Olhar Histórico: Copa de 50

Rio de Janeiro, 15 de julho de 1950:

1 dia! Falta só 1 dia pro Brasil ser campeão mundial! Mal posso esperar para entrar – pela primeira vez, diga-se – no recém inaugurado Mário Filho e assistir a seleção brasileira levar a Taça Jules Rimet das mãos do próprio Jules Rimet.
Os jornais dizem que esse estádio é o maior do mundo. Eu não acredito… acho que na França ou na Inglaterra deve ter uns maiores. Isso se os nazistas não enviaram suas bombas lá.

copa-1950-1

Mas vamos voltar pro jogo: O Uruguai, que é nosso adversário e freguês histórico (apesar da derrota no último jogo, antes da Copa), não será páreo para os gols do Ademir, do Vasco. Pelas barbas do Getúlio! Ele já marcou 9 gols nesse campeonato… quase não dá saudades do Leônidas, na Copa anterior…

276486-3079-it

Meu palpite pro jogo de amanhã é Brasil na cabeça. Por quê? Além do que eu já falei acima, é possível não acreditar no time que meteu 7 a 1 na Suécia e, no jogo anterior, 6 a 1 na Espanha? Deu para ouvir, pelo radinho, a torcida gritando “Olé” e cantando Touradas de Madrid. Lindo!

Vou até chutar o placar do jogo. Me cobrem amanhã. Brasil 3 x 0 Uruguai. Os três gols do Ademir. Se bem que até com o empate seremos campeões…

Ah! Hoje eu comprei o jornal “O Mundo“. A capa está pendurada na parede do meu quarto. É uma sensação tão boa entrar lá e ler a manchete, em letras garrafais: ESTES SÃO OS CAMPEÕES DO MUNDO”. Já reservei com o Vicente lá da banca várias edições do dia 16, terça feira. Certeza que O Correio vai trazer a análise completa e o Jornal dos Sports vai vir com poster… Vou encomendar também a Folha da Manhã, lá de São Paulo.

Quase fui em São Januário pegar um autógrafo dos heróis, mas me disseram que está muita bagunça por lá. Repórteres, familiares e torcedores histéricos não saem da porta da concentração. A única coisa que não entendo é por que raios mudaram a concentração para lá. Enfim…

Vai Flávio Costa! Vai Feola! Vai Ademir! Tragam a taça pra gente!

6 pensamentos sobre “Olhar Histórico: Copa de 50

    • Ooooooo.. A Pri Lima voltooooou.. A Pri Lima voltoooou.. A Pri Lima voooollltoooooooouuuuuu.. hahahahaha

      Pôxa.. sacanagem com os vascaínos! Apesar de que no Mundial de 2000 o Vasco também foi vice. Rá.

  1. Como diria José Carlos Araújo (radialista)

    VOLTEI!

    Não é sacanagem com os vascaínos não!
    Sabe qual é a SEGUNDA maior torcida do Rio?
    Pior Vasco já conseguiu ser Bi-Vice do Flamengo.
    Não dá pra não lembrar do vasco quando o assunto é ser vice.

    Beijo no coração!

  2. Cheguei atrasado mas gostei.
    Esta cônica retrata bem aqueles dias de euforia antecipada. Excesso de confiança costuma cobrar um alto preço. É incrível como até hoje muita gente não aprendeu a respeitar o adversário.
    Estou escrevendo a minha história das copas no Cariocadorio. Fica o convite.
    Saudações cariocas

Deixe um comentário

