Bem-vindos paraquedistas

Um macete muito utilizado na blogosfera para aumentar o número de visitantes em blogs e sites é contar com a perspicácia nada aguçada de paraquedistas do Google. Funciona assim: Coloca-se no texto um termo altamente pesquisado no site de buscas mais avassalomaligno® da internet e espera-se que incautos visitantes cliquem no link, achando que assim vão ver a nova capa da Playboy nua, pelada e de graça. Seja ela a Juliana Paes, a Malu Mader ou a Sabrina Sato.

Assim, muitos blogueiros conseguem aumentar a receita do AdSense não fazendo praticamente nada. Quer dizer, o trabalho mesmo é pegar uma foto de divulgação da capa da Sexy de Outubro, colocar num post e dizer que estará nas bancas tal dia. Acreditem, funciona. Já vi muitos blogueiros famosos usando essa tática. Aqui no Ideia Fix faço questão de não utilizar essas técnicas. Talvez o único post que eu tenha exagerado nas iscas de paraquedistas seja o dos Brindes grátis, mas afirmo que fui totalmente inocente nessa questão.

Outro termo bastante utilizado é Downloads. Pelo que pude notar, qualquer coisa que você ofereça para download é imediatamente aceita. Veja, se eu posto aqui músicas grátis para downalod em MP3, estarei infringindo regras internacionais de copyright. O mesmo se aplica às frases “download de filmes grátis aqui” e “jogos com crack + serial“, mas isso não impede que eu receba visitas extras.

Esse fenômeno acontece também em função da inclusão digital. Veja, eu não sou contra o acesso das camadas mais pobres da população à informação e cultura virtual. Acredito que quanto mais um povo possa conhecer sobre o país e o mundo em que vive (não só na esfera da História, mas da Ciência e da reflexão), mais apto a tomar decisões – tanto pessoais quanto coletivas – ele estará. Minha crítica está voltada para o despreparo que essas pessoas tem no uso dos computadores, em geral. É incrível a quantidade de pessoas que acha que só porque tem um antivirus está livre de TODOS os males da web. Ou as escolas estão sendo negligentes no ensino da informática (quando há) ou os próprios usuários fazem questão de mostrar que são péssimos usuários.

Enfim, a questão aqui está na facilidade com que essas pessoas são enganadas. Inocência? Despreparo? Falta de atenção? O que leva alguem a clicar num link só porque ele diz que vai mostrar o primeiro capítulo de Viver a Vida? Ou pior… aqueles inúmeros spams das suas fotos no motel ou daqula festinha colegial que acabou em bebedeira. E como o mundo virtual só reflete o real, não é difícil ver por aí pessoas enganadas por empréstimos milagrosos por telefone, modalidade na qual você tem que pagar antes de receber a grana (!). Veja: Você ESTÁ PRECISANDO DE DINHEIRO, mas PAGA METADE do que precisa ANTES, para pegar a grana DEPOIS. A lógica mandou um abraço e disse que envia um telegrama quando voltar.

Agora, desmotiva mesmo é saber que muita gente clica porque tem preguiça de digitar youtube.com, orkut.com. O Favoritos é outro que mandou um abraço. Como diria Antonio Salieri em Amadeus: “Medíocres em todo o mundo. Agora e no futuro. Eu os absolvo”

Para completar: Leia o post do Usuário Compulsivo sobre pesquisas no Google.

PS: Sim… as iscas de paraquedistas usadas nesse texto foram propositais. Quero saber até que ponto EU consigo atrair visitantes usando tal artifício.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s