gaveta
Outra vez na funeraria

10 pensamentos sobre “Como lavar a louça

  1. Franklin,

    Eu acrescentaria o seguinte após o item 3:

    Otimize a utilização dos recursos naturais. Ao ensaboar todos os talheres, a pia estará vaga. Normalmente, os pratos possuem resíduo encrustados. Daí, ao enxaguar os talheres, os pratos estarão ficando em uma espécie de molho, amaciando a “caca”. Repetir o mesmo processo ao ensaboar os pratos, deixando as panelas dentro da pia (você perceberá que eventualmente, umas são mais estreitas que as outras e quase todas encaixam umas nas outras.)
    Ou seja, você economizou algumas panelas d’água. Isto multiplicado por todos os que lavam a louça, por 30 dias, por 12 meses… bem, com isto, talves estejamos contribuindo para que haja água para nossos netos.

    Abraços,

    P.S. do P.S.2 – Cara, que nojo!! Você não lava o penico depois de cozinhar nele?

  2. Win,

    Como fazer então, quanto a cozinhar?
    Cada um cozinha para si? Se alguém cozinhar para todos, é justo, na próxima vez que ele quiser usar as panelas para cozinhar, ele que as lave?

    Priscilinha… saudades!

    Já que é para lavar penico, a esponja é de banho ou de cozinha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s