Rockfellers

“O bom gerenciamento consiste em mostrar às pessoas medianas como fazer o trabalho de pessoas superdotadas.”

“Sim, não… er… bom, é que.. então… separação de bens significa que a… (…) No que? Na… na… na separa… da separação de bens? Já, não… já… aliás, er.. eu… A mamãe quando casou com o papai, eles também tiveram assim um problema semelhante eee… no fim eles casaram assim, sem saparação de bens e estão se dando bem até hoje.

O que as frases acima tem em comum? Aparentemente nada, numa primeira lida. A primeira fala da administração de uma empresa, motivação, liderança e todas essas coisas inúteis. A segunda é bem mais informal e seu contexto é uma tentativa de golpe do baú. É, definitivamente elas não tem quase nada em comum. Eu disse QUASE.

As duas frases foram ditas por Rockfellers. Um de verdade e um de mentira. John D. Rockefeller – o magnata e Beto Rockfeller – o astuto.

O deles

A história do petróleo norte-americano (sim, eles tem petróleo) passa obrigatoriamente por Mr. Rockefeller. Ele abriu a primeira empresa petrolífera no país, sendo pioneiro também na área de filantropia. É descrito pela Wikipédia como “Eternamente o ser humano mais rico de todos os tempos.” Um empreendedor, no mais puro significado da palavra.

Sua história é bastante curiosa. É uma das poucas pessoas que conheço (como se eu conhecesse muitas, rá.) que comemorava o aniversário…. do primeiro emprego. Isso demonstra um apego evidente a atividade de trabalhador. Independentemente de qual fosse, ele gostava de botar a mão na massa, ou, em outras palavras, chupar cana e assoviar ao mesmo tempo.

Rockefeller era o verdadeiro Midas. Sua primeira empresa – uma armazén de retalhos – lhe rendou os primeiros lucros e dividendos. A época de guerra pode destruir muita coisa, mas ajuda a eregir impérios, como no caso do nosso amigo. Fornecendo víveres e roupas para os soldados que lutavam na Guerra Civil (isso aí… yankee versus yankee), ele enriqueceu consideravelmente.

A empresa de petróleo só veio consolidar o tato para negócios. A compra de empresas concorrentes que nasciam e as parcerias com companias de transporte ferroviário transformaram a Standard Oil Company não só lider de mercado, mas também  a detentora do monopólio. Chegaram a abraçar 90% das refinarias do país

Mesmo depois de desmembrada, por ordem judicial, as Empreas Rockfeller continuaram com muito poder e influência e isso permanece até hoje. Tanto é que sua fortuna PESSOAL é avaliada em nada mais, nada menos que 330 bilhões de dólares. Imagina ser o herdeiro de tudo isso?

O nosso

Já o nosso Rockfeller é bem mais simples, mas nem por isso menos pioneiro. Beto Rockfeller é um personagem criado pelo novelista Cassiano Gabus Mendes e brilhantemente interpretado por Luiz Gustavo (é… o Vavá do Sai de Baixo).

Essa novela é um divisor de águas na televisão brasileira. Antes dela, todas pareciam com dramalhões mexicanos, muito sérias, fomais, de gravatinha, terninho e chapéu de aba. Depois dela, os novelistas aprenderam que gírias e situações do cotidiano dão audiência. MUITA audiência.

Mas vamos falar do astro. Beto era sapateiro, mas nem por isso dexava de aproveitar tudo o que a vida tinha de bom a oferecer. Como era cara de pau, conseguia entrar de bicão nas fetas da alta sociedade. Sabia muito bem se fingir de rico, tentando inclusive um golpe do baú. Na cena abaixo, ele discute com o pai da noiva os termos do casamento.

Como todo mocinho que se preze, Beto tem seu dilema amoroso. Seu coração está dividido entre a rica Lu, sofisticada e rodeada de gente importante e grã-fina. Tudo o que Beto sempre almejou. Por outro lado, há a humilde Cida, moça simples do bairro onde mora. Não vou contar como termina, até porque eu não gaço a menor idéia.

A novela teve seu primeiro capítulo exibido em 4 de novembro de 1968 e só terminou mais de um ano depois, em 30 de novembro de 1969. Segundo a Wikipédia, foi a primeira novela a utilizar toamdas aéreas e a fazer merchandising (incolutário ou não), já que o protagonista sempre tomava um Engov após as festas. E, diga-se de passagem, não eram poucas.

2 pensamentos sobre “Rockfellers

  1. Pingback: Tweets that mention Rockfellers « Ideia Fix -- Topsy.com

  2. Pingback: Trackback

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s