Morrer é um bom negócio

alado

Michael Jackson vende mais que Lennon e Elvis após morte

Em 24 horas, MJ vendeu mais que em 11 anos

A História da música está recheada desses exemplos: artista morre e o hype causado pela cobertura da imprensa faz com que as vendas de discos, DVDs e produtos licenciados atinjam valores exorbitantes. Valores que talvez ele nunca atingisse me vida.

No no caso de 99% dos artistas, 1 mês – e as vezes nem isso – basta para que tudo volte ao normal e aquele nome tão comentado caia no limbo do esquecimento. E dessa vez eterno.

Como Michael Jackson, Lennon e Elvis não são pessoas normais, principalmente o primeiro, diga-se de passagem, a tendência é que se tornem “cult” e vendam mais que água em maratona (se os corredores tivessem tempo de parar para pagar). As cifras levantadas por esses três nomes fazem qualquer ganhador da Mega Sena se morder de inveja por não ter o mesmo talento para o canto do que demonstraram ter para marcar os numeros no papel.

Segundo a Forbes – uma revista especializada em listinhas de “10 mais” – em 2007 (prometo achar números mais recentes) 0 Rei do Rock arrecadou nada mais, nada menos que 49 MILHÕES de dólares. Comparando com 2006, houve um acréscimo de 7 milhões. Imagine você, caro leitor, ganhar essa grana toda sem ter que fazer literalmente nada? Nem respirar! O mesmo pode-se dizer de um ex-Beatle: John Lennon será eternamente grato ao fã que resolveu presenteá-lo com uma bala no meio do peito. Gerou 44 milhões de dólares, mesmo 17 anos após seu fatídico último autógrafo.

Elvis Aaaron tomou o lugar do cantor drogado (ou drogado cantor?)  Kurt Cobain. O tiro não saiu pela culatra (pense bem nessa frase) e o rapaz faturou em 2006 um troco de padaria: 50 milhões. Nada como um headshot para equilibrar as finanças, não?

Michael Jackson parece que segue pelo mesmo caminho, ainda que utilizando seu Moonwalk. Como as manchetes no topo desse texto bem ilustram, já vendeu mais discos que nos últimos 11 anos. Mas ainda falta MUITO para chegar aos números de Thriller. Sorte que ele agora tem tempo pra esperar.

Mesmo os ateus não podem negar que morrer é o primeiro passo para entrar na estrada da salvação. Ainda que econômica Principalmente quando se fala de cantores. Morrer é definitivamente um bom negócio. As (falidas) gravadoras que o digam.

UPDATE: Hoje saiu a notícia que serão sorteados 17 mil INGRESSOS para o velório de Michael Jackson. Se, durante algum lampejo criativo , alguém tem a genial idéia de cobrar 1 dólar por cabeça, com certeza muita gente ia xingar. Por outro lado, muita gente pagaria 500 dólares no mercado negro para conseguir o ingresso. No fim, mais de 30 mil pessoas acabariam aparecendo por lá, ninguem sabe como.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s