Luz sobre uma bilheteria fantasma

Hollywood sempre notabilizou-se por expor, na tela grande, o desejo íntimo dos americanos. Pode notar que os filmes de maior sucesso sempre detonam alguma cidade (com alguma catástrofe, monstro e alienígenas, não necessariamente nessa ordem) ou tem uma trama relacionada com o assassinato do presidente.

Se transportarmos essa linha de raciocínio para o Brasil, poderíamos supor que os maiores sucessos de bilheteria estariam relacionados com algum personagem ou conquista esportiva. Infelizmente não é isso que acontece, já que os filmes relacionados à esporte geralmente são um fracasso de bilheteria. Inúmeros fatores – entre eles a falta de hábito de ir ao cinema, o alto preço dos ingressos e, porque não, a falta de qualidade de muitos filmes – podem ser atribuídos para esse déficit de público.

Mas parece que essa realidade vai mudar.

Antes de falar do futuro, creio que seja melhor pegar um De Lorean e regressar algumas décadas. Em 1962 foi lançado o documentário Garrincha – A alegria do povo. Foi o primeiro do gênero a retratar um esportista. Em 2003 um outro filme foi rodado, mostrando, também, o lado trágico do querubim das pernas tortas. Não parece ter sido digno da grande estrela que foi Garrincha. A bilheteria? Não se tem idéia.

Boleiros – Era uma vez o futebol” parece ter sido exceção no quesito qualidade. Profissionais ligados ao cinema e ao esporte elogiam a pelicula que retrata a visão do futebol de várzea, dos pequenos craques esquecidos e subaproveitados. Destaque para Rogério Cardoso como ex-árbitro. Para Marcelo Janot “O grande trunfo de Boleiro á a abordagem reflexiva de alguém que entende de bola e é apaixonado pelo assunto”. Novamente esbarramos com a questão da bilheteria, que foi regra.

Ainda temos Pelé Eterno, filme biográfico sobre o maior jogador de futebol de todos os tempos. Fiori Gigliotti e Orlando Duarte comentam a vida de Édson Arantes, entre (muitos) gols, vitórias, marcos históricos. Não posso afirmar com certeza, mas acredito que tenha sido a maior bilheteria se tratando de filmes esportivos. E ela não está nem entre as 50 maiores do cinema nacional (recheada de pornochanchadas, Trapalhões e Xuxas da vida).

Se o passado nos condena, o futuro parece promissor. Corinthians e São Paulo já anunciaram a filmagem de longas-metragem sobre seus respectivos clubes. O alvinegro de Parque São Jorge lançará, em breve, um filme dedicado à sua torcida: Fiel, roteirizado por Serginho Groisman e Marcelo Rubens Paiva. Coincidente corinthianos. A temática? Morte e vida severina. Queda e ascenção. O drama vivido pela Fiel entre 2007 e 2008.
Além desse, já está programada uma trilogia que contará a conquista do Campeonto Paulista de 1977 e a saída do loooongo jejum, a conquista do Mundial de 2000 e outro sobre os 4 títulos brasileiros. A Fiel promete invadir os cinemas, assim como fez com o Maracanã em 76.

fiel

Já o São Paulo também aposta no cinema, com o lançamento de “Soberano – Seis Vezes São Paulo”. O time do Morumbi tem história pra contar, já que serão 6 títulos brasileiros  retratados. Carlos Nader, cineasta premiado no Brasil e no exterior, Maurício Arruda, atual diretor do programa “Altas Horas”, da TV Globo, e o músico Nando Reis, ex-Titãs e compositor, ao lado de Samuel Rosa, do clássico “É uma partida de futebol”, integram a equipe que conduzirá esse longa. Obviamente os são-paulinos não vão querer ficar atrás e lotarão os cinemas.

soberano1

Um clássico paulista dentro das salas de projeção. Pelo histórico desde 1962, ninguem poderia imagnar. Mas parece que tem tudo para dar certo. Quem sabe o Palmeiras não se empolga e faz algo em relação a Academia de Futebol? Flamengo, Vasco, Grêmio e Internacioanl também tem história para contar e público para assistir. Pode ser mais uma alternativa para os tão judiados – administrativamente falando – clubes de futebol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s