Opinix: Wilson Simonal

A OPINIX músical está de volta e com um cantor “rei da malandregem” – o polêmico, Wilson Simonal.

Nascido em 26 de Fevereiro de 1939, no Rio de Janeiro, Simonal foi talvez o primeiro cantor negro a fazer grande sucesso no cenário musical brasileiro.

Ele começou a cantar em bailes e em 1963 lança seu primeiro disco  “Tem algo mais”.

O seu jeito cheio de swing e uma voz potente logo o levaram para as “paradas de sucesso” nas décadas de 60 e 70. Foi na década de 70 que ficou amigo da seleção brasileira tricampeã do mundo de futebol, no México na copa de 70, e assim, acabou ficando companheiro dos jogadores, do rei Pelé, principalmente.

Em 1972, a sua brilhante carreira iria sofrer um duro golpe. O cantor foi denunciado ao DOPS-orgão de repressão da ditadura militar como um suposto informante dos militares.

A partir dai, sua carreira marcada de sucessos como “País tropical”- música de Jorge Ben Jor, “Meu limão, Meu limoeiro” e “Sá Marina”- canção que depois foi regravada por Ivete Sangalo, nunca mais foi a mesma.

Wilson Simonal nunca conseguiu se livrar da fama de “dedo duro ” em vida e morreu esquecido pela mídia em 25 de Junho de 2000, no Rio.

Em 2003, concluído o processo, o cantor foi moralmente reabilitado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em 2009, foi lançado “Ninguém sabe o duro que dei”, documentário sobre a vida do cantor co-dirigido por Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal.

Wilson_simonal

OBS:ele é pai dos competentes musicos Simoninha e Max de Castro

Fonte: Dicionário MPB

Siga-me no Twitter!

4 pensamentos sobre “Opinix: Wilson Simonal

  1. Engraçado que com alienados da marca do Roberto Carlos não acontece nada. Mas enfim, ele era dedo-duro ou não? Ouvi dizer que não, mas pode ser coisa de idealismo-romântico-póstumo(??)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s