O presídio das estrelas

A Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, localizada na cidade de Tremembé -São Paulo, também pode ser chamada de presídio das estrelas. É quase unânime que os bandidos com alguma (e em muitos casos muita) repercussão na mídia sejam mandados para lá, seja para esperarem julgamento ou cumprirem sua dívida com a sociedade. Como bons curiosos, vamos fazer um tour pelas celas e conhecer esse verdadeira via láctea do crime.

O primeiro preso que vamos visitar é Matheus da Costa Meira. Foi ele que em 3 de novembro de 1999 entrou numa sala de cinema, no Shopping Morumbi, e disparou contra a platéia que assistia, concentrada, o clássico Clube da Luta.
Segundo a polícia, Matheus levantou de seu lugar na sala de projeção e foi até o banheiro. Testou a submetralhadora Cobray M-11 no espelho e repetiu uma cena do antológico jogo Duke Nukem 3D – que, por sinal, eu adorava. Os advogados espertalhões tentaram livrar a face de Matheus alegando insanidade e influência direta do jogo. Curioso é que eu joguei DK3D e NUNCA saí por aí atirando nos outros. E olha que eu ainda jogava Doom…

Depois de conhecer o maníaco do shopping, nossa próxima parada é a cela internacional. Nela está preso Law King Chong. Ele é conhecido por ser um dos maiores empresários e investidores da 25 de março, o responsável por fazer a alegria de muitas crianças (e adultos) que nunca tiveram dinheiro suficiente para comprar tênis, bonés e eletrônicos originais. Ele era, definitivamente, o Samurai do Alternativo, o Sansei do Genérico. Mesmo preso, suspeita-se que Law King (que em inglês é uma irônica tradução para Rei da lei) ainda dê linha na pipa, ou seja, comande os negócios nas Galerias Pajés do centro.

Ao lado dele estão os irmãos Christin e Daniel Cravinhos, do caso Richthofen. Eles são cunhado e namorado, respectivamente, de Suzane von Richthofen, acusada de mandar matar os pais. A história do crime é enredo de Agatha Christie: a mocinha rica namora e o pais não aceitam. Ela manda matar, vai pro Motel e no dia seguinte chora copiosamente no velório e enterro.
Mesmo fazendo o serviço sujo, os Cravinhos continuam menos famosos, menos ricos e com menor probabilidade de ver o Planeta Terra de fora da cadeia. Não tenho ideia do que pode acontecer quando receberam uma revista com a seguinte manchete: “Suzane matando a pau na Playboy. Imperdível”.
Pelo menos eles tem patrocínio garantido com a Minancora.

Caminhemos para outra ala. Já é possível avistar Alexandre Nardoni. O futuro garoto propaganda da Red Bull está sentado, escrevendo uma carta, possivelmente para Ana Carolina Jatobá, a (ex) esposa. O casal é acusado de jogar pela janela sua filha (a filha deles) Isabella. Alexandre nega e insiste na tese de que uma terceira pessoa fez o serviço. Há muitas contradições no caso e a situação dele parece sem saída.
Eu não sei vocês, mas eu gostaria de ver o que aconteceria de colocassem o Alexandre e o Percival de Souza numa sala. Sozinhos. Creio eu que só um sairia caminhando…

Na cela em frente está Lindemberg Alves, o rapaz que fez duas adolescentes reféns durante quase uma semana. Com mais de 100 horas de duração, é o caso de cárcere privado mais longo registrado pela Polícia de São Paulo, uma verdadeira maratona do crime. Nesse mês de outubro, ganhou bexigas e língua de sogra, já que faz 1 ano que está preso.

Até hoje não se sabe se os policiais invadiram porque Lindemberg atirou ou se atirou porque a polícia invadiu. O tradicional caso Tostines (Tostines vendia mais por que era fresquinho, ou era fresquinho por que vendia mais?). O circo imprenso-popular, digo, o juri popular está marcado para janeiro de 2010.

Nosso giro pela cadeia termina num médico. O nome dele é Roger Abdelmassih, considerado especialista em reprodução humana. E não, não é ator pornô.
Segundo a História, ele foi um dos primeiros e pioneiros da fertilização in vitro. Fama, fortuna e F***. Parece que ele não aguentou ver suas pacientes deitadas em sua maca, querendo ser fertilizadas e resolveu partir para o método tradicional. Infelizmente, para ele, as pacientes realmente queriam o método “pai desconhecido” e acabaram denunciando o médico tarado.
O número de denúncias passa de 60, vindas de três estados diferentes. Um verdadeiro nômade de povoamento.

