Jogando com a Lei

A Medida Provisória 168 – assinada em fevereiro de 2004 – proíbe bingos, jogos de azar e caça-níqueis em todo o território nacional. Até aí nenhuma novidade. Em São Paulo a prefeitura já emparedou entrada de Bingos para evitar o funcionamento dessas casas e pessoas foram presas. Mas nem todas as cidades são assim.

O Histórico

Em uma avenida movimentada de Itatiba-SP foi inaugurado em 2006/2007 uma nova casa de Bingo para fazer frente a mais antiga casa de jogos da cidade, localizada no coração da Capital Brasileira dos Móveis Coloniais. A faixa gigantesca colocada na faixada dizia, sem cerimônia e com todas as letras: BINGO.

Alguns meses depois essa faixa foi sumariamente arrancada (pela ação da chuva, vento ou mãos humanas), mas a casa continuava em pleno funcionamento, fato comprovado pela intensa movimentação durante a noite e alguns seguranças estrategicamente dispostos na porta.

Mais alguns meses se passaram e a Secretaria de Finanças resolveu tomar providências, lacrando a entrada do estabelecimento com um pequeno cartaz e algumas fitas. Essa proibição durou um tempo, tempo necessário para que os donos pudessem se organizar e reabrir a casa.

O pulo do gato

Para que o Bingo voltasse a funcionar foi necessário utilizar um artigo da Lei Pelé , já revogado pela MP 168/04, que autoriza o funcionamento das casas de apostas mediante uma filiação e repasse de lucros para entidades esportivas. A ideia inicial era fomentar recursos para que as confederações pudessem investir. Não deu certo. Para as federações, claro.

No caso específico desse Bingo em Itatiba a federação escolhida foi a de CANOAGEM. Ironicamente, Itatiba tem UM rio, chamado de Ribeirão Jacaré, absolutamente impróprio para a prática de qualquer esporte (a não ser o lançamento de carros). A faixa disposta na entrada  – veja na foto abaixo – me chamou muito a atenção exatamente por ser uma das últimas coisas que eu esperava encontrar na cidade. Ao passar a noite pela entrada, pude perceber que, de fato, a casa estava em pleno funcionamento, aparada por uma brecha na Lei Pelé já tapada (ou não?) pela MP de 2004.

Minha vontade era entrar e fazer imagens internas, mas os cães de guarda, digo… os seguranças não me pareciam muito dados a amizades e gentilezas. Sem cobertura policial ou de veículo de impresa não poderia quebrar uma regra báscia do jornalismo que é “não arriscar o pescoço sem necessidade”.

O outro lado

Entrei em contato com a CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) e eles me informaram o seguinte: “Procuramos no sistema da CBCa algo referente à Itatiba mas não encontramos nada. (…) Contudo, oficialmente e ligado diretamente à CBCa, não existe nada a respeito.” Eu bem que suspeitava. Não eram filiados, mas usavam o nome da Confederação. Espertos, hein?

cbca

Os donos do bingo, por sua vez, não foram encontrados para dar explicações sobre o caso.

Conclusão

As medidas cabíveis já foram tomadas junto aos orgãos competentes. Um agradecimento especial à Françoso Advocacia.
O desenrolar dessa história você acompanha em breve. Novos capítulos deverão surgir.

Já estou sentindo uma certa adrenalina correr no meu sangue…

Françoso Advocacia – (12) 3921-5947
Site:
http://www.francosoadvocacia.com.br/index2.html

NÃO PERCA O DESFECHO DESSA HISTÓRIA. SERÁ QUE O BINGO FOI FECHADO?

27 pensamentos sobre “Jogando com a Lei

  1. Frank,

    FRANKamente (perdôe-me. não pude resistir.)

