O que é Ética?

Conselho de Ética arquiva todas as denúncias contra José Sarney
Campanha Fora Sarney sai do Twitter e ganha as ruas do país

A nova (nova?) crise no Senado tem gerado muitas discussões positivas. Fazia tempo que não via o país discutindo tanto sobre política quanto nesses tempos de osso roído, mas longe de ser gasto. Hoje pede-se a saída de José Sarney do Senado de uma forma bem parecida com que se pedia a saída de Collor da presidência, mas em proporções BEM menores. Não há Caras Pintadas (em maiúsculo, já que me refirou ao movimento), mas há faixas humanas e passeatas às portas dos deputados e senadores. As denúncias tornam-se mais frequentes – o que me deixa sem saber se é bom ou ruim, já que os podres aparecem e acabam sem solução.

Ainda falta algo que o brasileiro deve discutir: O que é Ética? Fácil falar e repetir aos borbotões (adoro essa palavra) que Beltrado do Amaral (porque gente importante é sempre apresentada com nome e sobrenome) é político sem Ética. Mais fácil ainda é falar que o Brasil é assim porque falta Ética para a população em geral, que não devolve o troco errado, faz GatoNet TV e sonega imposto.

Tudo isso sem saber o real significado da palavra Ética. Ou melhor… pouco importa a palavra Ética. Importa mesmo é a essência ética da coisa toda. Mas vamos por partes:

Ética: Que bicho é esse?
Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade. Claro que nem tudo o que é bom para o indivíduo é bom para a sociedade. É ético matar um cidadão para proteger a sociedade? Sim. É Ético matar esse mesmo cidadão e deixar sua filha sem pai, sua esposa sem marido, sua mãe sem filho? Não. Este é, foi e será o dilema ético, para todo o sempre. Um tênue traço separa o que é do que não é ético e esse traço chama-se bom senso, item em falta no mercado, portanto, de preço elevado e sujeito à falsificações vis.

O bom, o mau e o indeferente
A Ética depende fundamentalmente de uma sociedade e do que ela acredita. Açoitar uma mulher porque ela bebeu uma cerveja (seja ela de que marca for) é ético? Para nós brasileiros é repugnante. Para o Tribunal Islâmico, é uma pena justa. A Ré não deu para trás (desculpe o trocadilho infame) e decidu NÃO recorrer da decisão. Aceitou tomar umas chibatadas. Subjetividade é para os fracos.

Let’s face to reality
Voltando ao Brasil e depois dessa explicação bem rudimentar e incompleta sobre Ética – já que ninguém consegue dar uma definição absoluta e irrevogável sobre o tematenho a convicção em dizer que os Senadores agiram dentro da Ética ao absolver Sarney. Isso não significa, obviamente, que eles estão certos fora dela. Não adiantar chingar Fulano de Almeida ou qualquer outro Senador. O Conselho de Ética cumpriu sua função.

What a hell?
Se você considerou minha declaração absurda, espere e leia até o final do texto. Os senadores agiram dentro da Ética por uma simples questão: Fizeram o que acreditaram ser melhor para a sociedade. Do próprio Senado.
Veja: Se Sarney cai, alguém da oposição poderia assumir a Presidência e isso abalaria profundamente a base do governista. Se Sarney cai, ele poderia sutilmente jogar todos os restos orgãnicos rejeitados pelo organismo (a.k.a. merda) na ventilação. A dor de cabeça seria grande.
Por outro lado, os Senadores da oposição também agiram dentro da Ética, já que defenderam os interesses da sociedade e de suas próprias futuras candidaturas. Aposto o que quiserem que a propaganda política trará destaque positivo e negativo para essa crise. 2010 está aí…

Fim da Linha
Trocando em miúdos, a população repete frases feitas sem procurar descobrir seu real significado. Para variar um pouquinho. Sarney errou? Claro que sim. Ficando provado que ele usou dinheiro público para seu bem estar e de seus parentes, tem mais é que ser condenado, assim como aqueles que deram uma de Phileas Fogg com as passagens de direito de cada político, ou quem recebeu dinheiro em troca de aprovação de leis, emendas, ou de quem atropelou e não prestou socorro ou ainda de quem abraçou um argentino. Tá, esqueçam esse ultimo.

Epílogo
Gostaram desse estilo de texto? Capitular é a saída? Buscando sempre algo diferente para postar aqui, as vezes me vem essas idéias malucas. Gostei… acho que vou tentar novamente.

Um pensamento sobre “O que é Ética?

  1. É Frank…
    Infelizmente “ética” está na boca de todos, sem que muitos saibam o que significa… E se o maior representante do povo, nosso presidente, acha que age com “ética”, imagine o que podemos esperar do restante.

    Veja um trecho do discurso proferido por ele para uma platéia de petroleiros da REDUC, Duque de Caxias, e que ofende pelo menos aqueles que possuem ética e dignidade neste país, no verdadeiro sentido do conceito.
    “Neste país está para nascer alguém que venha querer discutir ética comigo.. Eu digo sempre o seguinte: sou filho de pai e mãe analfabetos. E o único legado que eles deixaram, não apenas para mim, mas para toda a família, é que andar de cabeça erguida é a coisa mais importante que pode acontecer para um homem ou uma mulher. E eu conquistei o direito de andar de cabeça erguida neste país com muito sacrifício. E não vai ser a elite brasileira que vai fazer eu baixar a
    cabeça”.

    PASMEM!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s