Terra sem Lei

Tenho pensado nesse texto há muito tempo. Desde o momento que percebi que muitos usuários tratam a internet como terra sem lei. Assim como nos filmes de western, o bandidão chega na cidade e todos saem correndo, trancando suas casas, tapando suas janelas, escondendo seus cavalos. O Bandidão entra no saloom e o barman, de mão trêmula, serve um copo de mata-germe.

A internet é cada vez mais uma terra sem lei. Ou com leis muito confusas, díspares e injustas. Posso dar ene exmplos dissos, a começar por esse blog. Não posso postar uma crítica ao RBD que recebo vários comentários de gente semi-analfabeta, com certeza pagando hora na lan house, pedindo “respeita filha da puta“. Pera lá… Não tenho mais liberdade para dizer o que eu penso, dentro do meu blog? Não… não posso. A verdade é deles e eu tenho que ficar a minha, clado, amordaçado.

Do outro lado da moeda está a @camillabrito (sem link, porque não merece). Pelos rumores da noite de sábado, 12 de dezembro, a cidadã resolveu fazer sucesso usando o TwitCam, site que permite fazer transmissões ao vivo de imagens da webcam. Segundo consta a lenda, a menina – de idade ainda não identificada – decidiu que faria qualquer coisa que os usuários pedissem e, lógicmente, o pedido foi para que ela ficasse nua, peladinha como veio ao mundo, para qualquer um ver. Como eu não assisti o evento, não posso confirmar, contudo, uma imagem que vi e que já foi apagada dos servidores do TwitPic, denunciava que de burca ela não estava. Era possível ver um coração desenhado na nádega esquerda da garota (aliás, como ela conseguiu?).

Agora monte o sanduíche: Eu não posso dizer que o RBD canta em playback e seus fãs são histéricos, mas a garota acéfala pode rebolar em 140 caracteres? LoL

Veja… a menina fez o que fez como autopromoção. Deu certo? Sim, deu certo. Foram mais de 5 mil twitts em poucos minutos falando sobre ela. Mas a que preço? Nos comentários da Twitcam, cansei de ler referências às palavras vadia e outras de mais baixo calão. É isso que ela deseja? Sair na rua e ser reconheida como a garota que fez strip na webcam? E os pais? Como se sentem os pais dessa garota se, por acaso, abrirem o Twitter e perceberem que a adolescente em questão é a própria prole? É o famoso caso “Era uma vez uma menininha que ganhou um laptop, fez arte, o pai viu e a matou” (frase da @alinefassina)

O que me revolta, na verdade, é aquela injustiça que mencionei no segundo parágrafo. Virou moda processar blogueiros que ousam escrever sua opinião. Tanto faz se é um bar com cerveja quente, um médico grosso ou sei lá mais o que. Escreveu, leu, o pau comeu processou. Pessoas sérias acabam enjualadas e com as economias raspadas por ter que pagar indenizações.
Já os fãs exaltados, os hackers, as meninas que não dão valor ao próprio corpo, os analfabetos digitais que expõe fotos de armas e cigarros como se fossem troféus em seus álbuns do Orkut, os pedófilos, esses ficam soltos, serelepes, vagueando por cada canto da blogosfera, poluindo, denegrindo e, porque não, minando a credibilidade das redes sociais.

E não é esse o retrato da vida real?

Por essas e por outras sou contra a inclusão digital. O Governo tem que pensar num modo de educar as crianças e adolecentes a usar a internet de modo civilizado e não como animais, como é o caso. Enquanto isso não acontece, estamos fadados a lidar com espécies cada mais subhumanas de usuários.

8 pensamentos sobre “Terra sem Lei

  1. Como a própria tag do post diz isso é questão de respeito, com os outro e com si mesmo. Dá raiva pensar que um cara que escreve sua opinião pode ser processado enquando uma menina (acéfala como você disse) que fica se mostrando na internet ganha uma determinada ‘popularidade’, mesmo que popular, mesmo que sem motivo. Enfim, não vem ao caso. Mas é a diferença das consequências que incomoda tanto.

  2. A internet é um veículo de informação muita rápido. Isso fode, porque quem não acompanha, acaba perguntando como faz para fazer o Windows virar original (@carla_perez)
    Mas o problema é que, como você disse, o povo que não é tão ignorante ta se fudendo geral. (http://tinyurl.com/yg47mm4). E podes crer, impor leis na internet ia foder tudo.(http://tinyurl.com/ylh7hsy)

    Penso se um dia teremos de mudar nosso IP para fingir ser garotos arabes.

  3. Cara, concordo com tigo, Twiter Orkut podem tudo la todo mundo fala de tudo e mais um pouco, ja nos que temos blogs temos que pensar no que falar pra nao ser procesados e coisa e tal, mas cara porra existe tanta merda na internet vem querer processar, difamar, xingar que da suas opinioes sendo que esse é um dos direitos do homem?
    Meu blog inicialmente seria para postar minhas fanfics, mas desde o meu primeiro texto critico tenho pensando em tomar essa linha. O ideiafix é um dos melhores blogs que conheço e me entristece saber que é tao dificil assim ser respeitado por suas ideias, onde esta o respeito da nossa sociedade?
    A juventude parece cada vez mais perdida.

    • Realmente é complicado cara…. Fica um sentimento de injustiça. mas é tanta injustiça que fica até banalizado. Dizer “Fui injustiçado” é quase o mesmo que “To com fome”.

      Obrigado pelos elogios!

      PS: “O ideiafix é um dos melhores blogs que conheço” – Poxa cara… tá precisando conhecer mais blogs (risos!)! Veja aí ao lado, no “Absolutamente recomendado”… só tem fera.

      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s