O maravilhoso mundo dos canivetes

Quem nunca precisou cortar, apertar, cutucar, lixar, furar alguma coisa e não pôde porque não tinha nada útil ao alcance das mãos diga: “eu” (@realwbonner feelings). Leve e portátil, o canivete é a ferramente ideal para esses casos. Basicamente, um canivete é uma capsula na qual ficam armazenadas lâminas e uma tesoura. Alguns canivetes mais robustos são capazes de levar chaves Philips, de fenda, palitos de dente ou mesmo alicates.

Entretanto, a megalomania de alguns compradores que não tem onde investir seu dinheiro, força os fabricantes a inventar canivetes tão magalomaníacos quanto. Se você for convidado para uma festa de aniversário de algum sheike árabe, taí um bom presente para comprar. Se bem que, com o grau de riqueza dos shiekes, os canivetes abaixo podem ser a “lembrancinha”, o “mimo” ao final do banquete. Vai por mim, é melhor do que ganhar um camelo e não ter onde guardar.

Veja, por exemplo, o Swiss Memory Prestige.  Ele é fabricado com apenas algumas lâminas e um PenDrive de 1GB. Custava 6.000 dólares em 2007, portanto, hoje ele vale mais. É uma edição limitada. Eu cheguei a mencionar o fato de que ele é banhado a ouro 18 quilates? Não? Então, provavlemente, eu também não mencionei o fato de há, ao menos, 40 diamentes encrustados no canivete. Isso tudo para guardar algumas fotos comprometedoras e cortar um barbantinho aqui e outro acolá. (Fonte)

canivete2

Você teria coragem de usar numa Lan House?

A Victorinox – a mesma fabricante do canivete acima – também projetou o canivete abaixo. Por uma tesoura, uma lixa e uma lâmina cortante, você pagava, em 2008, em torno de 2.700 dólares. Claro, ele também é banhado a ouro 18 qulates e também tem diamentas cravejados. Mas antenção: São 72 diamantes cravejados. Isso msmo… setenta e dois. (Fonte)
Mas, tio Frank, por que esse é mais barato, já que tem mais pedrinhas? Por incrível que pareça, ou Pen Drive da peça acima fez diferença. E muita. Outra explicação é que deve ser uma linha diferente, menor, etc. Para ser sincero, não faço a menor idéia. Sugiro ue compre os dis e faça o teste.

canivete1

Mas chega de canivetes com diamantes caros. O próximo da seleção impressiona pela quantidade de funções que pode desempenhar. Eu contei 25 acessórios e a foto não me deixa mentir (sozinho). São eles: lâmina grande e pequena. Chave com 2 pontas (4mm e 5mm), estojo com chaves de fenda, philips e 3 tipos de torx, além de uma Hex. Continuando as funçõesm temos um abridor de garrafas com mais uma chave de fenda e um desencapador de fios. Abridor de latas com outra chave de fenda. Sacarrolha. Agulha, argola, pinça, palito de dente e caneta (!). Para completar, um alfinete (!!) de aço inox e uma última chave de fenda, dessa vez mini. Ufa. O Preço não foi divulgado. Ainda bem.

canivete3

Edward, maõs de... de.. deixa pra lá

Se você já ficou impressionando com esse canivetinho simples de 25 funções, o que dirá desse canivete, com nada mais, nada menos do que 80 funções. Vou repetir: OITENTA funções. Para o alívio do nobre leitor, não vou descrever todas elas, mas já basta saber que ele inclui altímetro, barômetro, termômetro (tanto em Celcius quanto em Fahreneit). Se você duvida que um canivete possa ter tantas funções, visite o site do fabricante – a Victorinox, claro – e veja todas as elas. O preço não é o mais amistoso, algo em torno de 425 dólares, mas comparando com as peças mostradas acima, parece um bom negócio. Eu duvido que o dono de um exemplar desses lembre de todas as funções na hora do aperto.

Animalesco

Animalesco

Eu tenho a felicidade de ter meu próprio canivete, que carrego comigo em minha casa móvel (a.k.a. mochila). Obviamente ele não tem nenhuma frescura e, obviamente também, não custa a barbaridade dos canivetes acima. Mas gosto bastante dele. Não lembro de nenhuma situação em que fui obrigado a usar o canivete, mas sei que já fiz questão de utilizá-lo para cortar barbante, abrir caixas e outras tarefas que seriam facilmente executadas com a mão.

canivete

No final das contas, ter um canivete é um bom negócio. Além de um certo charme, essa ferramenta invoca as mais primitivas ações do ser humano. Seria bem interessante se inventassem algum que imitasse pedra lascada (não a cidade, viu, @lunaomi). Outros possíveis canivetes que imagino são feitos de bambu (deve existir) e outro feito de vidro (pouco prático, mas muito bonito).

Um de chocolate também seria legal. A única função dele seria comê-lo, o que já está de bom tamanho. E não é que ele existe?

Um pensamento sobre “O maravilhoso mundo dos canivetes

  1. Sou fascinado por canivetes… Ganhei o meu primeiro Victorinox com 11 anos!! Antes disso jah tive outras marcas, mas realmente a Victorinox eh muito especial, o aço usado para a confecção das lâminas é único no mundo da cutelaria..

    Sou biólogo, botânico e não largo meu canivete em hora nenhuma!! E quebro o galho de muita gente durante o dia!! hehehe

    Viva o CANIVETE (Victorinox)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s