Não vamos nos aprofundar na próxima ala, mas a saber: Nesta penitenciária de Tremembé ainda estão presos:

  • Joabe Severino da Silva e Luis Fernando Pereira – Do caso “latrocínio de Bragança Paulista”;
  • Marcos Valério Fernandes de Souza – Empresário que ficou internacionalmente conhecido no escândalo do “Mensalão”; (a confirmar)
  • Edemar Cid Moreira Ferreira – Ex-Banqueiro do escândalo “Banco Santos”;
  • Vicente Benedicto Viscome – Ex-Vereador de São Paulo do caso “Máfia dos Fiscais da Prefeitura de São Paulo“; (Lembra dele?)
  • João Carlos da Rocha Mattos – Ex-Juiz Federal do caso “Operação Anaconda”;
  • Igor Ferreira – Ex-Promotor, acusado de matar a esposa grávida, há 8 anos. Esse é o mais novo hóspede.

O site da Band fez uma matéria muito bacana sobre o presídio. A foto que ilustra a matéria mostra como o local é bonito. Destaque para a frase de Daniel Grandolfo, agente penitenciário: “Esse tipo de preso não pode ser misturado com presos comuns. Eles poderiam ser linchados e até mortos”. Coitados…

CNT_EXT_184355

UPDATE: O Carlão me avisou que saiu uma matéria da Revista Veja, ha pouco tempo, com a mesma temática. Ainda estou procurando o texto para linká-lo aqui O texto você ler clicando aqui, até como forma referência. Plágio, além de sacanagem, é crime. Garanto que não foi o caso, já que a matéria da Veja fala mais sobre o presídio em si do que dos presos, mas é justo e honesto avisar os leitores.

6 pensamentos sobre “O presídio das estrelas

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for O presídio das estrelas « Ideia Fix [ideiafix.wordpress.com] on Topsy.com

  2. Bom diante de tanta barbaridade cometidas por este capetas….eles deveriam esta trabalhando para poder comer, retirar do abençoado solo seu sustento, e não das costas dos trabalhadores deste Pais de terceiro mundo. Tinham que plantar, pegar na enchada, muito calos nas mãos, e por fim todos amarrados a bolas de ferro tipo uma tonelada,e apenas uma refeição por dia.
    ” JÁ QUE ISTO ESTA LONGE DE ACONTECER NO BRASIL PELO MENOS PRISÃO PERPÉTUA PARA HIDIONDOS.

  3. esses caras tem que morrer bando de filho da puta,vagabundos e pilantras de mãos cheia.esse alexandre tem que morrer ai na cadeia,tomara que os presos que tem vergonha na cara de uma surra bem dada nele,pois aqui na sua ele já tem a dele,pilantra por que não vem jogar um homem pela janela e não uma anjinha..
    sem comentarios brasil do caralho…bando de politicos que não fazem nada até pegarem suas mães e eles matarem más nem assim adianta..
    brasil um pais que vivo e que me envergonha!!!!!
    pois deus e fiel!

  4. oi ? o cazo nardone virou coqueluche pra impreza falada é escrita de todo o brasil,resultado otimo pelos jurados mas vcs esqueçeram dos irmãos esquartejados de ribeirão pires pelo pai é madrasta ,haaaaaa,talvez eram pobres a mãe no dia da morte dos filhos estava sendo despejada com 4 crianças onde a mais nova tinha 1 ano na época,jente vamos comentar mais sobre esses mostros ,a mãe dos meninos foi monitorizada 24 horas por uma aprezentadoura de tv pra dar audiençia pro programa dela ,pra dar ibope com a desgraça aleia,agora a mãe que aviam prometido mundos pe fundos mora fora de spcom depreção ,é sem condições pra contratar sequer um advogado pra ver os filhos serem ,vingados pelas lei,agora pergunto eu isso é serto ums com tanto ate promotor indo a missa a sim de rico pois numca vi um numa missa de pobre,infelismente tenho que lembrar um cantor filosofo, dizendo BRASIL,MOSTRE A SUA CARA.

    • É isso aí Vera Lucia. Falou com muita propriedade. Gostei bastante das expressões, principalmente dessa frase: “a mãe dos meninos foi monitorizada 24 horas por uma aprezentadoura de tv”. Impressionante né?

  5. gostaria de saber se já foi marcado,o julgamento de joão alechandre que esquartejou os filhos em ribeirão pires brigado,pois a mãe dos anjos esqueçido não sabe nada do prosseço pois esta sem addvogado muinto obrigado anteçipadamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s