    Sei de suas aspirações ao jornalismo. Sua vontade de escrever e etc… Mas, sendo um (bom) amigo:
    Se possível for, se sua consciência permitir, peço-te, encarecidamente que retire este POST.
    Sim, ele ficou sensacional. Sim, eu sei que tirando o Bingo, o jogo do Bicho e a LOTERIA FEDERAL, o jogo é proibido no Brasil.
    Para te dar um exemplo, as casas de jogo de bicho (isto mesmo, CASAS), funcionam em lojas, com letreiros alusivos à atividade.
    Resumirei uma história para você: um POLICIAL e um JUIZ FEDERAL, ganharam em um jogo que fizeram juntos, quase cem mil reais. O dono da banca estava se recusando a pagar, daí eles puseram a boca no mundo. O dono de outra casa, comprou o bilhete deles, e foi ele mesmo cobrar.
    Ante a recusa, o filho do devedor, foi acometido por uma vontade súbita de ser suicidado (com 3 facadas nas costas).

    Conselho de amigo? Deixa quieto, com a turma do tráfico, porstituição e jogatina, não se mexe.

    Abraços,

    Gustavo.

    • gustavo… me desculpe… mas, se fomos pensar assim como vc pensa… então vamos embora daki e vamus viver em marte… temos planos aki e nós jornalistas não temos que agradar ou desagradar ninguem… temos apenas que analisar e colocar as coisas na mesa como ela são…

  2. Pingback: Jogando com a Lei : carros

  3. Pingback: Jogando com a Lei : esporte

  4. Pingback: Jogando com a Lei : canoagem

  5. Sim Carlão,

    Eu concordo com você! Porém, analisemos:

    Um grande jornal, possui alguma estrutura, para dar relativa segurança ao seu staff.

    Não sou contra este tipo de reportagem. Apenas digo que se vocês tivessem estrutura, eu ficaria menos preocupado com vocês.

    A percepção, a crítica, a acusação, o aprofundamento e por fim, a denúncia, estão ótimos.

    Só que este tipo de matéria, pode acabar virando briga de cachorro grande.

    Mas, vamos torcer para que a repercussão da matéria, seja muito boa e positiva!!

    Abraços,

  6. Frank, siga sempre seu instinto (nesse caso, o jornalístico); porém, nunca deixe a empolgação falar mais alto que a inteligência, caso contrário, você acaba num buraco. E eu ainda quero te ver reconhecido como jornalista, não como mais um jovem que ousou demais…

    Beijo!

    P.S. Apesar dos pesares: Excelente trabalho!

  7. Ok.
    Conto com o seu bom senso. Mas, veja que até mesmo nós, seus fiéis escudeiros (Priscilinha), estamos um pouco preocupados.

    Uma vez que você está garantindo que está tudo na mais perfeita ordem, tentarei me preocupar menos.

    Abraços para você, Priscilinha e todos os visitantes do IF.

  8. Eu acho que existem muitas práticas piores que o jogo para você se preocupar , como política , saúde e educação.
    No Brasil todo mundo quer começar pelo final , ou pelo caminho mais fácil.
    Eu acho que joga quem quer.
    E , por acaso , você conhece algum ganhador da Mega-Sena ?

    • Olá Rodrigo:

      De fato, existe muitas coisas piores que o jogo. Mas, pensando assim, não resolveremos todos os problemas. É como uma prova de vestibular: Se você se concentrar nas questões difíceis, pode até conseguir resolvê-las, mas não conseguirá fazer as fáceis, assim, perde pontos preciosos. Lei é lei…

      Ganhador da Mega-Sena? Nenhum. Ta aí uma questão pra averiguar. A Mega só é valida porque repassa parte dos recursos pro esporte olímpico, etc. Pena que não seja um repasse integral.

