Teleton 2009: Você Lembra?

Pouca gente sabe ou lembra que o Teleton Brasil tem 12 anos de exibição. Começou em 1998, com a mesma proposta dos Teletons da América Latina, tendo no Chile e no México seus maiores exemplos. Naquela época, não foi possível formar um pool de emissoras, ou seja, todas as redes de televisão importantes transmitirem o programa ao mesmo tempo, com as mesmas imagens. Minha memória diz que havia uma coluna no fim do palco, no lado direito de quem assiste, com os logos dos participantes: Globo, SBT, Bandeirantes (ainda com o vermelhinho), Record (com o dourado clássico) e, se não estiver enganado, Cultura e a saudosa Manchete.

Ironicamente, são raras as imagens desse pool, que acabou sendo formado em 1999. Vasculhei o Youtube e ainda recorri ao mago das pérolas e vídeos antigos da televisão brasileira, o Neto e nem ele tem. Talvez o SBT guarde essas imagens em algum canto, entre um Aqui Agora e um Programa do Ratinho.

O registro mais antigo que encontrei foi a abertura do Teleton 1998, com o discurso sempre cativante e motivador de Silvio Santos, que vocês tem a oportunidade de acompanhar agora:

Note que a meta, mais de 10 anos atrás, era 9 milhões de reais. Hoje a meta supera o dobro disso, sinal de que o Teleton firmou-se como compromisso sério e tem sua credibilidade atestada pelas maiores empresas do país e pelo povo brasileiro.

Também é curioso notar os problemas sociais enumerados por Silvio Santos. Infelizmente ainda não foram superados, prova de que caminhamos, contudo ainda temos uma longa estrada para percorrer.

Já que estamos falando de memória, selecionei alguns momentos clássicos e inusitados dos Teletons. Clique no título de cada um para assistir.

1 – O gol que valeu 1 milhão
Se você assistiu o vídeo acima até o fim, viu que Silvio Santos afirmou que quem ligasse doando, concorreria a 1 milhão de reais no Gol Show. E não é que aconteceu? A bola sai do canhão direto para o ângulo esquerdo do goleiro, que nada pôde fazer. A impressão é que nem ele acreditou. Curioso também é a reação da galera, ao fundo. Nem todo mundo percebeu aonde a bola tinha entrado. Boa Eliseu!

2- Hebe e Silvio na Dança do Siri
Em 2007, Hebe ofereceu para Daniela Mercury – a dona da cidade e do amor de Julieta e Romeu – 5 mil reais para que ela convencesse Silvio Santos a dançar uma dança angolana de nome impublicável, diga-se de passagem. O patrão topa e ainda faz Hebe dançar. Aliás, Silvio dança bem melhor que a Hebe, verdade seja dita.
Mas esse momento bizarramente antológico da televisão não poderia terminar sem as cornetas e os passinhos pros lados da Dança do Siri. Para completar, Silvão tirou uma casquinha da baiana. Nem o pessoal da bancada conseguiu ficar sério…

3 – Marília pêra e Leo Jaime sapateando (?)
Essa é imperdível. Claro, não pela competente Marília Pêra, que já sapateava em seus espetáculos Brasil afora, mas pela inusitada aparição de Léo Jaime, já com uma pancinha saliente. Obviamente ele não foi chamado por acaso e é surpreendente descobrir que no an0 de 2009 ele fazia parte da peça, a sugestiva Victor ou Victória. (Contribuição do Neto)

4 – O Selinho de Gil e Silvio
Foi no Teleton 2001 e, infelizmente, não achei registros em vídeo. O que fica para a posteridade é a foto do momento que foi, inclusive, argumento para Hebe Camargo conseguir também beijar o patrão. Ainda bem que é a Hebe, certo, dona Íris?

Silvio e Gil

UPTADE: Graças ao @lucasribeiroflr consegui organizar a ordem cronológica dos acontecimentos. O primeiro Teleton realizado no Brasil foi mesmo em 1998, apenas no SBT. Em 1999, aconteceu o pool, mas a transmissão foi gerada a partir dos estúdios da TV Cultura. O único vídeo que achamos foi o da fafá de Belém e Silvio Santos cantando a música tema do Teleton.
Em 2000, o show foi realizado no via Funchal e desse aí nem o Lucas tem imagens em breve eu posto as imagens aqui, fornecidas por ele… e o Lucas conseguiu de novo. A imagem abaixo é do palco e o telão mostra a parcial de arrecadação da época…

teleton00pl - Cópia

TELETON 2009: EU TAMBÉM ME MOVO.

3 pensamentos sobre “Teleton 2009: Você Lembra?

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for Teleton 2009: Você Lembra? « Ideia Fix [ideiafix.wordpress.com] on Topsy.com

  2. Pingback: Teleton 2009: Quanto você pode doar? « Ideia Fix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s