Como é o Teleton no Chile e na Costa Rica?

Durante o ano de 2009 me comprometi a usar mais o Twitter. No começo não via muito propósito, faltava um objetivo, mas a medida que fui conhecendo pessoas, encontrando outras e de fato aprendendo a usar a nova ferramenta, percebi que havia uma enorme identificação entre o Passarinho Matraqueiro e eu. É o lugar perfeito para fazer aqueles comentários que você sempre teve vontade de fazer, mas sempre estava sozinho quando a inspiração ocorria. E no Twitter você nunca está sozinho.

Nesse mês de outubro creio ter atingido um patamar acima do que estava acostumando, e isso se deu quando comecei a interagir com a @Lia_07. Ela é Costa Riquenha e gosta bastante de futebol (Tico, ticos, ooooooe). Aproveitei a ocasião para perguntar como era o Teleton no país dela e percebi que a idéia é a mesma, mas o público alvo nas últimas edições é um pouco diferente.

TeletonCR

Enquanto, aqui no Brasil, a campanha é feita em prol da AACD, na Costa Rica as doações vão para a ala de queimados do Hospital da Criança. É bom frisar que o Teleton é uma tradição por lá. O primeiro Teleton Costa Rica foi realizado em 1984/1985 e o dinheiro angariado foi investido na construção de 4 centros de reabilitação. De 1995 a 1999, o Teleton trabalhou exclusivamente para 1 grande hospital, moderno e que tivesse a máxima capacidade de atendimento. Desde então ele tem atendido há mais de 1.258.000 crianças. A partir de 2000, mais centros de reabilitação foram construídos ou equipados.

A meta de arrecadação para 2008 era de CRC 450.000.000,00. Superaram as expectativas, atingindo CRC 477.565.387,00 o que dá em torno de R$ 1.400.000,00. Parece pouco, principalmente quando comparamos com os resultados alcançados no Brasil (mais de 19 milhões ano passado), mas temos que considerar as dimensões do país, tamanho da população e capacidade financeira de fazer as doações. Considerando as peculiaridades de cada lugar, é certo que o Teleton Costa Rica vem cumprindo seu papel.

Lá na Costa Rica, a campanha ocorre tradicionalmente no começo de Dezembro e a edição 2009 já está marcada para os dias 4 e 5. A maratona televisiva é transmitida por mais de uma emissora, como ocorria aqui no Brasil nos primeiros anos de exibição. Interessante notar que há ações promovendo o Teleton fora das emissoras. Isso inclui uma distribuição de abraços em vias públicas. Já deu pra perceber que o importante é ajudar…

No Chile…

O Chile foi o primeiro país da América do Sul a adotar a iniciativa Teleton, ainda em 1978.  Assim como na Costa Rica, a maratona de mais de 27 horas é transmitida em rede de rádio e de televisão. E olha que são, ao menos, 8 emissoras diferentes, além de outras já fizeram parte do pool.

A campanha começa meses antes com a escolha de uma criança símbolo (a exemplo do que acontece na Costa Rica) e vai se intensificando perto de Novembro, quando uma campanha maciça de publicidade começa no norte do Chile  e vem seguindo a linha férrea (e, porque não, a Cordilheira dos Andes) até o sul do país. Eis o Trem do Teleton.

Em 2008 a meta foi de 13 milhões de pesos chilenos. O total arrecadado foi de $ 14.763.943.628,00 o que dá incríveis R$ 46.011.830,32. Que coisa, não?

O vídeo abaixo é o encerramento da campanha 2008. A quantidade de pessoas presentes no estádio impressiona e arrepia. Com a popularidade dos artistas aqui no Brasil, aliado a uma política de preços não abusiva, faríamos o mesmo em qualquer estádio, sem problemas.

“Vamos! Vamos Chilenos!
Que esta noche,
Lo vamos a lograr”

Não esqueça: Teleton Brasil vai começar dia 23 de outubro, no SBT. Vamos fazer como nossos vizinhos chinelos e atingir a meta, que esse ano está na casa dos 20 milhões.

Teleton 2009: Eu também me movo

3 pensamentos sobre “Como é o Teleton no Chile e na Costa Rica?

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for Como é o Teleton no Chile e na Costa Rica? « Ideia Fix [ideiafix.wordpress.com] on Topsy.com

  2. Pingback: uberVU - social comments

  3. Pingback: Teleton 2009: Quanto você pode doar? « Ideia Fix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s