  9. deviamos nos preocupar com a saude publica quee um caos no atendimento, com a educaçao para que os jovens de hoje nao entrem mais do que ja estao nomundo das drogas, e nao com os bingos que e um entretenimento principalmente para os mais velhos, pois itatiba nao tem nada e uma cidade dormitorio onde se dorme com as galinhas, enquanto isso levamos nosso precioso dinheirinho para as cidades vizinhas, bingo ja

  10. para desfalcar a saude e educaçao nao e necessario sonegar impostos, pois os engravatados do poder transformam os impostos pagos em seus miseros salarios, aquilo que sobra eles desviam, e para a saude e educaçao… coitada! entretenimento em itatiba cade? porque nao entrou no bingo e fez as imagens
    que queria, nao gosta de fotografar {velhos}, sua opiniao é puro preconceito
    BINGO JA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Bingo profissional NÃO É entretenimento. É pura maracutaia. Já tá mais do que provado que leva ao vício, destrói família e etc.

      Itatiba tem entretenimento de qualidade sim. Bandas na praça, várias atrações no teatro Ralino Zambotto, bares, restaurantes. Até a Bali reinaugurou recentemente. Pode não ter uma variedade enorme, mas aqui é cidade do interior, acostumada com tranquilidade.

      Se os políticos desviam verbasm a culpa também é sua. Além do que, um erro não justifica o outro, certo? Os maus políticos podem estar apenas preocupados com o próprio saláro, mas nós não podemos avacalhar e incentivar o crime organizado e a lavagem de dinheiro.

      Não entrei no Bingo porque não tenho qualquer cobertura policial ou de veículo de imprensa. Ali era eu comigo mesmo. Se desse alguma merda (desculpe a expressão) poderia ser bem grave. No mínimo perderia mue celular. Ou, menos pior, minha vida, né? Vai saber do que esses mafiosos são capazes…

      É uma pena que pessoas pensem como você. Preconceito não tem nada a ver com isso. Reflita sobre o que eu falei e reveja sua opinião. Se continuar pensando igual, paciência. Não posso fazer nada.

      Mas já que você quer ir em bingos, recomendo que priorize os de comunidades e associações beneficentes. Elas precisam muito da nossa ajuda.

  11. CONTINUO ACHANDO QUE E PURO PRECONCEITO SIM, ja q destroi familias, que tal acabar com bares que vendem bebidas alcolicas q tb destroem familias, a bali onde circula alcool e droga e destroen nossas jovens!!! bandas na praça onde a segurança nao e total e la estao os baderneiros alcolizados e os mais velhos nao tem espaço, qd alguem perdeu celular, ou a vida no bingo!!! nunca soube la so nao e permitido bagunça, drogas e bebados. o bingo e uma empresa como outra qualquer gera impostos para o municipio, empregos, ate mesmo turismo pois vem pessoas de varias cidades conhecem e consomem em nossa cidade, voce e muito jovem ainda, curte baladas, garotas enfin um dia vera como e puro preconceito. pois numa noite de balada tambem se gasta muito, a menos que se va ao novo toque agora mais refinada pois mudou de nome, que tal o bingo tambem da uma força financeira p entidades da cidade bjs. bingo ja!!!!!!!!!!!!!!

    • Argumentação interessante… Mas, veja a diferença:

      Quem não quer não bebe nem se droga. Vai no bar, ouve musica, conversa com os amigos, dá risada, movimenta a economia comprando petiscos e dando os 10% pro”garção”. Agora vamos fazer a mesma comparação com o bingo:

      Você vai ao bngo e NÃO aposta nada. Fica lá sentado quieto, já que se conversar demais vai atrapalhar a concentração das pessoas. Você pode até comer e beber alguma coisa, mas não é tão divertido. Então por que raios você vai no Bingo, se não for pra jogar? Uma vez jogando e ganhando (ou mesmo chegando próximo de ganhar), você quer jogar de novo, e de novo, e de novo… O problema não é quanto se gasta, mas no que se gasta.

      Quanto a ser assaltado, perder o celular e tal, INDO e VOLTANDO do Bingo o risco é o mesmo. Roubaram mue carro enquanto eu estava numa missa. A violência desse tipo está em todo lugar.

