Não assista

Nos áureos tempos da MTV, Marcos Mion usava seu pé-de-pano para demonstrar, no Chroma Key, as falhas e bizarrices dos clipes. Pérolas que você nunca tinha notado ficam tão claras quanto o mar das Bahamas. Mion até tentou levar o quadro para Bandeirantes, mas seu “Sob Controle” – com o Repórter Vesgo no papel de Corvo – foi um fracasso.

Não sei se o clipe abaixo já foi explorado nesses moldes, mas vale a pena uma análise. O nome do conjunto é Underdog Project e a música é Saturday Night:

Recuperou-se? Ótimo! Vamos por partes, pois há muita coisa a se falar sobre essa aberração.

Comecemos pela cabeça giratória. Acho que nem nos clipes do Rodney Di encontramos algo tão horroroso. Repare que a mesma cabeça faz as vezes de ponto-guia no karaokê. Por que alguem tem a brilhante idéia de colocar uma cabeça? Por quê? Por que?

Passemos agora para aquele Chroma mostrando uma estrela. Deviam prevenir contra um possível ataque de epilepsia antes de exibirem o vdeoclip. Dói a vista ficar olhando por muito tempo. Agora juntemos a cabeça giratória com o Background de estrela (aproximadamente aos 2:22) e temos uma tosquice sem tamanho. Não podiam simplesmente deixar os dois monstrinhos quietos, separados?

Esqueçamos isso. Concentremo-nos, pois, na sequencia a partir do instante 0:35. O diretor desse clipe deve ser muito fanfarrão. O Joselito com a camisa de basquete do Flamengo simplesmente dá aquela conferida na validade do desodorante e percebe que.. bem… a cara do sujeito diz tudo. Logo em seguida uma mulher dá aquela ajeitada na comissão de frete, como se fizesse alguma diferença no resultado final. O take não acaba sem antes a moçoila se virar para ir embora (ou de vergonha, sei lá…)

Já no próximo take, todos os figurantes contratados para o clipe aparecem pulando e festejando sei lá o que para a câmera aérea. E sim.. lá está ele… o rapaz do desodorante vencido! Genial! Para onde você vai quando seu desodorante vence? Para uma balada pular de braços erguidos com as gatinhas, claro…

A coreografia é um show a parte. Vou ser sincero. Não consegui identificar se as dançarinas no instante 2:53 são trigêmeas ou simplesmente parecidas. Há a hipótese de serem a mesma pessoa mas eu não acredito que eles economizariam a tal ponto. Pensando bem eu acredito. Aliás… parece bem plausível.

Vestuário: Gostei da uniformidade. O corpo da cabeça sem dono veste-se de pagodeiro. Outro dos cantores está fantasiado de rapper  e um terceiro usa uma camisa da Roma (creio eu) com o patrocínio da US Angles, que nunca existiu nos mais de 80 anos do clube italiano. Um grupo unido, sem dúvidas.

Uma última observação. Se eles falam quase todos os dias da Semana (Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday), aonde está a explicação lógica para separar a palavra Saturday? Algum trocadilho que eu não peguei? Tem haver com a pequena pausa na pronúncia? Algo a se pensar.

Por fim, a cena mais emblemática desse clipe. DJ Frank (sim, esse é o nome dele) joga o disco bolachão para bem longe. Definitivamente Underdog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s