      E Bingo até pode ser regularizado. É um mal como a maconha, por exemplo. Dá discussão boa, mas, se agora é ilegal, deve ser combatido.

      Abraços…

  12. Apoio a Srta. Sonia. Bingo é diversão, para quem já viu decadas rotineiras de uma vida domiciliar, a expectativa de poder ganhar, nem que seja poucos reais, gera um prazer que é indescritivel para um jovem, como o senhor, senhor Frank, cujos hormonios estão à flor da pele, procurando baladas, já fui bom nisso, se é ilegal o bingo agora, porquê a pirataria de DVDs rola solta ? Provavelmente as peças de seu automovel, foram vendidas ou comercializadas, pelo seu mesmo fornecedor de DVD ou programas piratas, é um risco que a gente corre, certo ?

    • Interessante os apoiadores do Bingo começarem aparecer. Gosto disso. É saudável, é democrático. Vamos lá:

      se é ilegal o bingo agora, porquê a pirataria de DVDs rola solta?” – O que tem a ver alhos com bugalhos? Uma coisa é uma coisa, outra coisa e outra coisa.

      Provavelmente as peças de seu automovel, foram vendidas ou comercializadas, pelo seu mesmo fornecedor de DVD ou programas piratas, é um risco que a gente corre, certo?” – Rapaz… o que foi que você tomou pra escrever o comentários? Compartilha aí com a gente!

      O que eu consegui entender do seu comentário foi: Você apoia o Bingo porque é adrenalina. Eu não estou olhando exatamente para a parte er…. esportiva da coisa. Até porque tem coisas muito mais emocionantes que o Bingo, convenhamos. A questão é: Temos uma lei e ela não estava sendo cumprida na cidade. Aliás, estava sendo descumprida descaradamente. Fiz minha parte como cidadão e, nas minhas possibilidades, denunciei o fato. Se você pesquisar nos Despachos de Domingo, faço inúmeras críticas ao que está errado na cidade, bem como elogio o que acho que está certo. Sou imparcial e justo. Pelo menos assim creio.

      Você também diz que tem tanta coisa ilegal por aí que uma a mais, uma a menos, não fará diferença. Entendi certo? Bom… lamento. Acho que terei que invadir sua casa pegar emprestado seus eletrodomésticos. É um risco que a gente corre, né?

      Abraço e volte sempre. Sério. Quero que vocês voltem e rebatam o que eu disse. Quero entender melhor o lado de vocês

  13. Rebater o quê Sr. Frank, a apologia que tú fez a seguir:

    E Bingo até pode ser regularizado. É um mal como a maconha, por exemplo. Dá discussão boa, mas, se agora é ilegal, deve ser combatido.

    Quér dizer que nuncas compraste um DVD pirata ?
    O tema não é jogando com a Lei ?
    O bugalho está no mesmo saco do Alho, é a Lei.
    Quér afirmar que no seu micro não rola nem um programinha pirata ?
    O remedio que tomei, está ao seu alcance garoto, VIVÊNCIA.

    • Primeiramente, quero parabenizar o pessoal que está comentando aqui. Sem apelar pra baixaria, com argumentos bons, consistentes. Valeu muito ter feito esse texto só por ter esse feedback de alto nível.

      Mas vamos as respostas:

      Teophilo: Se estivéssemos no contexto religioso, seu comentário poderia se resumir a: “quem nunca pecou que atire a primeira pedra”. Eu atirei tendo pecado. Ponto.

      Mas, contudo, todavia, entretanto não é salvo conduto para o Bingo continuar funcionando. Você tem todo o direito de questionar minha credibilidade/moral para denunciar o Bingo, mas não pode negar que, independente da minha pessoal, ele continua ilegal.

  14. gostaria de agradecer ao so Teophilo Martins, a defesa é com muito carinho que digo muito em breve poderemos nos falar, quem sabe onde, talves dentro de um!!!!!!!!!!!!!!!!!!! até mais, não briguem por mim bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s